Topo

Justus estreia simpaticão, mas tão engessado pelo texto quanto Britto

23.set.2015 - Justus anuncia uma novidade no reality: a cada semana, três peões terão que dormir na baia dos cavalos. "Sem regalias", avisou o apresentador, acrescentando que será o "maior perrengue" já enfrentado pelo elenco em todas as edições do programa - Reprodução / Record
23.set.2015 - Justus anuncia uma novidade no reality: a cada semana, três peões terão que dormir na baia dos cavalos. "Sem regalias", avisou o apresentador, acrescentando que será o "maior perrengue" já enfrentado pelo elenco em todas as edições do programa Imagem: Reprodução / Record

Mauricio Stycer

Crítico do UOL

24/09/2015 14h40

Diante de 15 candidatos que o público parece já ter visto em todas as outras edições, a grande novidade mesmo da “Fazenda 8” foi a estreia de Roberto Justus no papel ocupado por Britto Jr. desde o início do reality show da Record. 

 
É uma mudança significativa – de personalidade, estilos e visual. Sai um jornalista gente boa, mas tenso e atrapalhado. Entra um publicitário vaidoso, mas simpaticão, capaz de parecer amigo do peito de quem acabou de conhecer.
 
Uma coisa, porém, não mudou, ao menos na estreia. Aquele misto de frases feitas, clichês e excesso de didatismo que cansam o espectador habitual apareceram na voz de Justus da mesma forma como sempre foram ditos por Britto Jr. Coisas como “ninguém disse que ia ser fácil”, “é um jogo de reviravoltas”, “as surpesas apenas começaram”, entre outras bobagens.
 
De que adianta trocar o apresentador da “Fazenda” e o texto seguir igual? Este problema já havia aparecido na única experiência feita pela Record com outro apresentador, na “Fazenda de Verão”. Rodrigo Faro substituiu Britto, mas foi aprisionado pelo mesmo texto chato do programa.
 
Sobre o elenco, não há muito o que dizer. Os candidatos, como sempre, são ex-famosos em busca de uma segunda chance e quase famosos tentando ganhar notoriedade. Eles parecem preencher sempre as mesmas cotas – há cantores, modelos, um ex-jogador de futebol, uma ex-panicat etc. 
 
Por 12 semanas, é esse time que tem a obrigação de nos divertir. Espero que Justus consiga se livrar das amarras que engessam a “Fazenda” e encontre um jeito de proporcionar uma necessária virada neste reality.