Topo

Com ex-peões dizimados, Fazenda já pode se chamar "BBB Nova Chance"

Marcos conta sonho para Yuri e Monique - Reprodução/R7
Marcos conta sonho para Yuri e Monique Imagem: Reprodução/R7

Maurício Stycer

Colunista do UOL

21/11/2017 05h01

Ao recolocar “A Fazenda” no ar, depois de um ano de descanso, a Record teve a boa ideia de montar uma edição formada exclusivamente por quem já havia participado de algum reality show. A “nova chance” buscou alcançar a grande variedade de programas deste tipo na TV brasileira.

No dia 12 de setembro, quando abriu as suas portas, o reality contava com o seguinte time de ex:

“A Fazenda” (6): Adriana Bombom, Ana Paula Minerato, Dinei, Fábio Arruda, Nicole Bahls e Rita Cadillac.

“BBB” (5): Flávia Viana, Marcos Harter, Matheus Lisboa, Monique Amin e Yuri Fernandes.

“Power Couple” (2): Conrado e Marcelo Iê Iê.

“MasterChef” (1): Aritana.

“A Casa” (1): Monick Camargo.

“Aprendiz Celebridades” (1): Nahim.


Neste 21 de novembro, dez semanas depois, restam os seguintes participantes:

“A Fazenda” (1): Rita Cadillac.

“BBB” (5): Flávia Viana, Marcos Harter, Matheus Lisboa, Monique Amin e Yuri Fernandes.

“A Casa” (1): Monick Camargo.

Percebeu? Depois de 70 dias, todos os ex-BBBs seguem no jogo. O público, até o momento, parece estar dando uma nova chance especialmente a quem já participou do reality da Globo. Por quê? Arrisco algumas explicações:

Trata-se do programa mais popular no gênero. Logo, os seus ex-participantes são mais lembrados. Ser “ex-BBB” é uma marca para a vida toda. Para o bem ou para o mal.

Outra explicação possível: os ex-BBBs são jogadores mais bem treinados para este tipo de reality. As aventuras e trapaças que ocorrem na “casa mais vigiada do Brasil” ensinam como sobreviver neste tipo de ambiente pouco salubre.

E uma terceira razão pode estar na escolha dos rivais destes ex-BBBs. A Record vacilou muito na seleção do elenco. Vários candidatos, como Dinei, Fábio Arruda, Conrado e Nahim, entraram no programa apenas pelo cachê, sem a menor perspectiva de ganhar. E, pior, pediram para sair.

Enfim, qualquer que seja o resultado final desta “Fazenda”, já é possível dizer que, na verdade, foi uma espécie de “BBB – Nova Chance”.

A décima roça, formada na noite desta segunda (20), colocou na berlinda Monick Camargo, Marcos Harter e Monique Amin. Mesmo que um dos dois ex-BBBs termine eliminado na quinta-feira (23), o placar continuará muito favorável aos ex-participantes do reality da Globo.