Feminismo, sororidade e cancelamento

Acordem, homens! Um glossário para o BBB 20

Por Guilherme Machado

Feminismo, sororidade, cancelamento

Entenda o que significam os conceitos que vêm aparecendo nas conversas sobre "BBB 20" para não falar groselha.
Reprodução
@laurasalaberry

Sororidade

Felipe Prior perguntou o que significava o termo, e Manu Gavassi respondeu: "Você descobre lá fora". Sororidade diz respeito à união entre mulheres. A palavra expressa o apoio e o respeito mútuo feminino.
Reprodução / Instagram
@laurasalaberry

Machismo

O recém-eliminado Hadson tentou justificar que não era machista dizendo que "tinha mãe". Se uma coisa tivesse a ver com a outra não haveria machistas no mundo, não é mesmo? O machismo se refere a comportamentos em que homens são colocados em situação de superioridade, com mais direitos e privilégios, desprezando a ideia de que mulheres merecem o mesmo tratamento, os mesmos benefícios e a mesma liberdade.
Reprodução/Globoplay
@laurasalaberry

Feminismo

Apesar de hoje o feminismo ter ganhado muitas vertentes e ramificações, inclusive com um olhar voltado a questões raciais, o básico é a ideia de que homens e mulheres tenham os mesmos direitos. É a igualdade social, política e econômica entre os gêneros. “O feminismo não busca a supremacia da mulher, ele sempre buscou a igualdade. O feminismo não é o contrário de machismo. O machista está galgado no privilégio”, discursou Babu aos colegas homens da casa.
Divulgação/Victor Pollak/TV Globo

Empoderamento

As meninas do "BBB" têm demonstrado em diversas ocasiões que são empoderadas. O conceito se refere a mulheres que enfrentam desafios com confiança e força, em um movimento de consciência coletiva, de mulheres que conhecem seu valor, suas qualidades, seu poder e, portanto, se valorizam em situações pessoais e profissionais do dia a dia.
Arte / UOL

Racismo

Depois que os homens foram excluídos em uma festa do reality, Hadson afirmou que o que cometeram contra ele e seus colegas foi racismo. Marcela, então, rebateu: "Somos da mesma raça". Racismo de fato não tem nada a ver com o que aconteceu na festa. Trata-se de discriminação praticada contra pessoas motivada por questões relacionadas à raça ou à etnia de cada indivíduo.
Reprodução/GlobosatPlay

Boy lixo

Termo usado para definir homens que praticam atitudes machistas, agressivas, abusivas. É o famoso babaca. Na casa, por exemplo, Lucas e Petrix poderiam ser considerados boys lixo por terem armado um plano para arranhar a imagem de meninas comprometidas, usando uma estratégia de sedução. A frase de Marcela, de que a "autoestima de homem deveria encapsular e vender", é um bom exemplo sobre o ego de um boy lixo.
Reprodução/Globoplay
Publicado em 13 de fevereiro de 2020.
Edição: Débora Miranda e Osmar Portilho