Topo

Com acusação de pedofilia, "BBB" volta a encarar o mundo real

Ana Paula e Laércio, protagonistas da briga mais séria até o momento no "BBB16" - Reprodução/TV Globo
Ana Paula e Laércio, protagonistas da briga mais séria até o momento no "BBB16" Imagem: Reprodução/TV Globo

Mauricio Stycer

Crítico do UOL

01/02/2016 05h01

Como já ocorreu em outras edições, a vida real entrou sem bater na casa do “BBB16”. É sempre estranho quando, em meio ao entretenimento descompromissado, temas pesados como racismo, homofobia, abuso sexual e, agora, pedofilia viram assunto do reality show.

A Globo sempre adota uma posição ambivalente nestes casos. Com medo de perder o controle de situações com potencial explosivo, a direção do programa não gosta de ver estes assuntos sérios ocuparem espaço da edição. 
 
Por outro lado, é nessas horas que o reality mostra ser mais que uma diversão boba – ele às vezes também reflete problemas e distorções do mundo real. 
 
É preciso reconhecer que desta vez Mr. Edição cuidou de explicar, com didatismo, tanto no programa de sábado (30) quando no deste domingo (31), tudo que aconteceu. Bial abriu a mais recente edição falando que a casa vive uma “escalada de tensão”. 
 
A razão, a esta altura todos já sabem, é um conflito entre Ana Paula e Laércio que degenerou em briga, gritaria e acusações graves.
 
Com base no que o tatuador uma vez lhe disse, sobre namorar mulheres “novinhas”  e se relacionar com menores de idade, a jornalista o acusou de ser “pedófilo” e, ao vê-lo dormindo de cueca, o chamou de “velho nojento e fedido”.  
 
São acusações duras e ofensivas e não há como esclarecê-las dentro da casa do “BBB”. Como ocorre com frequência cada vez maior, nas redes sociais, as ofensas dirigidas a Laércio são ainda mais pesadas e irresponsáveis. Anônimos ou não têm escrito coisas horrorosas sobre o candidato, como se o conhecessem intimamente.
 
Há também questões morais envolvidas – Laércio tem 54 anos e se vangloriou, na conversa com Ana Paula, de ser procurado por mulheres muito mais jovens que ele. Além disso, tem uma aparência pouco convencional – pinta a barba de azul, é tatuado e anda sem camisa pela casa.
 
Ana Paula tem 34 anos, é jornalista, mas não trabalha. "Sei que não sou inútil. Acho que não me encontrei profissionalmente. Trabalhar para falar para os outros que trabalho é a mesma coisa que casar pra mostrar que casou", ela disse antes de entrar no programa.
 
O conflito entre os dois terá uma primeira solução na terça-feira. Ambos estão no paredão e um deles sairá do programa. Tenho a impressão, porém, que este assunto ainda terá repercussão mesmo depois da eliminação.