Topo

Globo descarta relação entre vazamento de votos e mudança de regra no "BBB"

Estudante divulgou no Twitter que Daniel seria eliminado, antes do anúncio oficial na Globo - Reprodução/ TV Globo
Estudante divulgou no Twitter que Daniel seria eliminado, antes do anúncio oficial na Globo Imagem: Reprodução/ TV Globo

Do UOL, em São Paulo

18/02/2016 19h39

A Globo diz que não há relação entre a mudança de contagem de votos do “BBB” e a brecha no sistema de internet da emissora exposta por um internauta que divulgou os resultados dos três últimos paredões do reality show no Twitter, antes que eles fossem comunicados oficialmente pelo apresentador Pedro Bial.

A brecha foi confirmada nesta quinta-feira pela emissora à “Folha de S. Paulo”, dois dias após a Globo anunciar a mudança nas votações do “BBB” – a primeira em 15 anos. Em entrevista ao jornal, o estudante que divulgou os dados afirmou que seu acesso foi relativamente simples: “Qualquer pessoa que entenda um pouco de desenvolvimento web consegue pegar esses resultados”.

Em comunicado enviado ao UOL, a Globo afirmou que “não existe ligação entre os fatos”, referindo-se ao vazamentos dos dados e a mudança na votação. A Globo ainda ressaltou que “a segurança da Globo.com monitora e evolui constantemente os nossos sistemas para evitar problemas”.

Questionada sobre os motivos da mudança na votação, que passará a ser contabilizada regionalmente, a emissora afirmou: “Com o voto regional, garantiremos uma maior representatividade de cada região brasileira. É uma maneira de valorizarmos as regiões e de conhecer como vota o Brasil. Além disso, mudanças na dinâmica do jogo fazem parte da essência do BBB – desde a estreia, não há uma única edição com o formato idêntico ao da edição anterior”.

Entenda a mudança na votação
A partir de domingo, os votos recebidos pela internet serão agrupados e contabilizados por região do país – Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

O candidato que obtiver a maioria simples de voto em cada região ganha 1 ponto. E mais 1 ponto virá da maioria dos votos por telefone e SMS somados. Dessa forma, serão 6 pontos no total: 5 por região geográfica, e 1 por SMS e telefone. É eliminado o candidato com mais pontos. Só no caso de empate é que o brother com mais votos absolutos será eliminado.