Topo

Público do UOL preferia que Ana Paula fosse eliminada no quarto paredão

Público do UOL não acertou o resultado do quarto paredão do "BBB16", que eliminou Juliana - Reprodução/TV Globo
Público do UOL não acertou o resultado do quarto paredão do "BBB16", que eliminou Juliana Imagem: Reprodução/TV Globo

do UOL, em São Paulo

23/02/2016 23h18

Para o público que votou na enquete do UOL, promovida entre domingo (21) e terça-feira, o quarto paredão do "BBB16" deveria ter eliminado Ana Paula, não Juliana.

Na votação do UOL, que não tem valor de amostragem científica e também não interfere no andamento do programa, Ana Paula aparecia com 57% da preferência dos internautas. Foram contabilizados 1.110.893 votos na enquete.

No entanto, o resultado oficial da TV Globo apontou que Juliana foi a mais votada em todas as regiões do país, e por isso acabou sendo eliminada da competição. A dançarina recebeu 64% dos votos na região Norte, 61% no Nordeste, 64% no Centro-Oeste, 60% no Sudeste e 56% no Sul. Os votos enviados por telefone e SMS somaram 59% dos votos e acrescentaram mais um ponto para a paulista.
 
Segundo informou Pedro Bial, o paredão de Ana Paula e Juliana foi o que recebeu o maior número de votos até agora.  Ao todo, foram computados 103.255.946 votos.

Entenda a mudança na votação

Os votos recebidos pela internet são agrupados e contabilizados por região do país – Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

O candidato que obtiver a maioria simples de voto em cada região ganha 1 ponto. E mais 1 ponto virá da maioria dos votos por telefone e SMS somados. Dessa forma, são 6 pontos no total: 5 por região geográfica, e 1 por SMS e telefone. É eliminado o candidato com mais pontos. Só no caso de empate é que o brother com mais votos absolutos é eliminado.

Questionada sobre os motivos da mudança na votação, a emissora afirmou: "Com o voto regional, garantiremos uma maior representatividade de cada região brasileira. É uma maneira de valorizarmos as regiões e de conhecer como vota o Brasil. Além disso, mudanças na dinâmica do jogo fazem parte da essência do BBB – desde a estreia, não há uma única edição com o formato idêntico ao da edição anterior".

5ª semana tem nudes e duelo de rivais no paredão

BOL