Topo

Erva daninha, mudinha, bola de feno: as plantas do "BBB18"

Especial para o UOL

15/02/2018 05h00

Vamos partir do princípio que erva daninha é planta, mas faz mal à vegetação. Ou seja, faz alguma coisa. Também tem as mudinhas, são discretas e ajudam a natureza de algum modo. Ainda que o bem que ela faz, não propriamente a faça sofrer algum destaque. Certo? Pois bem, nunca pensei que voltaria a falar de vegetação depois da 6ª série, mas partindo daí a gente tem os tipos de plantas desse "BBB". Diferente da forma simplória que Leifert propôs, eu faço uma leitura mais detalhista e bem menos isentona. Vem ver.

Montagem Diva 1 - Montagem - Montagem
Imagem: Montagem

Vou inicialmente excluir da qualidade de planta parte dos jogadores que bem ou mal fazem um jogo mais aberto e destacado. A meu ver são eles a Família Lima, Kaysar, Lucas, Mahmoud, Paula e (talvez) Viegas. Estes estão longe de serem plantas na casa. Não falei que fazem necessariamente um bom jogo ou que tenham minha torcida, mas que seja o jogo que fizerem, os dão destaque na casa, de modo que, se a edição esquecer deles completamente, não tem edição.

Montagem Diva 2 - Montagem - Montagem
Imagem: Montagem

Vamos aos tipos de planta:

Breno ainda não saiu do modus operandi Colônia de Férias / Programação da MTV. Sua preocupação maior ali não é nem a comida e nem o prêmio, e sim pegar alguém. A gente pensa que essa é uma preocupação exclusiva da adolescência, só que não. A atual investida de Breno é em Paula, que só consegue conversar com ele durante as festas, porque o álcool tem aquela poção mágica que nos faz aturar as pessoas. Não sei nem se o Breno é de fato uma planta, pois plantas, como eu disse, tem algum efeito na natureza. Acho que ele está mais para uma bola de feno, quase que não serve nem para fazer peso na Terra.

Montagem Diva 3 - Montagem - Montagem
Imagem: Montagem

Caruso está mais para aquela plantinha seca no meio da vegetação. Não serve pra nada, não atrapalha efetivamente em nada, mas deixa a aparência da coisa prejudicada. Haja Rivotril para aguentar conviver 24 horas por dia com alguém que vive com uma carranca fechada, se sente o senhor da razão, e ainda gosta de filosofar entre os discursos. Nossa... Dá desgosto de ver. A edição, quando lembra dele, me faz ter vontade de ir lavar pano de chão, na mão e com uma escovinha.

Montagem Diva 4 - Montagem - Montagem
Imagem: Montagem

Diego apareceu no jogo quando Ana Paula precisou dele para arquitetar seus planos fadados ao fracasso. A bruxa saiu, mas deixou discípulos, né? Quero ver se o Diego vai sair do modo planta e existir mais no jogo, se vai conseguir pensar com a própria cabeça e deixar de parecer aquela samambaia no canto, que ocupa o espaço de algo útil.

Montagem Diva 5 - Montagem - Montagem
Imagem: Montagem

Gleici é meiga, mas também é nervosinha quando precisa. Parece aquelas plantinhas que quando a gente vê é bonitinha, mas bota a mão e começa a arder tudo. Ela não tem um jogo ruim, não incomoda nem problematiza em nada (uma pena). O único problema é que se por um acaso ela sumir, eu só vou dar por falta daqui umas três semanas.

Montagem Diva 6 - Montagem - Montagem
Imagem: Montagem

Jéssica parece mais caule de flor. Ela só aparece, porque a flor aparece. Seu destaque maior na casa foi por conta de terceiros. As investidas bipolares (quer, mas não quer) de Lucas é que fizeram ela existir pra gente, até porque, gostamos é de polêmica. Ela já foi bastante votada e nas provas tem suas utilidades, mas a diferença dela para um robô ou o boneco Sinforoso do Chapolin, não sei.... Definitivamente parece que, por si só, ela não aparece.

Montagem Diva 7 - Montagem - Montagem
Imagem: Montagem

O que é a Nayara? Não sei se ela está querendo ganhar o "BBB" ou a faixa presidencial. Todos seus discursos são politizados, acho que até para trocar o rolo de papel do banheiro ela faz uma análise crítica. Só que quando o assunto é jogo, ela inexiste, até começar a problematizar com algo. A impressão que dá é que está sempre com prisão de ventre, por causa das caras e bocas de quem tá incomodada. Activia, fica a deixa para vocês patrocinarem. 

Montagem Diva 8 - Montagem - Montagem
Imagem: Montagem

Patrícia é da mesma espécie do Diego. Veio à existência no jogo quando Ana Paula a tomou por aliada, o que a deixou em péssima situação aqui fora. Mas ela tem a sorte de ter a simpatia do Kaysar. Talvez seja assim que possamos começar a ver uma outra Patrícia ao longo da edição. Por enquanto, ela por si só ali, tá muito mal acompanhada.

Montagem Diva 9 - Montagem - Montagem
Imagem: Montagem

Wagner é outro inerte ali. Teve sorte no jogo e conquistou imunidades, mas imunidade pra quê? Alguém se lembra dele na hora de votar? O cara é só mais um zero no meio de infinitos zeros após a vírgula. A propósito, espero que a Gleici não se junte com ele no programa. Carência tem limite e um chuveirinho é mais dinâmico.

Montagem Diva 10 - Montagem - Montagem
Imagem: Montagem

Ainda bem que aquilo ali é um jogo e talvez, pensando nisso, a postura de alguns mude e eu passe a “bebereis” de águas que disse que nunca bebereis. Vamos ver...

Depois dessa análise, eu quero saber quem, para você, vai chegar no terceiro lugar assim, sem fazer nada, só passando despercebido pela edição e pelos participantes? Comenta como se não houvesse trabalho para fazer.

XoXos da Diva