Topo

Com medo, Globo faz "Telecurso BBB" e explica carinho de pai em filha

Ayrton volta a se deitar com a filha e o sobrinho no "BBB18" - Reprodução/Gshow
Ayrton volta a se deitar com a filha e o sobrinho no "BBB18" Imagem: Reprodução/Gshow

Colunista do UOL

25/01/2018 00h43

Por 17 edições, o diretor Boninho colocou “fogo no parquinho” e se divertiu com as confusões e mal-entendidos entre participantes do “BBB”. Mas alguma coisa mudou depois que um participante foi expulso acusado de assédio. Bastou a exibição de uma cena de excesso de intimidade entre pai e filha no “BBB18” para o alerta acender.

Nesta quarta-feira (24), o apresentador Tiago Leifert reuniu os quatro integrantes da família Lima para explicar ao público o significado de um beijo na boca de Ayrton em Ana Clara e uma cena em que o pai deitou em cima da filha.

Em tom de “Telecurso BBB”, Leifert se dirigiu ao público e disse: “Algumas imagens da relação deles causaram reações diferentes. Tem gente que acha eles muito carinhosos, tem gente que acha que eles passam do ponto. Tem gente que acha normal, tem gente que acha que tem excesso de intimidade ali. Que tal a gente conversar sobre isso tudo com a própria família? Vamos, então, conhecer melhor a família Lima”.

Leifert explicou que Ayrton, normalmente abstêmio, exagerou na bebida na primeira festa e ficou “grudento”. Ana Clara entendeu a deixa e acrescentou: “Meu pai é grudento normalmente. Ele é assim. Mas ele não bebe. Gosta de beber refrigerante. Mas ele desgraçou de beber aqui. Tava uma ventania. Ele tava meio assim, caindo, tropeçando, e é abraço e é beijo. Ele exagera.”

Dirigindo-se a Eva, mulher de Ayrton, Leifert seguiu com o Telecurso: “Uma coisa que a gente aprendeu esses dias é que o negócio do selinho entre familiares não é tão comum aqui fora quanto a gente achava que era. Muitas pessoas acham estranho o selinho. Como é o selinho pra vocês?”

E ela respondeu: “Na minha família, na casa da minha mãe, não era comum. Mas na casa do Ayrton, sim. E eu aprendi que é um ato de carinho. Isso não tem maldade nenhuma. Todos dão selinho na família. Espero que quem tenha visto isso não tenha interpretado de uma forma negativa. É como falar eu te amo.”

Ayrton acrescentou: “Beijo minhas sobrinhas na boca, beijo meus sobrinhos na boca. É  um gesto de carinho, de muito amor. Não tem maldade nenhuma. Na minha família sempre aconteceu e é normal. É muito amor”.

Leifert concluiu a lição: “Nem todo mundo entende do mesmo jeito. É isso que a gente aqui fora está aprendendo também. Não estamos falando que é certo ou errado. A gente tá aqui pra conviver com as diferenças, para entender as diferenças e conversar sobre elas.”

“Que entendam que tem muito amor por trás, muito respeito. Se alguém viu isso como negativo, é bom repensar”, acrescentou Eva.

“É importante dizer que esta família representa a família Lima. Representa só essa família. As famílias brasileiras são muitas e são diferentes e essa que tá no jogo é a deles, do jeito deles”, ensinou o professor Leifert.

Esta intervenção inédita no jogo, passando informações externas aos participantes, no esforço de acalmar o público e orientar alguns deles, mostra que o “BBB” e a Globo estão com muito medo da repercussão do programa. Vai ser curioso observar como um reality que se consagrou pelo “vale-tudo” vai se comportar com estas novas preocupações.