Topo

Record recorre a neuropsicóloga para defender “Pica Pau” e atacar diretor da Xuxa

Mauricio Stycer

02/12/2012 22h38

Por dez minutos neste domingo a Record esmiuçou o episódio em que o diretor do "TV Xuxa", Mario Meirelles, chamou os espectadores do desenho "Pica Pau" de "retardados".

Como já ocorreu em outras ocasiões, o programa "Domingo Espetacular" foi o escolhido para o ataque. Até uma neuropsicóloga infantil foi chamada para defender o desenho animado, alvo dos comentários mal-humorados de Meirelles no Twitter. "Pica Pau estimula a imaginação e o raciocínio", ela ensinou.

A confusão ocorreu no sábado, 24 de novembro. "Atenção, retardados que estão assistindo Pica-Pau. Começou #TVxuxa", escreveu o diretor em sua conta no Twitter.  No dia seguinte, pediu desculpas pelas declarações, mas não acalmou os críticos.

A Globo, por sua vez, não o defendeu: "A publicação é uma opinião pessoal do diretor, que não reflete inclusive a nossa crença na capacidade de escolha do telespectador."  Neste domingo, a página de Meirelles no Twitter era dada como inexistente

Em seu ataque, a Record citou um texto que escrevi sobre o assunto, publicado este domingo na "Folha". Intitulado Xuxa promovendo cultura, pode ser lido aqui.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.