Topo

Ana Maria Braga é mestra na arte de prolongar o “Mais Você” fora da TV

Mauricio Stycer

10/08/2015 15h29

AnaMariaBragaCebola

Muito antes de as redes sociais ganharem importância, Ana Maria Braga já sabia que a sobrevivência de um programa de televisão está ligada à capacidade que tem de repercutir fora da tela.

O colar de cebolas que usou no programa desta segunda-feira (10), como forma, segundo ela, de chamar a atenção para a alta do preço do produto, é mais um exemplo, entre centenas, deste seu talento de prolongar o "Mais Você" depois que ele termina. A AnaMariaBragaTomatesbrincadeira, neste caso, nem foi original, uma vez que Ana Maria já havia usado, dois anos atrás, pelo mesmo motivo, um colar de tomates na TV.

Os inúmeros "micos" que já pagou, as situações chatas que provocou, as brincadeiras de mau gosto que vez por outro fez com convidados, tudo isso ajuda a manter o seu matinal na boca do espectador.

É óbvio que não basta causar confusão para fazer sucesso. O "Mais Você", na sua mistura de prestação de serviços, gracinhas e lições de culinária, oferece um conteúdo dirigido a um público-alvo bem definido.

Some-se a isso o carisma de Ana Maria e a bizarrice, aceita como natural, de um papagaio falante como assistente da apresentadora, e temos um programa de sucesso, que vai fazer 16 anos na Globo.

Abaixo, trecho de uma entrevista de Ana Maria a Amaury Jr., em 2014, na qual eles abordam o tema dos "micos" exibidos na TV:

Ana Maria Braga relembra maiores micos na TV

O blog está no Twitter e no Facebook.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.