Topo

De alto nível, elenco de Velho Chico exibiu coesão de uma companhia teatral

Mauricio Stycer

28/09/2016 07h01

"Velho Chico" talvez seja a novela com elenco mais enxuto exibida em muitos anos. Com menos de 30 atores em papéis fixos, a trama de Benedito Ruy Barbosa ofereceu chances quase iguais para atores consagrados ou para novatos e menos experientes.

"O grupo todo é comprometido como se fosse uma companhia de teatro. Não há diferença entre o mais experiente e o menos, o que importa é a experiência humana por onde todos passam", diz Luiz Fernando Carvalho, diretor da novela.

A imagem de uma companhia de teatro faz sentido para quem acompanha o trabalho de Carvalho. "A preparação não termina nunca! A cada mudança do personagem, corresponde a muitas conversas e ensaios sobre o encaminhamento das cenas, muito trabalho sobre as dúvidas de cada um", diz.

velhochicoluziasantoIsso ajuda a entender como figuras com pouca ou nenhuma experiência em interpretação, como Lucy Alves (Luzia), por exemplo, conseguiram atuar em condições de igualdade com atores de alto nível, como Domingos Montagner (Santo), Irandhir Santos (Bento) e Dira Paes (Beatriz).

O mesmo vale para atores em papéis menores, como Gésio Amadeu (Chico Criatura), Suely Bispo (Doninha), Mariene de Castro (Dalva), Batoré (Queiroz), Luci Pereira (Ceci) e Lucas Veloso (Lucas). A cada entrada em cena é como se estivessem tendo a chance de fazer um número solo no palco – e raramente decepcionaram.

velhochicoiolandaafranioterezaComo fez em "Meu Pedacinho de Chão", Carvalho tirou algumas estrelas da "zona de conforto" e as obrigou a se desdobrarem em "Velho Chico". É o caso do próprio Antonio Fagundes, que vinha se repetindo em várias novelas e criou um coronel Saruê sensacional. Ou de Marcos Palmeira (Cícero), Christiane Torloni (Iolanda) e Marcelo Serrado (Carlos Eduardo), que criaram tipos difíceis e com muitas nuanças.

velhochicosantorocarvalho2Na primeira fase, o mesmo se aplica a Rodrigo Santoro (Afrânio), talvez em seu melhor papel em muitos anos.

O cuidado com a preparação também explica por que alguns bons atores, mal aproveitados em outros papéis, tiveram a oportunidade de brilhar tanto em "Velho Chico – Selma Egrei (Encarnação) é o melhor exemplo. Umberto Magnani (Romão) foi outro que parecia muito feliz em cena. Também ajuda a entender a evolução ao longo da novela de alguns atores, em especial Camila Pitanga (Tereza), que demorou um pouco a entregar o que se esperava dela.

velhochicoiolandaNa primeira fase, essa capacidade do diretor de explorar o talento escondido ou ignorado de jovens atores chamou a atenção. Carol Castro (Iolanda), Julia Dalavia (Tereza), Renato Goes (Santo), Barbara Reis (Doninha) deram show em cena.

Não poderia deixar de mencionar outras atuações de alto nível oferecidas por grandes atores, como Chico Diaz (Belmiro), Rodrigo Lombardi (capitão Rosa), Julio Machado (Clemente), Eulália (Fabiula Nascimento) e Carlos Vereza (Benício). Em resumo, um time para não esquecer.

Veja também
Montagner: pinta de galã, postura de herói, mas talento para fugir do óbvio
"Cadê a peruca? Ninguém lembra mais", diz diretor sobre atuação de Fagundes
Inspiração para Luzia veio de memórias de mulheres valentes, diz Lucy Alves

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.