Topo

Ao contrário de Glória Pires, Dira Paes é capaz de opinar sobre o Oscar

Mauricio Stycer

05/03/2018 02h56


Desde a morte de José Wilker (1944-2014), a Globo procura um nome de seu elenco de artistas para comentar a cerimônia do Oscar. Nos últimos três anos, foram testados Lázaro Ramos, Glória Pires e Miguel Falabella. O primeiro não empolgou, a segunda deu um vexame histórico e o terceiro foi prejudicado pelo fato de a emissora, em 2017, não ter exibido o programa no domingo, por causa do Carnaval, deixando para mostrar um compacto na tarde do dia seguinte.

Dira Paes foi a quarta tentativa em quatro anos – e, na minha opinião, a que se saiu melhor. Em companhia de Maria Beltrão e Artur Xexéo, a atriz encontrou um tom adequado para este tipo de programa, nem deslumbrada nem omissa.

Diferentemente de Glória Pires, Dira fez o dever de casa e se mostrou capaz de opinar sobre a maioria dos filmes que disputavam os prêmios. Além de opiniões, também tinha informações. Observou, no momento certo, que há uma música cantada por Carmem Miranda na trilha de "A Forma da Água". Também lembrou que o prêmio de roteiro adaptado para o filme "Me Chame pelo seu Nome" contempla um brasileiro, o produtor do filme Rodrigo Teixeira.

E não perdeu a chance de fazer um comentário político, após ouvir Guillermo del Toro agradecer o Oscar por "A Forma da Água". Falou da alegria de "ver o México dando uma resposta cultural à construção deste muro" – uma referência aos planos do presidente dos EUA, Donald Trump, para a fronteira com o México.

Não sei se a Globo pretende continuar com este rodízio de atores de seu elenco a cada ano, mas Dira Paes não fez feio na difícil tarefa de substituir o cinéfilo José Wilker.

Em tempo: a se lamentar, como sempre, a opção da emissora de não exibir um bom pedaço da cerimônia, priorizando a apresentação do "Fantástico" e do "BBB18".

Veja também
Academia anuncia vencedores do Oscar 2018; veja a lista
A vergonha da noite: Gloria Pires comenta o Oscar sem ter visto os filmes

Comentários são sempre muito bem-vindos, mas o autor do blog publica apenas os que dizem respeito aos assuntos tratados nos textos.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.