Topo

Detetive Vê TV: Imagem aérea “entrega” erro de época em “A Dona do Pedaço”

Mauricio Stycer

27/05/2019 17h23

Ambientada no final dos anos 1990, a primeira fase de "A Dona do Pedaço" termina nesta segunda-feira (27). No meio do capítulo, a trama avançará para os dias atuais.

Uma cena rápida exibida no capítulo de sábado (25) chamou a atenção do espectador Gabriel Nascimento. A câmera mostrou, inicialmente, Maria da Paz (Juliana Paes) chegando para vender bolos na praça Charles Miller, diante do Pacaembu. Em seguida, uma tomada aérea mostrou a vista ao fundo e ao alto do estádio, o que inclui a avenida Doutor Arnaldo.

Apesar do tom esmaecido da cena sugerir que se tratava de uma imagem antiga, o "detetive" percebeu um pequeno erro. No canto direito da imagem apareceu, com destaque, o prédio do Instituto do Câncer de São Paulo Octavio Frias de Oliveira. O problema é que o hospital foi inaugurado em maio de 2008 – cerca de dez anos depois do tempo em que se passou a cena.

Um errinho de nada, mas que poderia ter sido evitado com efeitos de edição. Agradeço ao Gabriel, que me chamou a atenção para a curiosidade.

Adendo: Muitos leitores escreveram observando que a estrutura do prédio citado neste texto já existia na década de 1990. De fato, a obra foi iniciada e interrompida. O prédio pronto, tal como exibido na novela, não existia na época.

Veja também
"A Dona do Pedaço" exaltou a temática BBB (bala, boi e Bíblia) na 1ª fase

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.