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Em livro, agente de atores ensina como gerir a imagem e ser influenciador

Mauricio Stycer

26/08/2019 10h42

Pedro Tourinho, gestor da carreira e da imagem de uma série de artistas (foto: Pedro Dimitrow)

"Influenciar não é ocupação principal, mas sim a consequência do que alguém tem para oferecer e da maneira como posiciona a sua imagem em público", ensina Pedro Tourinho, um dos sócios da MAP Brasil, agência que cuida da carreira de dezenas de atores, músicos e celebridades da internet.

No livro "Eu, Eu Mesmo e Minha Selfie" (Portofolio Penguin, 156 págs., R$ 49,90), recém-lançado, Tourinho condensa ensinamentos que acumulou ao longo dos anos como gestor da imagem e da carreira de figuras famosas ou que ambicionavam a fama. A lista de clientes inclui, entre muitos outros, Anitta, Dilsinho, Regina Casé, Marco Pigossi, Kondzilla e Gabriela Pugliesi.

Não espere fofocas e indiscrições. O agente evita falar dos clientes, conta histórias sem mencionar nomes e dá exemplos genéricos sobre situações que afetam a vida dos famosos na internet.

São lições sobre como construir a própria imagem, evitar erros e corrigi-los, quando necessário. "Cada um é seu próprio Jornal Nacional", diz Tourinho, enfatizando a ideia de que hoje todos têm as ferramentas necessárias para divulgar a imagem que quiserem de si mesmos.

"Todo mundo é um veículo de comunicação, uma fonte e um canal de informação (real ou falsa), um editor de conteúdo, um redator e relações-públicas de si mesmo", afirma. Por isso, o profissional diz: "Esqueça o papo de que 'eles entenderam errado'; não existe entender errado, existe não se comunicar de forma certa. Se alguém não entender o que você disse, a culpa é sua".

Entre outras lições, Tourinho bate na tecla de que "nunca, em nenhuma hipótese, podemos mentir em público". Segundo ele, "a mentira revelada é a bala de prata na reputação dos homens que se importam com isso"

Resumo abaixo, algumas das "lições fundamentais para influenciadores" que o autor ensina no livro:

1. Defina um propósito prático. Onde você quer chegar de verdade. "Uma pessoa interessante é uma pessoa que sabe quem é, aonde quer chegar e como vai chegar".

2. Conteúdo e embasamento. Em outras palavras, é preciso dominar o assunto que você vai explorar. "Estude e aprofunde-se nos assuntos que lhe interessam".

3. "Construa sua imagem pública dividindo suas descobertas e seu conhecimento".

4. "Procure nunca mentir para os seus seguidores O que não significa que você deve ser um livro aberto. Todos temos segredos, e as redes sociais e a internet não são espaços para despejarmos nossa vida inteira".

5. "É permitido se contradizer. Todos se contradizem na vida, todos mudam de ideia. As pessoas não devem ter medo de assumir as suas transformações".

6. "Pense antes de postar. Evite cair na armadilha do excesso".

"Eu, Eu Mesmo e Minha Selfie" vai ter lançamento nesta terça-feira (27), às 19h, na Livraria da Vila (alameda Lorena, 1.731, São Paulo).

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Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.