Topo

Disputa nos bastidores antecipou a decisão de reprisar “Avenida Brasil”

Mauricio Stycer

08/10/2019 05h01

Ritinha (Mel Maia) e Carminha (Adriana Esteves) em cena do primeiro capítulo de "Avenida Brasil"

Em meados de agosto, um mês antes de a Globo anunciar que "Avenida Brasil" seria reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, a equipe que estava trabalhando no projeto do "Se Joga" foi informada de algo diferente.

Segundo a diretora do programa de variedades, Daniela Gleiser, avisou à equipe, o plano da emissora era fazer uma tripla estreia no mesmo dia com o "Se Joga", "Éramos Seis", a nova novela das 18h, e "Êta Mundo Bom", a trama escolhida para a sessão de reprises.

Era natural que uma informação destas, transmitida a um grupo de pessoas, tenha se espalhado. Em 16 de agosto, após ouvir rumores a respeito, consultei a Globo sobre a escolha de "Êta Mundo Bom", mas a emissora negou. Em resposta, naquela data, ouvi que a novela de Walcyr Carrasco era "uma das opções", mas que o assunto ainda não estava decidido. Nada publiquei, então.

Quase um mês depois, no dia 13 de setembro, segundo "O Globo", Sérgio Guizé gravou chamadas, ao lado do burro Policarpo, promovendo a estreia de "Êta Mundo Bom" no Vale a Pena Ver de Novo. Ou seja, segundo o relato do jornal, a escolha havia sido sacramentada.

Esta chamada, porém, nunca foi ao ar. Precipitação? Pressão?

O fato é que dois dias depois, a Globo informou oficialmente que "Avenida Brasil" foi escolhida para ocupar a sessão de reprises. E no dia 24 de setembro, a emissora comunicou que a novela voltaria ao ar em 7 de outubro, uma semana depois das estreias de "Se Joga" e "Éramos Seis".

A definição do título ("Êta Mundo Bom" ou "Avenida Brasil") colocou em campos opostos dois executivos da Globo. A favor da trama de Carrasco, estava Silvio de Abreu, diretor de Teledramaturgia. Em defesa da novela de João Emanuel Carneiro, entre outros, se posicionou Ricardo Waddington, que dirigiu o núcleo responsável pelo folhetim em 2012 e hoje é diretor de Produção da Globo.

A escolha do título do Vale a Pena Ver de Novo é uma responsabilidade da área de Programação, dirigida por Amauri Soares. Depois de muita hesitação, entendeu-se que "Avenida Brasil" seria neste momento uma arma mais poderosa do que "Êta Mundo Bom". Os dados de audiência da estreia indicam que houve acerto na decisão.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.