Topo

Especial 60 Anos de Telenovela - Os Vilões

Nilson Xavier

20/12/2011 06h00

Tão importantes quanto os heróis e mocinhas, são os vilões das telenovelas. Na maioria das vezes, são o combustível da história, os responsáveis pelo andamento das tramas, já que, frequentemente, são os vilões que geram os conflitos.

Nestes 60 anos de telenovelas, eles já se apresentaram de todas as formas, desde os mais maniqueístas, aos mais humanos, disfarçados de anjos, ou de cara limpa. Mas nunca sem provocar todo o tipo de sentimento entre os telespectadores, da raiva ao amor.

Odete Roitman, Nazaré Tedesco, Flora, Cândido Alegria, Chica Newman, Perpétua, Ravengar, Leôncio, Violante Cabral, Bia Falcão, Laura Prudente da Costa, Pedro Barros, Maria Altiva, Senhor de Montserrat, Isabela Ferreto, Barão de Araruna, Yolanda Pratini, Raquel, Mário Liberato, Léo, Maria Regina, Vlad, Raul Pelegrini, Leona, Timóteo Cabral.

Empurre escada abaixo quem nunca sentiu alguma satisfação ao ver um vilão amoral aprontando todas, sem limite, sem barreiras. Dê o primeiro tiro quem nunca teve aquele gostinho de justiça ao ver o vilão se dando mal no final!

Teste seus conhecimentos sobre 12 vilões que marcaram nossas novelas.

Entrevista especial: "Ela parecia cega, surda e muda. Aí não dá!", diz Mariana Ximenes sobre mocinha que interpretou.

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier