Topo

Especial 60 Anos de Telenovelas - As Mocinhas

Nilson Xavier

22/12/2011 06h00

Elas já sofreram e foram vítimas. Alvo fácil da cobiça ou desejo dos vilões, no final as mocinhas eram sempre salvas pelo herói. Esta imagem que a heroína de novela tinha, ficou para trás há muito tempo. A mulher contemporânea nas novelas é guerreira, luta pelos seus direitos e desejos, não se abala mais. Mas ainda ama na mesma intensidade.

Para ilustrar bem as mudanças pelas quais passaram as heroínas de nossa ficção, tomemos o exemplo real de Regina Duarte. Entre as décadas de 60 e 70, a atriz personificou e institucionalizou a imagem da mulher cândida e romântica. Daí o título de "Namoradinha do Brasil". Na virada dos 70 para os 80, Regina viveu Malu Mulher, que ia à luta pela carreira profissional e satisfação pessoal. Em 1985, foi Viúva Porcina, a "amante nacional", e deixou para sempre no passado a imagem de boazinha romântica que já não cabia mais para a mulher na sociedade e na televisão brasileira.

A foto acima – Yara Côrtes como Carolina na clássica O Casarão (Globo, 1976) – ilustra que, independente da idade ou perfil da personagem, a palavra que melhor define a protagonista feminina de uma novela é heroína.

Glória Menezes, Yoná Magalhães, Rosamaria Murtinho, Ana Rosa, Nathalia Timberg, Regina Duarte, Dina Sfat, Tônia Carrero, Fernanda Montenegro, Aracy Balabanian, Débora Duarte, Eva Wilma, Márcia Maria, Marília Pêra, Betty Faria, Elaine Cristina, Maria Isabel de Lizandra, Irene Ravache, Renata Sorrah, Nívea Maria, Susana Vieira, Sônia Braga, Elizabeth Savalla, Lucélia Santos, Lídia Brondi, Glória Pires, Christiane Torloni, Natália do Valle, Maitê Proença, Malu Mader, Giulia Gam, Patrícia Pillar, Cláudia Abreu, Adriana Esteves, Taís Araújo, Ana Paula Arósio, Giovanna Antonelli, Flávia Alessandra, Deborah Secco, Mariana Ximenes, Deborah Falabella, Fernanda Vasconcellos, Lília Cabral…

Tantas atrizes deram vida a heroínas inesquecíveis, de todos os tipos e idades. Complete essa lista com outras de sua preferência! 😉

Teste seus conhecimentos sobre 12 mocinhas que marcaram a nossa TV.

Entrevista especial: "Tem ator que fala mal da Globo, mas daria uma perna para entrar!", diz Herson Capri.

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier