Topo

Tá confuso? O UOL montou o quebra-cabeça dos personagens de "A Lei do Amor"

Nilson Xavier

28/10/2016 07h00

 

aleidoamor_quebracabeca

A novela "A Lei do Amor", de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, apresenta o mesmo problema dos trabalhos anteriores da dupla, "Ti-ti-ti" e "Sangue Bom": elenco inchado com muitos personagens jovens, vários com características semelhantes, vividos em sua maioria por atores desconhecidos do grande público – não por serem jovens ou desconhecidos, mas por serem muitos, o que confunde o telespectador na hora de montar os núcleos familiares e as relações entre eles e os outros personagens da trama. Para piorar, a novela teve duas fases, com personagens vividos por atores diferentes. Filho, sobrinho, enteado, filho de empregado, agregado, peguete, vizinho, penetra… É muita molecada em vários núcleos familiares. Não se sabe mais quem é filho de quem, quem tá pegando quem…

O UOL desembaralhou os personagens para te ajudar na hora de entender as muitas relações desse quebra-cabeça, digo, dessa novela!

– Núcleo da família Leitão:

linha1

O patriarca Fausto Leitão (1. Tarcísio Meira), pai de Pedro Guedes Leitão (2. Chay Suede / 3. Reynaldo Gianecchini), de seu primeiro casamento. Pedro perdeu a mãe cedo e foi criado pela babá.

A segunda mulher Mag (4. Ana Carolina Godoy / 5. Vera Holtz), com quem teve dois filhos: Vitória (6. Sophia Abrahão / 7. Camila Morgado) e Hércules (8. João Vitor Silva / 9. Danilo Granghéia).

linha2

Hércules estava casado com Carmem (10. Bianca Salgueiro) nos anos 1990, com quem teve três filhos: Tiago (11. Arthur Barros / 12. Humberto Carrão), Camila (13. Bruna Hamu), a patricinha, e Ana Luiza (14. Bianca Muller), a moça da câmera. Carmem faleceu e atualmente Hércules está casado com Luciane (15. Grazi Massafera).

linha3

Vitória no passado fora apaixonada por Augusto (16. Hugo Bonemer / 17. Ricardo Tozzi), hoje prefeito de São Dimas. Mas acabou casando-se com Ciro (18. Maurício Destri / 19. Thiago Lacerda). O casal não tem filhos. No passado, Ciro se separou da namorada Yara (21. Bruna Moleiro / 22. Emanuelle Araújo) para se casar com Vitória.

linha4

A secretária de Fausto e Ciro na empresa: Suely (20. Priscila Camargo).
O padre Paulo (23. César Mello de Araújo), pároco de São Dimas, amigo de Mag.
O delegado Celso (24. Marcelo Várzea), conduz a investigação do atentado contra Fausto.

linha5

 

– Núcleo da família Martins Bezerra:

linha6

Heloísa Martins, a Helô (1. Isabelle Drummond / 2. Claudia Abreu), filha de Jorge (3. Daniel Ribeiro) e Cândida (4. Denise Fraga) (personagens da primeira fase), foi namorada de Pedro Leitão (5. Chay Suede / 6. Reynaldo Gianecchini) no passado.

linha7

Acabou se casando com Sebastião Bezerra, o Tião (7. Thiago Martins / 8. José Mayer), com quem teve dois filhos: Letícia (9. Isabella Santoni), namorada de Tiago Leitão (10. Humberto Carrão), e Eduardo (11. Matheus Fagundes). Tião tivera um envolvimento com Mag (12. Ana Carolina Godoy) na juventude.

linha8

O motorista Ramiro (13. Jorge Lucas), amigo e confidente de Tião. Pai de Marcão (14. Paulo Lessa).
A secretária de Tião, Vanessa (15. Amanda Mirasci).

 

– Núcleo de Elio Bataglia (1. Théo Fernandes / 2. João Campos), jornalista na Gazeta de São Dimas.

linha9

A tia Suzana (3. Gabriela Duarte / 4. Regina Duarte). Foi secretária de Mag no passado e tornou-se amante de Fausto. Morreu num acidente de carro.
Seu chefe no jornal Amaro (5. Gláucio Gomes).

 

– Núcleo de Misael e Yara:

linha10

Misael de Oliveira (1. Acauã Sol / 2. Tuca Andrada) casado com Yara Garcia (3. Bruna Moleiro / 4. Emanuelle Araújo), antiga namorada de Ciro (5. Maurício Destri), amiga de Helô, sócia dela numa galeria de arte.
A prima de Misael, Leila (6. Bia Montez), empregada na casa de Mag.

linha11

Misael e Yara têm três filhos: Juninho (7. André Luiz Franbach), a menina Rita (8. Marjorie Bernardes) e Aline (9. Arianne Botelho), que hoje é secretária de Mag, apaixonada por Tiago (Humberto Carrão) e amada por Marcão (10. Paulo Lessa).

 

– Núcleo de Salete (1. Claudia Raia), dona do posto de gasolina:

linha13

Ela é mãe de Jéssica (2. Marcella Rica), ambiciosa e carreirista que sente vergonha dela, e de Flávia (3. Maria Flor), que é adotada. Flávia é DJ e divide um apartamento com os amigos Zelito (4. Danilo Ferreira) e Isabela (5. Alice Wegmann), que apaixonou-se por Tiago (Humberto Carrão).

linha14

O bandido Fininho (6. Hugo Resende), com quem Jéssica se envolve.
Gustavo (7. Renato Góes), rapaz misterioso que vai trabalhar no posto, por quem Salete se apaixonará.
Os frentistas Wesley (8. Gil Coelho) e Rodiney (9. Gustavo Merighi), casado com Keila (10. Carolina Lopez), que é secretária do prefeito.

 

– Núcleo de Mileide (1. Heloísa Perissé), esotérica e sensitiva:

linha15

Ela é irmã Ruty Raquel (2. Titina Medeiros), amiga do prefeito Augusto (3. Ricardo Tozzi) e namora Jader (4. Érico Brás).

linha16

É mãe de Gledson (5. Raphael Ghanen), que trabalha com ela, e Robinson (6. Gabriel Chadan), frentista no posto de Salete que tenta conquistar a patricinha Camila (7. Bruna Hamu).

 

– Núcleo de Gigi (1. Mila Moreira): amiga de Mag, tinha uma agência de modelos e hoje gerencia um spa.

linha17

É mãe de Antônio (2. Pierre Baitelli), fruto de uma "produção independente". O rapaz namorava a interesseira Jéssica (3. Marcella Rica), mas se apaixonou por Ruty Raquel (4. Titina Medeiros), que trabalha no spa da mãe.

linha18

O pai de Antônio é o rico advogado Olavo Maciel (5. Tato Gabus Mendes), padrasto de David (6. Rafael Lozano), que trabalha para Tião Bezerra e terá um envolvimento com Flávia (7. Maria Flor).

 

– Núcleo da Pensão Palácio:

linha19

A proprietária Zuza (1. Ana Rosa), foi babá de Pedro Leitão (2. Chay Suede). É mãe de Bruno (3. Armando Babaioff), médico que cuida de Fausto (4. Tarcísio Meira).

linha20

Os moradores: Ramiro (5. Jorge Lucas) e o filho Marcão (6. Paulo Lessa), Jader (7. Érico Brás), Sansão (8. Arlindo Lopes), que trabalha no spa de Gigi com Ruty Raquel, e a sobrinha dele, Xanaia (9. Bella Piero).

 

– Núcleo do Senador César Venturini (1. Otávio Augusto)

linha21

Sócio de Fausto e do deputado Arlindo Nacib (2. Maurício Machado) em empresas de fachada usadas para lavar o dinheiro da corrupção. Envolvido com Luciane (3. Grazi Massafera). Pascoal Ferreto (4. Rafael Primot) é seu marqueteiro.

Fotos: Divulgação/TV Globo.

Siga no TwitterFacebookInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier