Topo

Globo define a música da abertura de "A Dona do Pedaço"

Nilson Xavier

29/04/2019 20h23

Juliana Paes e Marcos Palmeira (foto: reprodução)

Em uma chamada de "A Dona do Pedaço", a próxima novela das 9 da Globo, toca a música "Evidências", na voz de Chitãozinho e Xororó. Todavia, não será este o tema da abertura da nova novela de Walcyr Carrasco, que estreia dia 20 de maio.

Seguindo a linha popular da produção, a Globo escolheu para a abertura o samba "Tá Escrito", já gravado pelo grupo Revelação, composto por Xande de PilaresGilson Benini e Carlinhos Madureira. Para embalar a entrada da novela, Xande de Pilares foi especialmente para estúdio gravar a música, que fala de perseverança, superação e fé no futuro. O samba ficou conhecido como o preferido dos jogadores de futebol.

A letra tem tudo a ver com o perfil da mocinha da história, Maria da Paz, vivida por Juliana Paes, uma mulher de origem humilde, que batalhou do zero e tornou-se dona de uma rede de docerias. Ela vai sofrer muito nas mãos da filha arrivista, a ingrata Josiane, personagem de Agatha Moreira, a vilã da história, que tem vergonha da mãe e lhe rouba.

Este é um entrecho baseado no filme "Almas em Suplício" ("Mildred Pearce", de 1945), com Joan Crawford e Ann Blyth, que já rendeu a trama central da novela "Vale Tudo" (1988), com Regina Duarte e Glória Pires vivendo mãe e filha em uma situação parecidíssima. Também a atual produção das sete, "Verão 90", "bebeu" dessa fonte, na história de Janaína (Dira Paes) e seu filho mau-caráter Jerônimo (Jesuíta Barbosa).

A letra

Quem cultiva a semente do amor
Segue em frente e não se apavora
Se na vida encontrar dissabor
Vai saber esperar a sua hora

Às vezes a felicidade demora a chegar
Aí é que a gente não pode deixar de sonhar
Guerreiro não foge da luta, não pode correr
Ninguém vai poder atrasar quem nasceu pra vencer

É dia de sol, mas o tempo pode fechar
A chuva só vem quando tem que molhar
Na vida é preciso aprender
Se colhe o bem que plantar
É Deus quem aponta a estrela que tem que brilhar

Erga essa cabeça, mete o pé e vai na fé
Manda essa tristeza embora
Basta acreditar que um novo dia vai raiar
Sua hora vai chegar!

O site Teledramaturgia traz tudo sobre "A Dona do Pedaço": trama, elenco e personagens.

Siga no Facebook – Twitter – Instagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier