Topo

Coluna

Flávio Ricco


Sílvio de Abreu: "Questão política levou Globo a alterar ordem das novelas"

Silvio de Abreu é diretor de teledramaturgia da Globo - Cadu Ramos/UOL
Silvio de Abreu é diretor de teledramaturgia da Globo Imagem: Cadu Ramos/UOL

Colunista do UOL*

25/09/2015 00h06

Usando de dados obtidos em uma conversa com Silvio de Abreu – diretor de teledramaturgia, torna-se importante passar a limpo tudo o que levou a TV Globo alterar a ordem das suas novelas das nove. Ir ao encontro do que aconteceu.

Um fato, em especial, de acordo com ele, foi determinante em tudo. “Sagrada Família”, de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, tem como fio condutor uma trama política muito forte, só certificada após a entrega dos primeiros capítulos. E 2016 será um ano de eleições – “ao se verificar isto e perceber que a sua duração extrapolaria o prazo permitido por lei para abordagens do tipo, surgiu a decisão de alterar a ordem estabelecida”.

Maria Adelaide e Villari, diante disso, voltam para o segundo lugar da fila e a substituta de “A Regra do Jogo” será escolhida entre Benedito Ruy Barbosa e Glória Perez, cujos trabalhos já possuem produção em andamento, ou até Lauro César Muniz que voltou a integrar os quadros globais.

Ainda é maior a possibilidade de ser o Benedito, mas isto poderá começar a ser definido a partir de um almoço, marcado com o autor, nesta sexta-feira (25), em São Paulo.  Junto com a filha Edmara e o neto Bruno, ele já tem 18 capítulos prontos de “O Velho Chico”, uma história que poderá vir a resgatar valores daqueles que a faixa das 21 horas deixou de abordar nos últimos tempos.

Estão todos liberados

O elenco de “Verdade Secretas”, incluindo os seus protagonistas, ficou à disposição da novela até o dia de ontem, 24, véspera de exibição do último capítulo.

Tanto para possíveis gravações quanto para os eventos comemorativos ao encerramento dos trabalhos.   

Aviso de embarque

22.set.2015 - Camila Queiroz participa de inauguração de uma loja de roupas em Higienópolis, zona oeste de São Paulo - Manuela Scarpa/Photo Rio News - Manuela Scarpa/Photo Rio News
Camila Queiroz
Imagem: Manuela Scarpa/Photo Rio News


Depois dessa boa estreia na Globo, nada de férias para Camila Queiroz.

Neste próximo domingo, 27, ela embarca para um compromisso em Portugal e, na volta, irá se dedicar aos preparativos de “Candinho”, novela das 18h.


Não vai em frente

Ramsés (Sérgio Marone) procura Paser (Giuseppe Oristânio) e demonstra preocupação com pragas - Munir Chatack/Record - Munir Chatack/Record
Ramsés (Sérgio Marone) procura Paser (Giuseppe Oristânio) em cena de "Os Dez Mandamentos"
Imagem: Munir Chatack/Record


A informação vem como oficial da Record: a novela “Os Dez Mandamentos” não será espichada.  Essa possibilidade, embora a emissora não confirme, chegou a existir, mas por fim veio a decisão de cumprir o previamente estabelecido.

Serão 170 capítulos e só. Termina em novembro.

Encontro

Romero (Alexandre Nero) e Djanira (Cassia Kis) estão mais próximos por causa da doença do advogado, que anda escondendo suas verdadeiras intenções com a mãe - Divulgação TV Globo/João Miguel Júnior - Divulgação TV Globo/João Miguel Júnior
Romero (Alexandre Nero) e Djanira (Cassia Kis) em "A Regra do Jogo"
Imagem: Divulgação TV Globo/João Miguel Júnior


Nesses últimos dois dias, a TV Globo realizou o grupo de discussão de “A Regra do Jogo”.

Trabalho antecipado, com menos de um mês da novela no ar. Vai ter mexida.

De qualquer maneira

Vale recordar que em “A Favorita”, João Emanuel Carneiro, o mesmo autor, teve problemas com a novela no começo.

Uma virada foi prometida e acabou acontecendo, com resultados satisfatórios, transformando Claudia Raia de bandida em mocinha e o inverso com Patrícia Pillar. Novela, como obra aberta, permite mexidas do tipo. E quanto antes acontecerem, melhor será.

Vai atrasar

Soube pelo jornalista Edu Cesar, que mesmo com o início do horário de verão, a zero hora do dia 18 do mês que vem, as partidas da TV, aos domingos, serão iniciadas às 16 horas.

Questões comerciais e de grade.

Insanidade 

Ainda sobre esse assunto, vamos ver até quando serão disputadas partidas do Brasileiro às 11 da manhã dos domingos.

Pode ser bom para o público e para os pacotes do pay-per-view, mas de uma crueldade absoluta com os atletas. Dá dó. É o tipo da coisa que poderá não acabar bem.

Pior é que...

A todo instante ouvimos recomendações principalmente de médicos, além de outras autoridades, de que o sol deve ser evitado das 10 da manhã às 4 da tarde.

É justamente o horário que acontecem esses jogos. Será que os responsáveis por este horário das 11 da manhã entendem que os atletas ou árbitros estão livres de qualquer risco?

Incompreensível

Dias atrás, neste mesmo espaço, foram feitas críticas a Bandeirantes por escalar Téo José e o Neto em dois jogos na quarta-feira. Nada contra os dois, absolutamente.
E não é que isso voltou a se repetir na quarta-feira. Ulisses Costa transmitiu Internacional e Palmeiras, jogo de Porto Alegre, na rádio Bandeirantes e, na sequência, Fluminense e Grêmio, pela TV, “direto” do Rio. Ninguém merece.

Premiada

Mauricio Meirelles, do "CQC", entrevista Sandra Annenberg durante o Prêmio Comunique-se - Band/Divulgação - Band/Divulgação
Mauricio Meirelles, do "CQC", entrevista Sandra Annenberg no Prêmio Comunique-se
Imagem: Band/Divulgação


Mauricio Meirelles, do “CQC”, entrevistou Sandra Annenberg durante o Comunique-se, realizado terça-feira, em São Paulo.

Ela levou o prêmio de melhor âncora de TV pelo trabalho no “Jornal Hoje”.

Seleção brasileira

Galvão Bueno cobrou Marco Polo Del Nero a ir para reunião da Fifa no dia 20 de julho - Reprodução/Sportv - Reprodução/Sportv
Galvão Bueno volta a apresentar o "Bem, Amigos!"
Imagem: Reprodução/Sportv


Galvão Bueno voltará a apresentar o “Bem, Amigos!”, do SporTV, na próxima segunda-feira.

Por acaso, o convidado especial do programa será o técnico da seleção brasileira, Dunga. 



Bate – Rebate

•       A primeira temporada do “Máquina da Fama”, apresentado por Patrícia Abravanel, está de viagem para a África...
•       O SBT vendeu o programa para países africanos que têm a língua portuguesa como oficial...
•       ... São os casos de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe...   
•       ... Aliás, o próprio SBT, no “SBT Repórter” do passado, fez com o jornalista Paulo Panayotis uma bonita matéria sobre todos eles.
•       A ideia da Globo, para a volta do “Amor & Sexo”, é reunir o time que funcionou bem nas últimas edições...
•       ... Por aí, entenda-se, a titular Fernanda Lima e a turma de bancada, casos de Mariana Santos, José Loreto, Otaviano...
•       ... Loreto que vai integrar o elenco da novela “Haja Coração”, de Daniel Ortiz.
•       As gravações de “Totalmente Demais”, próxima da Globo na faixa das 19 horas, estão acontecendo em frentes bem diferentes...
•       ... Enquanto isso, no Projac, segue em um ritmo bem interessante a construção da cidade cenográfica da novela...
•       ... Com destaque para a reprodução dos bairros cariocas de Curicica e Fátima.

C´est fini

A entrada de Celso Portiolli nas noites de sábado do SBT pode ter acabado de vez com as chances de uma nova temporada do “Festival Sertanejo”, que já teve duas edições.

Oficialmente, não se tem ainda informações sobre uma terceira.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery
 

Flávio Ricco