Topo

Coluna

Flávio Ricco


Referência na área, Jovem Pan pode deixar o campo esportivo de vez

Reprodução
Imagem: Reprodução

26/09/2015 00h06

Definitivamente esta não foi uma semana boa, com a Economia do avesso e dólar passando e depois voltando da casa dos R$ 4, o que tem levado todo brasileiro a se virar nos 30. Pelo lado rádio e TV, a notícia que chega sobre a Jovem Pan também é das mais desoladoras, com a forte possibilidade de praticamente extinguir seus trabalhos no jornalismo esportivo.

Parte já aconteceu, com o fim de vários programas, tanto na faixa da noite quanto nos finais de semana – especialmente aos sábados, podendo se estender a outros horários e até mesmo às transmissões do futebol. Hoje, além dos estúdios, os microfones da Pan, de tanta tradição, não conseguem mais ir além dos estádios da cidade de São Paulo.

E isso, entendam bem, na Jovem Pan, que é a rádio Pan Americana, durante muito tempo chamada de a emissora dos esportes e também conhecida pelo seu jornalismo que sempre foi uma referência. 

Vamos torcer por uma completa reviravolta no caso.

Ainda não

A Record não fechou o elenco de “Josué e a Terra Prometida”. O diretor Alexandre Avancini continua realizando testes para diversos personagens. 

Na história do RecNov poucas novelas tiveram a mesma preocupação na montagem do elenco.

Começa antes

A Globo está acelerando o passo na escalação de “Joaquina”, novela de Márcia Prates, para o horário das 11 da noite. A ordem é terminar o quanto antes com isso.

Mesmo porque

Como aqui se adiantou, a Globo já está tratando 2016 como um ano especial. Teremos a realização da Olimpíada e, na sequência, horário político.

Diante de tudo

“Joaquina - Filha do Tiradentes”, a próxima novela das 23h, já tem a sua estreia definida para abril, e as primeiras reuniões de elenco devem acontecer ainda entre novembro e dezembro. As gravações terão início em janeiro, com direção de Vinícius Coimbra.

O roteiro da trama, escrito por Márcia Prates, é baseado no romance de mesmo nome de Maria José de Queiroz.

Reassumindo as funções

Franz Vacek, o superintendente de Jornalismo e Esporte da Rede TV!, retornou ontem ao Brasil, depois de participar de um evento de três semanas na CNN, em Atlanta. 

Um encontro que ele considerou da maior importância porque colocou em debate o que poderá acontecer com o jornalismo na TV nos próximos tempos.

Duas situações

Gugu Liberato, com a família, já está em viagem de férias na Grécia. Foi sem deixar nada acertado ou pelo menos assinado com a Record. O que fez aumentar, e de forma bem acentuada, os rumores sobre sua possível saída e até uma volta para o SBT.

Jornalismo

O “Fantástico”, da Globo, exibe neste domingo uma reportagem especial de Bette Lucchese sobre o crescimento das ondas migratórias. Ela esteve no maior campo de refugiados do mundo, Zaatari, que fica ao norte da Jordânia e recebe sírios sem recursos para seguir rumo à Europa e também iraquianos.

Mais de 400 mil pessoas moram em favelas no meio do deserto, que são coordenadas pelas Nações Unidas.

Até pode ser

A equipe da Fátima Bernardes já está envolvida na realização de um especial de Natal, a princípio para ir ao ar naquele conhecido horário de todas as manhãs. Só que também tem uma torcida para ser exibido à noite. Mas, por enquanto, apenas isso, uma torcida.

É a Sabrina

A Record, oficialmente, não confirma, mas deu Sabrina Sato na dúvida que existia para sair das noites de sábado. O Mion vai continuar e o programa dela, com promessas de investimentos, vai se mudar para as sextas-feiras.

Finalização

Avancini orienta Guilherme Winter, Moisés, na gravação da sequência do Mar Vermelho - Munir Chatack/Record - Munir Chatack/Record
Avancini orienta Guilherme Winter, Moisés, na gravação da sequência do Mar Vermelho
Imagem: Munir Chatack/Record

O diretor de “Os Dez Mandamentos”, Alexandre Avancini, viaja neste sábado a Los Angeles. Desta vez, ele vai se reunir com o pessoal da Stargate Studios para acompanhar a pós-produção de uma das principais cenas da novela: a abertura do Mar Vermelho.

Vai sair

Na Rede TV! está tudo certo para o lançamento de um programa esportivo nas noites de domingo. Providências, inclusive, começam a ser tomadas. Além de Silvio Luiz, Juarez Soares e Luiz Ceará se deseja também contar com a participação de convidados.

A eleita
26.set.2015 - Marina Ruy Barbosa no "Altas Horas" - Divulgação - Divulgação
Marina Ruy Barbosa no "Altas Horas"
Imagem: Divulgação

Marina Ruy Barbosa participou das gravações do “Altas Horas”, do Serginho Groisman, que a Globo exibe neste sábado. 

No programa, ela relembra os primeiros momentos da carreira e elege Sabina, sua personagem em “Belíssima”,  como uma das mais importantes para sua trajetória profissional.

Nota social

Hoje é o dia do casamento de Renata, a filha número 6 do Silvio Santos, com Caio Curado, seu namorado desde 2012. A cerimônia está marcada para o Jequitimar, no Guarujá, hotel de propriedade do pai da noiva. Renata era a única filha que ainda morava com Silvio e Iris Abravanel.

Bate – Rebate

•       O escritor Mário Viana lança neste sábado, a partir das 17h, no Espaço dos Parlapatões, na Praça Roosevelt, o livro “Natureza Morta e Outras Peças Curtas”, pela Giostri Editora.
•       Considerando todas as emissoras verifica-se que as reações foram as mais diferentes com a reviravolta observada nos números de audiência...
•       ... Há, de um lado, grande euforia por parte de umas e estranhamento do lado das outras...
•       ... De qualquer forma, sempre é importante lembrar que já a partir da próxima quinta-feira, 1º de outubro, serão divulgados os números da GfK...
•       ... E aí não vai ter por quê. Não acredito, inclusive, que haverá diferenças acentuadas entre os relatórios dos dois institutos, Ibope e GfK...
•       ... Mas é o tal negócio: a chegada do segundo poderá vir comprovar a idoneidade do primeiro, que muitos sempre colocaram em dúvida. Vai ser interessante.
•       A tradicional Feira do Bixiga, que funciona aos domingos em São Paulo, vira palco do encontro entre Angélica e Maurício Kubrusly, hoje, no “Estrelas”.
•       O programa do Danilo Gentili, do SBT, vai gravar um especial na Espanha...
•       ... Já está tudo providenciado para a viagem da equipe ...
•       ... Mas através de um esquema bem enxuto. Levando só um cinegrafista.

C´est fini

Globo deu um tempo nas mudanças previstas para o “Vídeo Show”. Data hoje não é possível afirmar mais nada, inclusive sobre a saída da Monica Iozzi, quando irá acontecer e se, de fato, irá sair. Está tudo meio assim.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco