Topo

Coluna

Flávio Ricco


Após quase dois meses no ar, Globo troca direção do "É de Casa"

Ana Furtado, André Marques, Cissa Guimarães, Patrícia Poeta, Tiago Leifert e Zeca Camargo apresentam o "É de Casa" - João Miguel Júnior/Divulgação/TV Globo
Ana Furtado, André Marques, Cissa Guimarães, Patrícia Poeta, Tiago Leifert e Zeca Camargo apresentam o "É de Casa" Imagem: João Miguel Júnior/Divulgação/TV Globo

02/10/2015 00h06

Vivi de Marco entregou a direção do “É de Casa” para Alexandre Matoso, o que fatalmente acabará implicando mudanças também na estrutura do programa.

Se houve a troca de comando, devemos entender que, por consequência, também existirão alterações em seu conteúdo, porque cada um tem a sua maneira de pensar e trabalhar.

Às vésperas de completar dois meses de apresentações, já foi possível avaliar o que está certo ou errado e o que agrada ou não ao telespectador. Algo que nunca foi muito bem assimilado é o número de apresentadores. Mesmo que todos participem é conveniente deixar para dois, ou no máximo três, a missão de distribuir os trabalhos do dia.

Entende-se também como maior necessidade fugir daquilo que outros programas, como os da própria Ana Maria Braga ou de Fátima Bernardes apresentam todos os dias. Ajustes que são perfeitamente naturais. O que se deve destacar é a iniciativa de se investir em um horário que sempre foi considerado um mico pela televisão brasileira.

Não custa repetir

Hoje, na TV, há público para todos os horários e as emissoras que se atentarem a isso terão recompensas bem significativas. Novos telespectadores serão atendidos, assim como irão existir novos espaços para os anunciantes.

Outra coisa

Independentemente de Ibope ou GFK e de diferentes maneiras de leitura que agora serão feitas, às emissoras cabe a função de produzir. E produzir bem. Cada emissora se encarregar de fazer uma televisão melhor. 

Se não existe o que oferecer ao telespectador, instituto nenhum vai resolver o problema. Não adianta ficar esperneando. Audiência não cai do céu.  

Tudo em cima

Naquilo que diz respeito à “Joaquina”, escrita por Márcia Prates com a história da filha de Tiradentes, o seu cronograma de trabalhos na Globo está mantido.

Vai estrear mesmo em abril, às 11 da noite.

Nada certo

A volta do “Você Decide” na Globo não passa de uma possibilidade.

Existem textos do programa prontos, escritos pelo João Falcão, mas nada foi resolvido ainda sobre rearticular a sua produção. E se for, é só para 2016.

Chamada de embarque

Os principais executivos das TVs, em especial os diretamente envolvidos com formatos, venda e compra de produtos, viajam já a partir de hoje com destino à França.

Vai ter início na segunda-feira uma nova edição da MipCom, em Cannes.

Vendida

O canal público de Cabo Verde, RTC, acaba de adquirir os direitos de exibição da novela “Império”, de Aguinaldo Silva. Trata-se da principal emissora daquele país, antigo comprador das da Globo.

“Império”, que a Globo levará ao MIPCOM 2015, já foi vendida para mais de 15 países. 

Cinema

Ingrid Guimarães e Caco Ciocler estão no elenco de “Um Namorado para a Minha Mulher”, baseado numa produção argentina de 2008.

Filmagens em curso e lançamento no ano que vem.

Só feras

Zé Maria (Tony Ramos), Djanira (Cassia Kis) e Adiasabeba (Susana Vieira) em "A Regra do Jogo" - João Miguel Júnior/Globo - João Miguel Júnior/Globo
Tony Ramos, Cassia Kis e "Susaninha" nos bastidores de "A Regra do Jogo"
Imagem: João Miguel Júnior/Globo

Cássia Kis, Susana Vieira e Tony Ramos durante intervalo de gravação da novela “A Regra do Jogo”. Nos bastidores, o clima continua bastante positivo, deixando bem evidente que disputa de audiência é outra coisa.

Uma curiosidade: Tony chama Susana de Susaninha. Os dois são amigos desde os tempos da Tupi.

Mistério em cima

“A Regra do Jogo” prepara ainda como surpresa para os seus próximos capítulos, a entrada de Deborah Evelyn com uma nova personagem.

Daquelas que chega para confundir ainda mais. É a filha que davam como desaparecida do casal formado por Renata Sorrah e José de Abreu.

Embalagem diferente

Pode-se reclamar que a audiência da Xuxa ainda não está tão alta e que até agora a sua repercussão não é a esperada, mas um fato importante deve ser destacado.

O programa, em sua forma e conteúdo, tem um modelo diferente das produções da Record. Há um visível ganho em qualidade.

Está valendo 

Os atores de “Escrava Mãe” receberam a informação que a novela vai mesmo estrear em 16 de novembro, uma segunda-feira, em substituição a “Os Dez Mandamentos”. E a própria Record, quando consultada, já não faz mais segredo sobre isso.

Fica portanto a expectativa em torno do que a próxima produção poderá oferecer em termos de resultados, não só de audiência mas também de qualidade. 

Luciana Gimenez participa do programa "Máquina da Fama", de Patrícia Abravanel  - Leonardo Nones/SBT - Leonardo Nones/SBT
Luciana Gimenez participa do programa "Máquina da Fama", de Patrícia Abravanel
Imagem: Leonardo Nones/SBT
 Luciana Gimenez no SBT

Na próxima segunda-feira, Luciana Gimenez será a convidada especial de Patrícia Abravanel no “Máquina da Fama”, às 23h15, no SBT.

Além de uma longa entrevista, Luciana aceitou o desafio de interpretar Katy Perry, ao som de "Dark Horse", montada de Cleópatra.

Bate – Rebate

•       Nos bastidores da TV Globo, o talk-show com Marcelo Adnet está caminhando...
•       ... Mas dizem que o modelo não é diferente dos tantos outros que já existem.
•       Naty Graciano, Luciana Esposito e Caroline Duarte estão no elenco de “O que a Dorothy quer?”, de Pedro Garrafa...
•       ... Estreia neste sábado, em São Paulo, no Teatro Livraria da Vila, do Shopping JK Iguatemi.
•       “Psi”, série dramática da HBO, volta a ser exibida neste domingo, 4, às 22h.
•       Não há nada decidido ainda sobre uma próxima novela do Carlos Lombardi na Record...
•       ... São fortes as possibilidades de ele só voltar em 2017.
•       Conforme o previsto, começaram ontem, nos estúdios da Band, as gravações do “MasterChef Júnior”.
•       A nova fase de “Além do Tempo” terá início no capítulo do próximo dia 19...
•       ... Parte da produção e elenco voltaram a fazer cenas em locações no Rio Grande do Sul.

C´est fini

Na contramão das notícias que circularam por aí, a Band, oficialmente, informa que não houve nenhum acerto com a ex-participante do “MasterChef”, Jiang Pu.

Nada foi assinado entre as partes e também não se confirma sua entrada no “MasterChef Júnior”. A versão infantil, com estreia dia 20, será comandada por Ana Paula Padrão e os três jurados, Fogaça, Carosella e Jacquin. E mais ninguém.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco