Topo

Coluna

Flávio Ricco


"Jogo Aberto", da Band, ainda é do século passado

Jô Soares entrevista Daniela Cicarelli - Ramon Vasconcelos/Globo - Ramon Vasconcelos/Globo
Jô Soares entrevista Daniela Cicarelli
Imagem: Ramon Vasconcelos/Globo

09/10/2015 07h01

Nada pessoal contra ninguém, mesmo porque são todas pessoas muito agradáveis e simpáticas, mas está na hora da televisão e de alguns dos seus integrantes perceberem que o tempo passou.

Muito daquilo que era aceitável ou tolerável anos atrás, especialmente nos programas esportivos, não cabe nos dias atuais, como é o caso do “Jogo Aberto”, da Band, com a sua contínua preocupação em apresentar em cada edição algo que se aproxime de uma comédia. Circo por circo, existem melhores e com artistas mais capacitados para isso.

São coisas ou situações consideradas ultrapassadas na televisão há mais de dez anos. Houve até uma virada de século no meio disso, só que esses senhores da Bandeirantes, sob o comando da Renata Fan, ainda acham que há público ou anunciante para isso.

Vivem na base do faz de conta. Ensaiam brigas ou discussões que nunca levam a lugar nenhum e devem ver o telespectador como um perfeito idiota para acreditar naquilo. Não dá.

Linha divisória

E todo aquele que assiste aos programas esportivos da Bandeirantes, instalados na hora do almoço, percebe a existência de uma linha divisória entre eles. São “tchurmas” diferentes. Que não se bicam entre si. Há um terror instalado.

O “Jogo Aberto” nunca chamou o programa do Neto, que vai ao ar na sequência. Tenta saber por quê.

Braços abertos

Como está muito próxima a despedida dos gramados do Rogério Ceni, na TV Globo voltam a circular fortes rumores sobre a sua contratação para comentarista já no início do ano que vem.

Articulado, o 01 do tricolor de São Paulo, de acordo com informações que chegam de dentro da emissora, já estaria pronto para isso.

É o seguinte

A Record, de algum tempo para cá, passou a contar com um importante reforço na área internacional, que leva o nome de Moysés e com sobrenome Macedo.

Uma pessoa que vem a ser, nada mais ou nada menos, que o filho do dono, Edir Macedo.

Moysés também é cantor. O seu trabalho é reportado diretamente ao vice, Marcelo Silva.

O que acontece? - 1

Mais do que nunca, a direção da Record deve uma satisfação ao seu pessoal do Rio de Janeiro. O que será ou o que está acontecendo com o RecNov? As informações são as mais conflitantes.

A equipe do programa da Xuxa, por exemplo, foi informada que os trabalhos serão interrompidos no dia 17 de novembro e retomados em 17 de dezembro. O que circula é que todos os profissionais serão demitidos e depois recontratados pela produtora Casablanca, em outras bases salariais.

O que acontece? – 2

Oficialmente, fala-se que este período de um mês será usado para se fazer um inventário de tudo que tem lá dentro.

E, extraoficialmente, é que depois de tudo isso feito, o RecNov será arrendado por cinco anos para a Casablanca. É uma situação bem estranha.

Marcaram no gelo

Para piorar, fala-se também que todos os contemplados com dinheiro no programa da Xuxa até agora não receberam.

E nenhum deles sabe mais a quem recorrer. Alguns já perderam a esperança.

Procurada...

A Record informa que não existem motivos para preocupação. Que tudo irá continuar como está no RecNov.

Xuxa está acelerando as suas gravações para fazer uma “gaveta” de programas, e as gravações de “Os Dez Mandamentos”, com pouca frente, devem invadir o mês de novembro.

Tempo ao tempo. É bom esperar para ver no que tudo isso vai dar.

Teve um tempo...

Que por determinação do Ibope e concordância das emissoras, ninguém podia falar audiência no ar. O Ratinho já teve sérios problemas por causa disso.

Hoje, ao que parece, isso está meio de lado. Quando a oportunidade vem e convém, vários estão falando.

E olha só

Segundo dados da Kantar IBOPE Media, a média de audiência da TV cresceu quase 7% de 2012 para cá. Foi aferido também que durante o primeiro semestre de 2012 cada indivíduo dedicou, em média, 5h34 horas à atividade por dia.

Enquanto que ao longo da primeira metade de 2015, este tempo saltou para 6h, ou seja, um incremento de 8%.

Dados oficiais

As informações acima fizeram parte da palestra “Televolução – O legado da medição de audiência, futuro das métricas e novos desafios”, de Fábia Juliasz, diretora de vídeo audience measurement da Kantar IBOPE Media, no MaxiMídia.

O evento foi realizado em São Paulo, nos dias 6 e 7 passados.

Climão 

Em "A Regra do Jogo",  Gibson (Zé de Abreu) conversa com Atena (Giovanna Antonelli) e Romero (Alexandre Nero) se irrita - João Miguel Junior/Globo - João Miguel Junior/Globo
Em "A Regra do Jogo", Gibson (Zé de Abreu) e Nora (Renata Sorrah) recebem Atena (Giovanna Antonelli) e Romero (Alexandre Nero) para jantar
Imagem: João Miguel Junior/Globo

Em cena de “A Regra do Jogo” que a Globo exibe nesta sexta-feira, Romero (Alexandre Nero) chega com Atena (Giovanna Antonelli) ao jantar de Gibson (José de Abreu) e cria um mal-estar ao provocar Orlando (Du Moscovis) que terá acabado de se mudar para a mansão.

Na Terra Santa

A equipe de Mariana Godoy na Rede TV! começa a produzir alguns especiais para exibição na programação de dezembro.

Já está acertado que em novembro ela fará uma viagem a Israel para uma série de gravações. No roteiro, visitas ao Mar Morto e Jerusalém, dentre outros locais.

Os especiais serão apresentados nas semanas do Natal e Ano Novo.

Dá medo

No começo da semana tivemos a notícia do trágico esvaziamento da Estadão FM.

Pior é que em tempos de crise como os de agora, as conhecidas igrejas de plantão se alvoroçam em anunciar que têm soluções para tudo. Garantem que tiram até mancha de onça sem benzina.

O resultado disso...

É aquele que já assistimos em inúmeras outras situações. Aumentam os números de clientes ou seguidores dessas igrejas e com isso as suas arrecadações. E com elas, novas compras ou arrendamentos de horários de emissoras de rádio e televisão.

As nossas autoridades, por absoluto descaso, jamais irão mexer com isso.

Patrícia fechada

Patrícia Pillar é outro nome certo no elenco da novela “Velho Chico”, do Benedito, Edmara e Bruno Barbosa.

Por enquanto, ela, Letícia Sabatella e Antônio Fagundes.

Embora o diretor Luiz Fernando Carvalho tenha em mãos a lista completa dos atores, ainda falta acertar com eles.

Sorrisão 

Daniela Cicarelli será uma das atrações do programa de Jô Soares na noite desta sexta-feira na Globo. Na gravação, entre outros assuntos, ela falou sobre sua participação em um novo quadro do “Caldeirão do Huck”, o “Desafiados”, gravado na Argentina e que tem previsão de estreia para o próximo dia 17.

Em relação à boa forma, Cicarelli declarou:” Você é o que você come. Então, você tem que comer coisa gostosa mesmo.”

Bate – Rebate

•       Hoje, sem qualquer medo de errar, é possível afirmar que são maiores as possibilidades do Gugu deixar a Record do que continuar no ano que vem...
•       ... Embora nenhuma das partes se manifeste oficialmente, representantes de ambas começam a admitir que o acordo está cada dia mais difícil...
•       ... Pelo lado da Record, inclusive, estão acontecendo estudos de programação para 2016...
•       ... E em nenhum dos desenhos feitos até agora o nome do Gugu apareceu.
•       Willian Corrêa tem gravado diversos pilotos, na tentativa de modificar o formato dos telejornais da TV Cultura...
•       ... Tudo está sendo feito na tentativa de se aproximar cada dia mais do telespectador...
•       ... Inclusive provocar sempre a sua maior participação.
•       No dia 21, às 22h, o canal AXN iniciará o telefilme de encerramento da série “CSI”, após 15 anos.
•       A montagem da peça “Gata em Teto de Zinco Quente” foi transferida para 2016...
•       ... No momento atual, por causa da novela “A Regra do Jogo” não teria como Bárbara Paz participar.

C'est fini

Na MipCom, em Cannes, que termina hoje, a grande homenageada foi a televisão da Turquia. Os seus representantes foram convidados para palestras e apresentações especiais.
As produções de lá, de uns três anos para cá, se espalharam e têm encontrado boa receptividade em países da América do Sul e Europa.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco