Topo

Coluna

Flávio Ricco


Salvem o Justus! Tirem o teleprompter da frente dele

Roberto Justus é o apresentador do reality "A Fazenda", em sua oitava temporada - Edu Moraes/Record
Roberto Justus é o apresentador do reality "A Fazenda", em sua oitava temporada Imagem: Edu Moraes/Record

Do UOL, no Rio

13/10/2015 07h01

“A Fazenda”, da Record, desde o seu nascimento, carrega os problemas clássicos dela, que todos conhecemos. Não temos tempo, paciência ou espaço para repetir, mas a edição atual está cometendo um erro de princípio com o Roberto Justus, pelo menos neste começo de mais uma edição.

O teleprompter para ele, se for o caso, deve ser usado apenas para a transmissão de informações importantes e não como tem acontecido, fazendo do Justus um refém do roteiro e daquilo que está escrito.

Espontaneidade é tudo neste tipo de programa. Tem que haver, para o bem de todos, esse exercício mais frequente de comunicação e improviso. Pode ter certeza que o Justus é capaz. Isso é insegurança da direção, que passa para o apresentador. Não por acaso, os nossos principais comunicadores, como Silvio Santos e Fausto Silva, nunca aceitaram trabalhar com TP na frente deles ou mesmo com alguém buzinando em seus ouvidos.

A velha e boa dália é que aparece de vez em quando. E olhe lá. Na televisão dos tempos atuais, informalidade é tudo.

Amigão no Disney Channel

Paulo Soares, o Amigão, apresentador do “Sportscenter”, da ESPN Brasil, gravou participação na série juvenil "Que talento!", do Disney Channel.

No episódio, ele e Champ (Gabriel Calamari) acompanham do estúdio da ESPN a personagem Shirley (Gabrielle Varcica) na tentativa de quebrar recorde de maior tempo bamboleando numa perna de pau.

Duas coisas

Ainda sobre esta gravação do Amigão, na mesma sequência o repórter foi José Renato Ambrósio, que também é da ESPN.

A estrutura de gravação da cena foi digna de grandes produções. Levaram para o estúdio da emissora esportiva dezenas de profissionais, entre atores, câmeras, assistentes, maquiador e diretor de cena. Nos bastidores, dizem, o Amigão se sentiu um astro.

Leticia Sabatella - Eduardo Knapp/Folhapress - Eduardo Knapp/Folhapress
Letícia Sabatella estará em "Velho Chico"
Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

A protagonista

Em “Velho Chico”, Letícia Sabatella viverá a filha de um coronel na segunda fase da novela.

A personagem será obrigada a abrir mão do grande amor da sua vida por conta dos conflitos de terra entre famílias rivais.

Escrita por Benedito, Edmara e Bruno Barbosa, a substituta de “A Regra do Jogo” deve estrear entre fim de março e início de abril.

Resgate dos bons tempos

A ideia da Globo, com o retorno de Benedito ao horário nobre, é a de resgatar o formato do folhetim tradicional, que o público se acostumou a acompanhar ao longo de décadas. Romances impossíveis, mocinhas e bandidos, situações que levem o telespectador a torcer por alguém...

Não é à toa que o projeto é definido pelo diretor Luiz Fernando Carvalho como uma “saga familiar shakespeariana”.

Vai lá

Quando aqui se coloca que algum diretor da Record, um daqueles que manda mesmo, precisa abrir uma linha de diálogo e restabelecer a ordem no RecNov, é porque o assunto está à beira do incontrolável.

Já há na equipe da Xuxa, por exemplo, o arrependimento de muitos de terem entrado neste barco.

Mesquinharia

Pela “relação” dos artistas colocados na nota abaixo, eis como as emissoras concorrentes do SBT irão colaborar com o Teleton. Uma vergonha.

Estão colocando picuinhas rasteiras acima dos propósitos de uma causa nobre. Esquecem que por trás de tudo existem crianças necessitadas.

Então é isso:

Das emissoras concorrentes, para o Teleton dos dias 23 e 24 próximos, estão confirmados Daniela Albuquerque (Rede TV!) e Ronnie Von (TV Gazeta).

É preciso acrescentar mais alguma coisa? Enquanto isso, a AACD, de acordo com o noticiário, fechou duas unidades nos últimos dias por falta de recursos.

Aí não dá

O jornalismo, seja ele político, social, variedades, econômico ou policial, deve ser sério, antes de tudo.

Em sua edição de ontem, a afiliada da Globo TV Tem, na tentativa de ser "engraçada" passou uma reportagem do jogo entre São Bento x Audax e por quase um minuto acelerou imagens para mostrar uma briga. Uma edição sem total cabimento, “senão ficaríamos aqui até o jornal hoje". Seguido de sonoras gargalhadas.

Na sequência, o programa fez uma "homenagem" para as crianças, trocando os apresentadores por bonecos e uma simulação de aula tosca com jogadores. Enfim, humor total... na visão deles.

A atriz Maria Joana no quadro "Desafiados", do "Caldeirão do Huck" - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
A atriz Maria Joana no quadro "Desafiados"
Imagem: Divulgação/TV Globo

Estreia sábado

Com papel assegurado na segunda fase de “Além do Tempo”, como a interesseira Michele, Maria Joana também vai mostrar seu lado aventureiro no quadro “Desafiados”, do “Caldeirão do Huck”.

A estreia está confirmada para o próximo sábado (17). As gravações aconteceram na Argentina, mas a final será ao vivo, em dezembro, no palco do programa.

Um pouco demais

O Multishow tem um pacote de programas de sexo, exibido após a meia-noite.

Existem coisas ali, por mais aguçados que sejam os fetiches de algumas pessoas, que não têm o menor cabimento. Como o de um grupo de meninas, com caras, bocas e poses, lavando carro. Será que tem alguém que se excita ou entusiasma com isso?

Rádio

Flávio Gomes, xará duplamente e parceiro de outras jornadas, é a novidade no esporte da Transamérica FM – SP. A sua contratação foi definida pelo chefe Eder Luiz, no final da última semana.

Ficará sob o comando do Flavinho a apresentação do “Esporte de Primeira”, diariamente, no começo da manhã, a partir da sua estreia, em novembro, com meia hora a mais de duração: 6h30 às 8h.

Luciana Gimenez recebe Monique Evans no "Luciana By Night" - Fernanda Simão / Divulgação RedeTV! - Fernanda Simão / Divulgação RedeTV!
Monique Evans no "Luciana By Night"
Imagem: Fernanda Simão / Divulgação RedeTV!

Jogo aberto

Monique Evans é a convidada de Luciana Gimenez no “Luciana By Night” desta terça-feira, às 23h, na Rede TV!.

A apresentadora irá falar sobre o relacionamento com outra mulher, a atual namorada e DJ Cacá Werneck.

Bate – Rebate

·       Extintor à parte, está uma pegação de pé muito grande em cima de “Os Dez Mandamentos”...
·       ... Existem reclamações porque um ator é mineiro, outro carioca ou paulista, por causa dos seus respectivos jeitos de falar...
·       ... Aí já é um pouco demais.
·       E o segredo sobre os resultados da GfK continua...
·       ... Não tem quem não fique intrigado com isso...
·       ... Até mesmo dentro das emissoras diretamente envolvidas, o silêncio em torno desses resultados é total e absoluto...
·       ... Os poucos que têm acesso a eles já foram prevenidos de que não podem vazar de jeito nenhum...
·       ... Sob pena de severas punições.
·       O SBT vai reprisar pela enésima vez “Maria do Bairro”, com a expectativa de que dará boa audiência...
·       ... É caso de divã. O que leva algumas pessoas assistirem a mesma coisa tantas vezes???
·       Ontem, na Folha, o mestre Ruy Castro falou do “desgaste, a deterioração e, a longo prazo, a quase destruição” dos filmes...
·       ... Será que as novelas mexicanas conseguem se ver livres disso?
·       A solidariedade desta coluna ao Roberto Cabrini, que perdeu seu pai, seu Natalino, aos 90 anos, na semana passada, em Piracicaba.

C´est fini

Encerrando com “Velho Chico”, outra forte aposta da novela será o lançamento de novos atores. Já existe um trabalho em cima disso, inclusive em locais onde a novela irá gravar as suas externas.

Estão previstas bases em Bom Jesus da Lapa, Juazeiro e Petrolina, entre outras.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco