Topo

Mal executado, beijo na televisão causa pânico em atores

Em "A Regra do Jogo", Lara e Orlando acabam na cama após reencontro - Reprodução/A Regra do Jogo/Gshow
Em "A Regra do Jogo", Lara e Orlando acabam na cama após reencontro Imagem: Reprodução/A Regra do Jogo/Gshow

Flávio Ricco*

Colunista do UOL

02/11/2015 07h00

Já reparou que os chamados "beijos técnicos" nas novelas e séries estão cada vez mais técnicos? É como se estivessem em cena robôs, protagonizando uma trombada de geladeira. Em muitos casos, esse momento --às vezes tão aguardado pelo telespectador-- é tão mal executado que era melhor não constar do roteiro: não passa romantismo nem verdade. São poucos os atores que se jogam.

"Ah, mas o nome já diz que é técnico". Tudo bem. Mas não precisa esconder os lábios, meter a boca no nariz ou no queixo. Nem mesmo a câmera pegar de lado.

Como na TV existe a exposição --e, quem sabe, o receio de arrumar confusão em casa--, muita gente entra em pânico antes dos ensaios. O "valendo" vira um drama. Tem quem não goste, quem fique constrangido ou que tenha outra preferência. Respeitamos tudo, mas trabalho é trabalho.

O fato é que isso também vai de cada estilo de direção, seja por motivos como horário de exibição do produto ou outros fatores. No texto é comum, quando a relação entre os personagens pede, haver orientações do tipo: "e eles se beijam apaixonadamente". O problema é que muitos não querem saber dessa "orientação" e, no ar, não engrena. Fake demais.
 
Festa do Emmy - 1

Marina Ruy Barbosa, prestes a estrear em "Totalmente Demais", vai acompanhar Aguinaldo Silva na festa do prêmio Emmy Internacional, marcada para o dia 23 de novembro no hotel Hilton de Nova York. Lilia Cabral e Alexandre Nero também deverão dar um pulinho no evento.

Festa do Emmy - 2

A novela "Império", escrita por Aguinaldo e com Marina na pele de Maria Isis, briga por uma estatueta. Fernanda Montenegro e a série "Psi", da HBO, também concorrem ao Emmy.

Curinga

Logo depois de "Êta Mundo Bom", estreia da Globo em janeiro e substituta de "Além do Tempo", Walcyr Carrasco tem tudo para voltar à faixa das 21h. Na emissora, ele é visto atualmente como um curinga, que escreve para todos os horários. E seu retorno para a chamada "Novela 3" é dado como certo, mas, isso, lá por 2018/2019.

Só dá Luan

Luan Santana grava, na próxima quarta-feira (4), uma participação especial em "I Love Paraisópolis". Figurinha fácil dos programas da Globo, ele ficará responsável por um show que reunirá boa parte do elenco da trama.

Indicação

A propósito de "I Love Paraisópolis", Mario Teixeira, parceiro de Alcides Nogueira no roteiro, foi indicado ao Prêmio Jabuti na categoria de melhor juvenil com o livro "A Linha Negra".

Torcida

A presença confirmada de Rodrigo Santoro em "Velho Chico", especialmente convidado para a primeira fase da novela, já despertou a torcida dos fãs da ex-"Rebelde" Mel Fronckowiak, namorada dele, para uma participação da jovem na mesma novela.
Sobre o assunto, a produção desconversa.

Estratégia

A diretora Cininha de Paula elaborou o seguinte plano de trabalho para a nova "Escolinha", que teve suas gravações encerradas na última sexta-feira: cada ator do elenco só recebeu da produção o seu texto. Não havia um roteiro completo. Assim, um não sabia nada do que o outro "aluno" iria dizer em cena. E se surpreendia, caía na gargalhada, de modo autêntico.

Sem privilégios  

Outra ideia da Cininha foi não estabelecer um ordem de chamada durante as gravações, o que garantiu o elemento surpresa mais uma vez. Como ninguém sabia quem seria acionado pelo Professor Raimundo (agora interpretado por Bruno Mazzeo), isso obrigou o grupo a ficar ligado o tempo todo. A produção estreia no dia 23 de novembro no canal Viva e chega em dezembro à Globo.

Programa no Rio

Uma vez mais surgiram rumores de que a Record poderia levar os programas de Marcos Mion e Rodrigo Faro para o Rio de Janeiro (RecNov), a fim de desafogar os estúdios de São Paulo. Lá, como se sabe, tem espaço de sobra, porém, os trabalhos continuam acontecendo na Barra Funda, zona oeste da capital paulista.

Departamento de sonhos

Uma outra conversa que circulou na Record diz respeito à sua teledramaturgia, de que finalmente estariam pensando em alguém do ramo (um autor de novelas, no caso) para acompanhar o departamento de perto. Mas por que será que é tão difícil acreditar nisso?

Invertendo

A primeira fase de "Além do Tempo", na Globo, foi encerrada com bastante destaque na personagem de Alinne Moraes. Já na segunda parte, a ordem é passar essa bola para Paolla Oliveira.

Bate - Rebate

  • Fábio Rabin estreia no próximo dia 6 de novembro no Teatro Fashion Mall, no Rio, o espetáculo "Queimando o Filme!"...
  • ... Que ficará em cartaz naquele espaço até o Carnaval.
  • A equipe de Xuxa, na Record, vai jogar duro no momento de negociar a mudança para a produtora Casablanca...
  • ... O pessoal do programa promete bater o pé em várias questões, especialmente em se tratando de redução nos ganhos, a partir desse processo de terceirização...
  • Ainda sobre Xuxa, o episódio "rapaz americano" segue repercutindo (mal) na Record...
  • ... Para a próxima edição do Teleton, a ideia é não liberar o pessoal do seu primeiro time, aliás, como já fazem outras emissoras.
  • Na terça-teira (2), acontece a estreia da Silvia Poppovic no "Jornal da Manhã" da rádio Jovem Pan.
  • "A Floresta que Se Move", filme com Ana Paula Arosio e Gabriel Braga Nunes, entra em cartaz na quinta-feira.
  • Pelo menos até a chegada de "A Terra Prometida" ou "Escrava Mãe", após "Os Dez Mandamentos", a Record terá apenas reprises na área de teledramaturgia.
  • O ator Bruno Lamberg e a série "Red" foram indicados ao NYC Web Festival 2015.
  • Estreia nesta segunda-feira, às 23h30, no canal A&E, a série investigativa "Desaparecidos", do diretor Anderson Jesus, em 13 episódios.


C'est fini

A Globo fechou o dia 16 de dezembro, uma quarta-feira, para a exibição do especial "Festeja", gravado em Cuiabá, no Mato Grosso. No programa, há as participações de Paula Fernandes, Luan Santana, Henrique e Juliano e Bruno e Marrone.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery