Topo

Coluna

Flávio Ricco


Horários de rádio e TV estão nas mãos de qualquer um

21/11/2015 07h01

O descaso das autoridades competentes (?) com o loteamento de horários na televisão e no rádio apenas nos surpreende porque os números são a cada dia mais assustadores.

Aqui já foi dito que para todo e qualquer cidadão brasileiro se habilitar na concorrência de um desses veículos, todos os documentos possíveis e imagináveis serão exigidos, se bobear até mesmo chapa do pulmão e ultrassom do dedinho do pé. No sentido completamente inverso, o descaso é completo e absoluto no caso da ocupação por terceiros, porque para tornar possível qualquer negócio, basta pagar e levar. 

É assim que funciona e o que nos leva a uma perspectiva ainda mais desalentadora, por se constituir em uma situação que só interessa aos compradores em potencial, as igrejas com antena em cima e empresas vendedoras de produtos – de anéis ou relógios de qualidade duvidosa até abridor de garrafas de cerveja.

Uma invasão sem fim, que já colocou o rádio na triste situação em que se encontra e está levando a televisão para o mesmo caminho.

Mandou bem

A Record agiu certo em transferir a exibição do último capítulo de “Os Dez Mandamentos” para segunda-feira (23).

Primeiro porque ganhou mais um dia e ontem, sexta, foi feriado em vários municípios brasileiros.

Está dentro

Roberto Bomtempo também foi confirmado na novela “A Terra Prometida” da Record. A sua escalação foi uma das exigências do diretor Alexandre Avancini.

Em compensação

Por outro lado, o ator Luís Guilherme não está mais no elenco da Record. Depois de vários trabalhos realizados, nas novelas ou séries, ele não teve o seu contrato renovado.

Nome provável
 Paolla Oliveira, depois de “Além do Tempo” e de vários trabalhos seguidos na Globo, tem a promessa da Globo de sair do ar e não voltar tão cedo.

E “por não voltar tão cedo”, entenda-se, todo o ano que vem. É bem possível que o seu retorno só aconteça na próxima novela de Glória Perez, em meados de 2017.

Por que tanto?

Na última quarta, como se sabe, foi gravado o especial do programa da Sabrina na Record. Até aí, normal. Todos estão gravando o seu.

No caso da Sabrina o que chamou a atenção foi o elevado número de câmeras no estúdio, oito no total, o dobro do que normalmente acontece. Até pessoas do jornalismo foram chamadas para operar.

No mesmo embalo

Faa Morena também gravou o especial do “Ritmo Brasil”, recebendo como convidado o cantor Aguinaldo Rayol.

E tendo a locação escolhida, a Catedral da Sé, como curiosidade. O programa vai ao ar no dia 19 de dezembro, às 14h.

De última hora

O processo de terceirização do RecNov, em vias de ser entregue à Casablanca, poderá ser adiado ou simplesmente alterado. Toda a produção dos outros 50 ou 60 capítulos de “Os Dez Mandamentos” será de inteira responsabilidade da Record.

Externa

Na noite de ontem, sexta, no teatro da Universidade Anhanguera, o SBT gravou o primeiro show da C1R, a banda da novela “Cúmplices de um Resgate”. Ainda não há uma definição de quando irá ao ar ou em qual capítulo.

Procura-se

A produção de “Velho Chico”, da Globo, está em busca de uma jovem atriz, faixa dos 14 ou 15 anos, para as gravações de uma fase da novela. 

O principal requisito é que essa pessoa tenha forte semelhança com Camila Pitanga. Quem se achar parecida com ela que se habilite.

Entrando na briga

Isis Valverde conseguiu uma licença na Globo para poder estudar e viver um tempo nos Estados Unidos.

E ela deve ficar lá até janeiro, quando ficou de voltar e se colocar à disposição dos autores de novelas ou séries para novos trabalhos.

Outra praia

Sem comentar sua passagem pelo “Porta dos Fundos”, Letícia Lima, Alisson de “A Regra do Jogo”, gravou o programa “Altas Horas”, do Serginho Groisman, que a Globo exibe neste sábado.

No programa ela preferiu relembrar momentos da infância e o gosto por cozinhar.

Bate – Rebate

•       Novembro chegou e a Monica Iozzi continua no “Vídeo Show”...
•       ... Nada mais se falou sobre a sua saída para as novelas...
•       ... Dizem, no entanto, que isto ainda irá ocorrer, mas ninguém sabe quando.
•       O Fox Sports tem trabalhado para apresentar algumas surpresas, em termos de formação de equipe, para a cobertura da Olimpíada do Rio...
•       ... Só que ao contrário do SporTV, que pretende se utilizar de 16 canais simultâneos nesta transmissão, a Fox fará uso apenas dos seus dois.
•       Alguém, um dia, poderia imaginar essa santa coluna dando notas sobre orçamento de playground?...
•       ... Ou, quem sabe, preço de pintura de prédios? Pois bem, os amáveis assessores dessas empresas e de outras que tais, não param de enviar seus releases para cá...
•       ... Alguém tem alguma sugestão do que devo fazer com eles?
•       Agora, esse sim: recebi dos amigos José Hamilton Ribeiro e Amaury Junior, convite para o coquetel de lançamento do livro “Música Caipira”...
•       ... Encontro marcado para esta próxima quarta-feira, dia 25, no Bar Brahma, a partir das 7 da noite.

C´est fini

A Bandeirantes, conforme o noticiário, dispensou o narrador, repórter e apresentador Alex Muller nesta última semana. O que mais se ouve nos interiores das emissoras é que uma série de fatores são levados em consideração quando decisões como esta precisam ser tomadas.

No caso específico do Alex seria bem oportuno que a direção da Band se manifestasse sobre quais fatores foram levados em conta. Ele sempre se mostrou um profissional correto, desempenha várias funções e é pai de seis filhos.

Nada disso foi suficiente? Ainda bem que na vida, quando uma porta se fecha, outra se abre imediatamente.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco