Topo

Opinião: A TV do Brasil não pode abrir mão da Marília Gabriela

Colunista do UOL*

05/12/2015 07h01

Marília Gabriela, na semana que passou, anunciou que irá se afastar do GNT, depois de 20 anos de casa, apresentando as suas entrevistas todos os domingos.

Antes, no começo deste 2015, em uma decisão parecida e que também acabou surpreendendo, ela já tinha optado por não renovar contrato com o SBT e se desligar da TV aberta.
 
Com a autoridade de quem, em um certo e feliz período dessa vida, teve oportunidade de conviver profissionalmente ao lado dessa jornalista, é possível assegurar, sem qualquer exagero, que este será um dos maiores desfalques da TV atual. Perdemos todos.
 
A capacidade de trabalho da Gabi é conhecida desde o dia em que ela, na antiga TV Globo, da Marechal Deodoro, em São Paulo, se apresentou na sala do diretor de jornalismo Paulo Mario Mansur, dizendo que queria trabalhar lá.
 
Daquele dia em diante uma história muito bonita foi escrita. Além de apresentadora, e cantora e atriz de vez em quando, ela é quem melhor sabe entrevistar na televisão brasileira. Nunca, em nenhuma das zilhões de ocasiões em seus programas, nada deixou de ser perguntado. Que seja só um “até breve”.
 
A TV do Brasil ainda não está em condições de prescindir de figuras do talento e perspicácia de Marília Gabriela.
 
Tabelinha
A premiação aos melhores jogadores do Brasileirão 2015, promoção do Lance com a ESPN Brasil, acontecerá na Sala São Paulo, já na segunda-feira, a partir das 12h30.
 
Na apresentação, Dan Stulbach, Eduardo Monsanto, Paulo Soares "o Amigão", Antero Greco, Fernando Nardini e Juliana Veiga.
 
Pilotos
Ainda não há uma decisão sobre a substituta de Mônica Iozzi no “Vídeo Show”.
 
Apesar de haver um certo tempo para isso, porque ela irá continuar até 29 de janeiro, a Globo resolveu intensificar os testes em busca da sua substituta. Giovanna Ewbank é um nome que agrada.
 
A propósito
Além da beleza, indiscutível, Giovanna tem procurado solidificar sua carreira, investindo com muita responsabilidade em diversos setores.
 
Ainda recentemente fez uma série de trabalhos para o “Domingão”, arrancando do exigente Fausto Silva os melhores elogios.
 
Grazi no Pânico
Grazi Massafera, a exemplo de vários outros artistas da Globo e profissionais de outros veículos, prestigiou, quarta-feira, no Rio, o lançamento de “Unidos do outro mundo – dialogando com os mortos”, livro de ficção escrito por Boni.
 
Na oportunidade, ela aceitou chamado do “Pânico” para o quadro “Botecão”, no ar neste domingo, e se mostrou ser muito forte para bebida. Encara legal.
 
Merece uma próxima
Uma das boas estreias do GNT na presente temporada, “Odeio Segundas”, com Marisa Orth, Fernanda Paes Leme, Anderson Muller, Carol Machado e Thiago Rodrigues terá uma próxima temporada no ano que vem.
 
Um outro grande acerto da dupla Fernanda Young e Alexandre Machado.
 
Agora já foi
A premiação da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo já aconteceu e foi antecedida de toda confusão que tinha direito. Agora é pensar na próxima.
 
Por exemplo: não deixar mais acontecer rádio de web prometendo prêmio para quem votar nela. Não dá. No fim pegou segundo lugar, mas trata-se de algo que fere qualquer linha de lógica ou decência.
 
Premiação na Globo
Na quinta-feira, no maior estúdio do Projac, aconteceu o final da premiação anual interna que distribuiu troféus aos melhores profissionais da Globo, escolhidos pelos próprios colegas de trabalho.
 
A cerimônia de entrega foi apresentada por Monica Iozzi e Otaviano Costa. E prestigiada por toda diretoria, aplaudindo os ganhadores.
 
Trabalho encerrado
Letícia Dornelles e equipe de redatores do novo programa do Tom Cavalcante já entregaram todos os roteiros da primeira temporada.
 
Feito isso, ela deixou nas redes sociais o recado: “agora, até janeiro, só quero relaxar, brincar com meu filho, e beijar na boca”. Assim seja. Em nada disso, nenhuma contraindicação.
 
Ficou difícil
Se a Globo levar mesmo em frente o plano de remontar o “Viva o Gordo”, em modelos próximos ao “Sai de Baixo” ou da “Escolinha”, será necessário buscar outra opção de gordinho.
 
Leandro Hassum, em fase sarada, já pode ser considerado “fora de forma” para o projeto em questão. Está até pegando onda.
 
Gaveta
A série “Supermax”, em produção na Globo, com Cleo Pires, Mariana Ximenes e a participação de Pedro Bial, ficou mesmo para o ano que vem.
 
O detalhe é que a sua exibição será anunciada em abril, juntamente com a nova programação de 2016.
 
Mandando ver
Também em linha de produção, o novo “Amor & Sexo” da Fernanda Lima terá as suas gravações concluídas entre os dias 15 e 20 deste mês.
 
O formato é o mesmo da temporada anterior. A expectativa é grande, porque a sua exibição será aos sábados, no horário tradicionalmente ocupado pelo “Zorra”.
 
Importante considerar que...
Mesmo numa faixa de horário anterior das temporadas passadas, o que não deixa de ser um novo desafio, nas gravações se observa que o programa continua livre, leve e solto.
 
Exibição depois das 22 horas, portanto, nada a contestar.
 
Bate – Rebate
·       Conversa do “CQC” com Aline Riscado continua bem animada...
·       ... O martelo, naquilo que se refere à contratação dela, deve bater ainda este ano...
·       ... Revela-se, no entanto, que o “CQC”, já de alguns dias, deixou de ser a única opção dela para o ano que vem.
·       Astrid Fontenelle, com contrato renovado no GNT, vai continuar com o “Saia Justa” no ano que vem...
·       ... E são grandes as chances de permanecer com as mesmas companheiras ao seu lado...
·       ... Por aí se entenda Bárbara Gancia, Maria Ribeiro e Monica Martelli.
·       Na Globo vai sair mesmo um novo programa para o Marcelo Adnet, além do “Tá no Ar”...
·       ... Tem o formato de um talk-show, mas será exibido uma vez por semana e no esquema de temporada.
·       O especial “Chico Eterno”, em homenagem ao Chico Anysio, será levado ao ar pela TV Verdes Mares, neste domingo, depois do “Fantástico”...
·       ... Em seguida, já existe a garantia, irá exibido na Globo Internacional
 
C'est fini
Maitê Proença enviou flores e bilhetes de agradecimento ao pessoal que trabalhou na sua “quase-nudez” no “ExtraOrdinários”, do Sportv.
Como agradecer não é uma atitude comum nos bastidores, esta deve ser destacada.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração José Carlos Nery