Topo

Coluna

Flávio Ricco


Reflexões sobre o fim do "CQC" na Bandeirantes

"CQC" terá ano sabático -
"CQC" terá ano sabático

Flávio Ricco*

11/12/2015 07h01

No passado, a Bandeirantes já teve, como lançamentos seus, Fausto Silva e Luciano Huck. Eles saíram por causa de propostas melhores da Globo, mas também porque nunca existiram maiores investimentos em seus programas. A grande simpatia que até hoje têm pela casa não foi suficiente para segurar nenhum dos dois.

Mais recentemente, por casualidade, Mônica Iozzi e Felipe Andreoli também deixaram a Band com destino ao mesmo Projac.

Aliás, depois da MTV, em tempos mais recentes, o "CQC" foi quem mais lançou bons valores no mercado, como Danilo Gentili, Rafinha Bastos, Rafael Cortez, Marco Luque e inúmeros outros, isto sem contar Marcelo Tas que já era conhecido e consagrado de outras jornadas.

Sinal mais que evidente da qualidade do produto e que só terá um fim, agora, porque não recebeu aplicações e cuidados que deveria. Por interesses outros e até mesmo políticos, o programa foi descendo degrau por degrau, deixando para trás todo um caminho de conquistas e que o fez merecedor de praticamente todos os prêmios existentes.

E que isto sirva de exemplo. O "Pânico", como outra situação, ainda não é uma fatura vencida, mas corre o risco de cair na mesma situação senão se reinventar. É um programa que ainda tem gás e conta, como grande patrimônio, com um pessoal muito bom, mas que já vem apresentando visíveis sinais de cansaço.

Isso é uma coisa...

... A outra é que

Hoje, o Carioca, Marvio Lucio, está lotando teatros em todo o país, com o espetáculo "Dilma Ducheff - Saudando a Mandioca". Existem, claro, brincadeiras e críticas à presidente, mas também aos seus opositores, além de outros valores da sociedade.

Operação cala boca

Aí alguém pode perguntar, por que a "Dilma Ducheff", do Carioca, não aparece tanto no "Pânico" da Band?

Resposta: a Band, veladamente, não permite. É a mesma operação "cala boca" que vitimou o "CQC", já de muito tempo, e que contribuiu para esgotar a fórmula do programa. E algo que também já pegou Danilo Gentili no SBT.

O nome disso, se alguém não sabe, é censura.

Despedida do mito

O canal Fox Sports vai transmitir com exclusividade nesta sexta-feira, 21 horas, o jogo festivo que marcará o pendurar de chuteiras do goleiro Rogério Ceni.

Um encontro entre as equipes dos mundiais de 1992/1993 contra a de 2005. Narração de Marco de Vargas, comentários de Mario Sergio e reportagens de Fernando Caetano, André Cavalcante, Jackson Pinheiro, Gudryan Neufert e Lara Mota.

Rogério na Band

Rogério Assis, que durante muitos anos trabalhou na Pan e estava na 105 FM, assinou contrato com a Bandeirantes na terça-feira.

Considerado um dos craques da narração esportiva, Rogério vai atuar em todas as emissoras do grupo. A negociação vinha de algum tempo.

Sem restrições

Houve um tempo em que a menina Maísa Silva era exclusiva do "Programa Silvio Santos". Muito raramente, e só com a autorização dele, era permitido que ela se apresentasse em outro lugar.

Maísa continua contratada do SBT, mas hoje já não existem mais tantas restrições quanto às produções da própria casa ou fora de lá.

Quatro paredes

Entre os mais próximos, Silvio Santos já se revela arrependido do acordo feito com a Disney.

Os estragos na audiência do SBT não compensam os valores que entram no seu cofre. Hoje, diante dos resultados que têm recebido, ele já admite que não foi um bom negócio.

Mudança de mãos

A TV Aratu, de Salvador, também chamada de SBT Bahia, agora está nas mãos de Ana Coelho.

Ela vem a ser filha do dono da emissora, o fazendeiro Roberto Coelho. Chegou, chegando. Está cheia de planos.

Salto da Rede TV!

O maior beneficiário com o fim do "Programa da Tarde", na Record, sem dúvida alguma, foi o "A Tarde é Sua", da Rede TV! e da Sonia Abrão. Os números mostram.

De julho para cá, houve um salto dos mais interessantes na sua audiência, com médias entre 3 e 4, batendo 5 de pico quase todos os dias. Números muito acima do padrão atual da emissora.

Mais um ano

Otávio Mesquita, no final da tarde da última quarta-feira, renovou seu contrato com o SBT. O "Okay Pessoal" vai continuar na grade por, pelo menos, mais um ano.

A única diferença é que a sua realização obedecerá agora um novo modelo de negócio. As partes passam a ser sócias na sua produção.

Um crime

Ulisses Costa deve ser destacado, nos dias atuais, como um dos maiores nomes da narração esportiva no rádio. E não só de São Paulo.

Até por causa disso, ao mesmo tempo, ele consegue ser o pior narrador de futebol na televisão. Na noite de quarta-feira, com a transmissão do Torneio Internacional de Futebol Feminino o telespectador da Bandeirantes foi induzido a pensar que tinha sintonizado uma emissora AM/FM, não um canal de TV. Só está se queimando.

Precisa calma

Durante toda essa semana, o "Rede TV! News" foi transmitido de Brasília. Na quinta-feira, irritado com as seguidas quedas de áudio no jornal, Luciano Faccioli – "via Embratel" - soltou um bem sonoro "c..., caiu de novo", que todo mundo ouviu.

Essa declarada guerra da técnica com o jornalismo da Rede TV! ainda vai acabar mal.

Bate – Rebate

• A rádio BandNews FM ganha o reforço de João Marcello Bôscoli no seu time de colunistas, a partir da próxima semana...
• ...Bôscoli e Tatiana Vasconcellos vão apresentar o "Toca BandNews", terças e sextas, debatendo diversos aspectos da música, às 12h47, 16h40 e 19h17.
• Record já fez as escalas do seu jornalismo para o Natal e Ano Novo...
• ... O esquema é aquele mesmo, quem trabalha num, folga no outro.
• Dennis Carvalho foi escolhido para dirigir a próxima novela de Thelma Guedes e Duca Rachid...
• ... A primeira das duas na faixa das 21 horas.
• Tudo está sendo feito para evitar atrasos nas gravações de "Totalmente Demais"...
• ... Mas apesar deste esforço, está bem complicado manter o cronograma em dia.
• É impressionante como as coisas funcionam. Não deixam nem esfriar...
• ... Imediatamente após Marília Gabriela anunciar a sua saída do GNT, apareceram vários interessados – e bota interessados nisso – em ficar com o horário dela...
• ... Todos, com a ideia de um programa de entrevistas, "mas bem diferente do que tem por aí".

C´est fini

A grande final do “Prelúdio 2015”, da Cultura e do Júlio Medaglia, irá ao ar neste domingo, a partir das 12 horas. É o único programa da televisão brasileira que abre espaço para a nova geração de instrumentistas. A apresentação é do próprio maestro e de Roberta Martinelli.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco