Topo

Trabalhar com criança na televisão está cada dia mais complicado

Colunista do UOL*

17/12/2015 07h01

No dia da grande final do programa, como surpresa e uma surpresa das mais desagradáveis, a Bandeirantes decidiu não fazer uma segunda temporada do "MasterChef Júnior". Pais e mães à parte, a sua direção chegou à mesma conclusão de outras emissoras, de que não dá mais para trabalhar com criança na televisão do Brasil.

As dificuldades e leis que só existem aqui, diferentemente de qualquer lugar do mundo, sempre acabam por inviabilizar todo e qualquer projeto.

Ao contrário de outros países, não é permitido ao menor de 18 anos fazer sucesso e ganhar seu próprio dinheiro, porque há o entendimento de que isso poderá "afetar o seu desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social".

A discussão é longa e vem de muito tempo, até porque as interpretações são muito diferentes ao que existe de estabelecido.

Em julho passado, com o seu programa das manhãs, o SBT se viu às voltas com o mesmo problema, ao contrário da Band que preferiu cortar o mal quase pela raiz.

Ainda sobre o "MCJ"
A Band, nesta quarta-feira, quase 24 horas depois da nota postada, se manifestou, dizendo que tem os direitos do "Master Chef Junior" e que não há a decisão de não realizá-lo.

Na mesma nota, no entanto, nada diz se há intenção de realizá-lo. De acordo com fontes da coluna, o programa não estará na grade de 2016.

Toque de reunir - 1
Desde terça-feira, a Record passou a reunir, no seu endereço de Ipanema, no Rio, os atores das suas duas próximas novelas, "Dez Mandamentos – Parte 2" e "A Terra Prometida".

Já passaram por lá Larissa Maciel, Juliana Silveira, Castrinho, Sandro Rocha e muitos outros.

Toque de reunir - 2
Esses encontros com o diretor de teledramaturgia Anderson de Souza servem para explicar como tudo vai funcionar daqui em diante, com a terceirização para a Casablanca.

E estão acontecendo em Ipanema, porque a área do extinto RecNov, em Vargem Grande, permanece com cadeado na porta. 

Ficção e realidade - 1
A novela "Cúmplices de Um Resgate”", exibida pelo SBT, chega à marca de 100 capítulos nesta sexta-feira (18).

Marcando a ocasião, vai acontecer o primeiro encontro entre a protagonista Rebeca (Juliana Baroni) e a vilã Regina (Maria Pinna), sequestradora de suas filhas.

Ficção e realidade - 2
A personagem da Juliana, pela primeira vez, surgirá sentada em frente à escadaria da Catedral da Sé, em São Paulo, junto com a ONG Mães da Sé, segurando uma placa e procurando sua filha.

Exceção à imagem de Manuela (Larissa Manoela), as demais placas são de casos reais. Ou seja, mistura de ficção com realidade.

Esquema montado
O SBT já definiu o planejamento de "Cúmplices de Um Resgate" para o período de festas. A equipe vai interromper as gravações entre 24 e 27, e de 31 a 3 de janeiro.

Nenhum problema quanto a isso, porque a novela possui uma frente bem comportável. 

Discretamente
Ontem, já no final do expediente, ainda foi possível falar da desistência da Bandeirantes em levar ao ar, neste 2015, a sua tradicional retrospectiva do jornalismo.

Não existe passo atrás menor do que este.

E não existe por quê?
Em primeiro lugar não se pode aceitar qualquer outra justificativa que falta de vontade.

Custo, em retrospectiva, não existe nenhum. Ao contrário, é mais um produto para colocar na vitrine. Essa foi uma das piores notícias do fim do ano.

Último do Jô
Amanhã, sexta, a TV Globo vai exibir o último "Programa do Jô" deste 2015.

Férias para a companhia. O retorno está marcado para 28 de março, uma segunda-feira.

Complicado
Nada contra as férias do Jô, muito menos da sua equipe. São mais que merecidas, até em função dos bons serviços prestados.

O problema é que as madrugadas da TV ficarão bem menos inteligentes com o programa fora do ar.

Bate – Rebate

• Maytê Piragibe estreia em fevereiro, no Rio, o espetáculo "A Serpente", baseado na peça de Nelson Rodrigues. Teatro Nathalinha, na Barra da Tijuca.
• Edgard Piccoli, apresentador do "Morning Show", da Jovem Pan, gravou participação no especial "MasterChef de Natal"...
• ... A competição reúne participantes das duas primeiras edições e vai ao ar no dia 22, na Band.
• O desenho do "Carrossel" no SBT vai estrear no dia 4 de janeiro...
• ... Em 26 episódios, será levado ao ar entre as duas novelas na faixa da noite.
• Cada um tem o extintor que merece... No "Rede TV! News", terça-feira, teve quem deixasse copinhos de plástico sobre a bancada.
• José Luiz Datena sai de férias amanhã na Band.
• Falei no programa do Jô, mas não disse: Debora Bloch será uma das suas entrevistadas no último programa do ano.
• Neste sábado, às 23 horas, no Fox Sports, Nivaldo Prieto vai apresentar o especial do Corinthians, “O Segredo de um Grande Campeão”.

C'est fini
As afiliadas da Record reclamam da falta de maior atenção e cuidado por parte da geradora de São Paulo.

As queixas vão desde a falta de material para trabalhar melhor essas praças, como a atrasos em informações da programação, que acabam por provocar frequentes prejuízos.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery