Topo

Record jogou fora os bons resultados de "Os Dez Mandamentos"

Flávio Ricco*

Colunista do UOL

27/12/2015 07h01

Os números de agora só atestam o enorme erro cometido pela direção da Record, em não apostar em um trabalho ou não projetar um outro que pudesse dar continuidade aos excelentes resultados conquistados pela novela "Os Dez Mandamentos".

De todas as saídas que existiam, a pior foi escolhida ou modificar uma decisão que já havia sido tomada, sepultou a sete palmos um horário que foi conquistado com enormes dificuldades.

Pela ordem natural das coisas, a substituta natural de "Os Dez Mandamentos" seria "Escrava Mãe", uma produção encomendada da Casablanca, em perfeitas condições de entrar no jogo e fazer melhor figura que a simples repetição de velhos seriados.

Os resultados, sem dúvida, seriam infinitamente melhores. Mas não. O horário das 20h30 continuará reservado para uma próxima atração religiosa, que ninguém sabe informar quando irá ao ar.

Hoje, diante de tal panorama, verifica-se que "Os Dez Mandamentos" foi para a Record a mesma coisa que "Pantanal" para a falecida Manchete.

E o que vai acontecer?

"Os Dez Mandamentos - Parte 2", quando entrar no ar, terá responsabilidade igual a da parte 1.
Ou seja, remar tudo de novo. O que foi conseguido ma primeira terá que ser reconquistado. Isso se chama falta de planejamento.

Vai indo

Depois de um começo complicado, com a forte concorrência de "Os Dez Mandamentos", a novela "A Regra do Jogo" conseguiu se colocar.
Hoje, sem correr sustos, já tem se colocado no patamar dos 30 pontos e com tendência de crescimento.

Precisa contar

É necessário, no entanto, destacar que, junto com outro inegável bom texto do João Emanuel Carneiro, "A Regra do Jogo" está exagerando no direito de boas interpretações.
Chama atenção como a maioria vestiu seu personagem. Se hoje existe um nivelamento em sua interpretação, é um nivelamento por cima.

Cuidado necessário

Vale por aí também destacar a firme liderança de Silvio de Abreu à frente da teledramaturgia da Globo.
Sabendo desde o começo que tinha um bom produto nas mãos, ele aceitou como perfeitamente natural aquele primeiro momento, quando existiu a concorrência mais forte da Record.

Não por acaso

"A Regra do Jogo", na paralela de todos os cuidados tomados na sua produção, teve a cautela de realizar dois grupos de discussão. Um, bem no começo, e outro, mais recentemente, para aparar as arestas necessárias.

Os segredos da novela

Não raramente, o autor João Emanuel Carneiro tem escrito capítulos especiais de "A Regra do Jogo", cujos roteiros são entregues somente aos atores que irão participar daquelas cenas.

Muita coisa acaba sendo segredo para grande parte do elenco.

Em forma

Nas redes sociais, para os seguidores da Luciana Gimenez, o que se exige, no mínimo, é um bom preparo físico.

Na grande maioria das fotos publicadas ela aparece fazendo ginástica e, não raramente, de ponta-cabeça. Incansável. E isto a qualquer hora do dia, manhã, tarde ou noite, se bobear, até madrugada.

Saiu mesmo

Vinícius Valverde, no "Big Brother Brasil" desde o seu começo, já pode ser confirmado com desfalque desta próxima edição.

Para o seu lugar, desempenhando as mesmas funções, foi chamada Dadá Coelho.

Não está esquecido

Houve uma pausa nos trabalhos do filme sobre a vida de Edir Macedo, mas isto não significa que ele foi esquecido ou será deixado de lado.
A ideia é acelerar a sua produção no primeiro trimestre do ano que vem. A exemplo do que aconteceu com os seus livros, o jornalista Douglas Tavolaro está à frente de tudo.

Desencontrada

"Totalmente Demais" está longe de ser a novela dos sonhos da Adriana Birolli.
Depois de bons trabalhos na Globo – “Império” foi um deles, ela tem, deixado a desejar no desempenho da Lorena. A personagem, em sua defesa, também não é lá essas coisas.

Bate – Rebate

• O antigo RecNov, agora nas mãos da Casablanca, também será destinado para produções de cinema.
• Pelo menos nesses últimos dias de 2015 houve um grande silêncio na Record sobre o projeto de novo programa para Marcelo Rezende...
• ... Aliás, o próprio Marcelo nunca se pronunciou sobre esse assunto.
• As fotos recentes da Bruna Lombardi também repercutiram na Globo...
• ... A sua volta às novelas é um assunto que já está em cogitação...
• ... Há informações de que pelo menos dois autores entraram com a sugestão do nome dela.
• Na TV paga, com as festas do Natal e Ano Novo, vários programas esportivos saíram de férias...
• ... Entre eles, o "Bem Amigos", do SporTV, e o “Linha de Passe”, da ESPN Brasil.
• A nova temporada de "Plano Alto" já foi totalmente escrita por Marcílio Moraes...
• ... Mas ainda não há uma posição da Record sobre a sua produção.

C´est fini

Pessoal fala, brinca e há até quem exagere nas brincadeiras, mas apesar da mesmice de sempre, o especial do Roberto Carlos na Globo sempre chama atenção.
E chama atenção do lado positivo. É uma atração integrada a este período de festas.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery