Topo

Coluna

Flávio Ricco


Programas precisam encontrar novo jeito de votar

Renato Vianna vence o "The Voice Brasil" - Reprodução
Renato Vianna vence o "The Voice Brasil" Imagem: Reprodução

Flávio Ricco*

29/12/2015 07h01

O voto pela internet pode até dar pinta de algo absolutamente democrático, só que não é e, a todo o momento, temos exemplos de que este não pode ser o critério decisivo de coisa nenhuma.

Hoje, pelo menos em se tratando de televisão, existem verdadeiras centrais funcionando para este fim, exercendo influência decisiva nos resultados de concursos ou mesmo realities shows e programas, que de alguma maneira envolvam entregas de prêmios ou dinheiro. E já se comprovou que de nada adiantaram, pelo menos até aqui, os dispositivos de segurança instalados.

As escolhas do "The Voice" nesta sua última edição, por exemplo, assim como tantas outras, demonstraram isto. Foi frustrante o que aconteceu na última fase, com a eliminação de uns (muito bons) e a permanência de outros (nem tanto).

Embora também isso faça parte do jogo, é sempre muito grande o risco de se cometer injustiças.

Parada perigosa

O triste fim do "CQC", anunciado no começo do mês, ainda repercute dentro das TVs e fora delas. Poucos se conformam como Band e a produtora Eyeworks foram deixar isto acontecer.
Por absoluto descaso e falta de investimentos, jogaram fora o maior faturamento da casa.

Fácil verificar

A Bandeirantes vinha tendo, já de muitos anos, o "CQC" como um produto altamente rentável. Tinha um custo de produção elevado, mas sempre coberto com folgas por uma respeitável carga de anunciantes, entre elas, marcas de grande prestígio.

Mas deixaram a maionese desandar.

Hoje se sabe...

Que a Eyeworks foi até onde podia na realização do "CQC", chegando em um certo período ficar por oito meses consecutivos sem receber verba de produção. Não há quem resista. O programa, vítima da falta de investimentos e de interesse, acabou se perdendo no tempo.

Lado contrário

O "Fantástico", com seus problemas e às vezes alvo de críticas, deve ser destacado como um exemplo do bem.

É um programa com 42 anos de vida, que foi se remodelando de tempos em tempos. Houve sempre o interesse em adaptá-lo a novas e desafiadoras realidades.

Mandando ver

Manoel Carlos, mesmo em meio às festas, vai dando os últimos retoques em "Castelo de Areia", minissérie em 10 capítulos, escrita sob encomenda da Globo. O trabalho, usando as melhores características do autor, é apresentado como um “romance”.

Não há ainda uma data para o início da sua produção, mas será no decorrer de 2016, com certeza.

Um ou outro

A fila das 21 horas na Globo está andando. Depois do João Emanuel Carneiro e Benedito Ruy Barbosa, virão Maria Adelaide Amaral e Vicente Villari, novamente juntos, e Glória Perez entrará na sequência substituindo os dois.

A dúvida está no depois, entre Lauro César Muniz, Aguinaldo Silva e a dupla Thelma Guedes e Duca Rachid.

O que se sabe

As informações que chegam da Globo são de que Lauro, nesta sua volta à emissora, já está há algum tempo desenvolvendo uma novela para o horário. Uma história que reflete o atual momento político do país. Thelma e Duca, na mesma linha, tiveram sinopse aprovada.

Já o Aguinaldo, pelo que se sabe, ainda não está mexendo com isso.

Valeu por tudo

A emoção, em todo programa de televisão, é sempre um componente interessante. Renato Peters foi extremamente feliz na sua missão de reunir os quatro brasileiros da medalha de prata do revezamento 4x100, conquistada em Sidney, na Olimpíada de 2.000, no "Esporte Espetacular" de domingo. Trabalho com "T".

Bacana também o encontro de Claudinei Quirino, Edson Luciano, André Domingos e Vicente Lenílson com Galvão Bueno, narrador daquela conquista.

Chegando lá

O SBT deve definir a protagonista de "Carinha de Anjo" nesses primeiros dias de janeiro. Cerca de cem meninas foram testadas e a escolha, depois de tantas etapas, deve sair entre cinco nomes. O voto de Iris Abravanel, uma vez mais, será decisivo.

Operação

O Grupo Bandeirantes acaba de efetivar uma operação de debêntures, pelo prazo de sete anos, no valor de R$ 250 milhões. O Deutsche Bank é o Coordenador Líder, a Caixa Econômica Federal a Controladora e com os suportes da Souza Cescon Advogados, KLA – Kouri Lopes Advogados e Pentágono Agente Fiduciário. 

No Brasil, as debêntures se constituem em uma das formas mais antigas de captação de recursos por meio de títulos.

Bate – Rebate

• Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank praticamente passaram a morar em Fernando de Noronha...
• ... Em toda e qualquer folga, os dois correm para lá.
• Aliás, Giovanna e Bruno têm incentivado outros atores da Globo fazerem o mesmo...
• ... Grazi Massafera, por exemplo, também esteve por lá antes do Natal.
• De volta ao Brasil, conforme o esperado, Isis Valverde já teve seu nome liberado para novos trabalhos na Globo...
• ... É uma que não deve continuar parada por muito tempo...
• ... É uma atriz sempre desperta interesse dos autores.
• Fulvio Stefanini segue fazendo teatro. Não está negociando com nenhuma TV.
• De acordo com o seu novo contrato, a partir de 2016 Otávio Mesquita passa a gravar em sua produtora o programa do SBT...
• ... Vai entregar a fita pronta.

C´est fini

A segunda parte da sexta temporada de "The Walking Dead" volta na mesma noite que os EUA - no dia 14 de fevereiro, à 0h15, com áudio original e legenda.

E como última informação, os 170 capítulos de "Os Dez Mandamentos" foram parar no Netflix.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaborou José Carlos Nery

 

Flávio Ricco