Topo

"A Regra do Jogo" tem atores bons sem função nenhuma na novela

Alexandra Richter e Marcos Caruso estão em núcleo cômico de "A Regra do Jogo" - João Miguel Júnior/Divulgação/TV Globo
Alexandra Richter e Marcos Caruso estão em núcleo cômico de "A Regra do Jogo" Imagem: João Miguel Júnior/Divulgação/TV Globo

Colunista do UOL*

12/01/2016 07h01

"Avenida Brasil", trabalho anterior do João Emanuel Carneiro, tinha como um dos núcleos mais interessantes a casa do Tufão, Murilo Benício. Era sempre divertido e cheio de situações imprevistas, mas com todos os seus personagens ou moradores colocados em campos de ação bem definidos.

Tudo ao contrário do que acontece agora no apartamento do Feliciano, Marcos Caruso, em "A Regra do Jogo". Os atores que moram lá são todos muito bons, mas nenhum deles tem alguma função ou pelo menos até agora não tiveram importância nenhuma no desenvolvimento da história.

Virou uma grande bobagem. Ou um enorme desperdício usar pessoas com o talento do Caruso, Alexandra Richter, Otávio Müller, Suzana Pires e os demais se prestando àquilo ou algo perfeitamente descartável.

Se a intenção era contar com um núcleo divertido, valendo-se da mesma liberdade de criação e expressão daquele que existiu em "Avenida Brasil", constata-se que a experiência não funcionou. Nunca chegou a ser engraçado e a liberdade de improvisação oferecida, pelo menos até agora, não apresentou os efeitos desejados.

Será que nos dois grupos de discussão realizados ninguém observou isso?

Coisa mais chata
No Globo de Ouro, como foi o de domingo, ou até mesmo nas festas do Oscar, vai tudo muito bem até entrarem os seus apresentadores.

Aliás, é de chamar atenção, e isso não é de agora, como eles mesmos conseguem rir das bobagens que falam. Tudo o que se arrastou por quase cinco horas, em uma estava muito bom e sobrava.

Vale por isso
Em todo Globo de Ouro e até mesmo nas festas do Oscar, nas transmissões feitas pelo TNT, é sempre muito bom verificar como o Rubens Ewald Filho se comporta.

Profundo conhecedor das coisas do cinema, ele é absolutamente preciso em suas análises. Fala o necessário, e pronto.

Christiane Pelajo se despediu do "JG" com série sobre imóveis - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Christiane Pelajo se despediu do "JG" com série sobre imóveis
Imagem: Divulgação/TV Globo
Pilotos
O "Jornal da Globo" ficou para trás. Christiane Pelajo já começou a gravar pilotos do programa que irá apresentar na sua volta ao GloboNews.

Quase todas as tardes, ela tem feito nos estúdios de São Paulo um trabalho de preparação para esta nova etapa da sua carreira. A estreia está prevista para março.

Depois de anos no comando do "Jornal da Globo", ela se despediu do telejornal com uma série sobre o mercado imobiliário.

Decoração
"Totalmente Demais", novelas das 7 da Globo, vai seguindo a sua marcha, sem arrancar maiores ou menores suspiros do público presente. Simplesmente vai indo.

Tentando se destacar de alguma maneira, serão otimizadas participações especiais em seus próximos capítulos. Sempre que houver possibilidade, alguém de fora será chamado a colaborar. Fernanda Mota, por exemplo, foi um desses casos, agora vem por aí Maurren Maggi e assim vamos levando.

Joint-venture
Em carta distribuída aos seus clientes, Nielsen e Kantar IBOPE Media anunciaram que, desde o dia 1º de janeiro não existe mais a associação dessas empresas no Brasil para medição de audiência no meio digital.

A decisão de não renovar o trabalho na Internet, segundo nota assinada por Federico Sader, da Nielsen, não afeta a sociedade das duas empresas em outros mercados.

Sequência
Os atores Antônio Fagundes e Cauã Reymond fecharam participação na segunda parte do longa "Alemão", com início de trabalhos no segundo semestre, sob direção-geral de José Eduardo Belmonte.

Fagundes vai se dividir entre o filme e a novela “Velho Chico”, substituta de "A Regra do Jogo".

Em tempo
A Globo estreia nesta terça-feira, logo após "Ligações Perigosas", "Alemão - Os Dois Lados do Complexo", série em quatro capítulos.

É uma versão para TV do primeiro filme reforçada por cenas reais da cobertura da invasão no Complexo feita pela emissora.

Tema romântico
Bruno & Marrone regravaram "Como Vai Você?", dos irmãos Antônio e Mario Marcos, para tema principal da novela "Escrava Mãe", ainda sem exibição definida na Record. 

A versão de agora foi produzida por Santiago Ferraz e Paulo Fedato. Os dois sertanejos também cantam a música tema de "Fatmagül", exibida pela Band.

Curioso isso
Quando questionada, a Record informa que não existe nada decidido até agora, mas num intervalo do "Hoje em Dia", na semana passada, entrou uma chamada de "Escrava Mãe" – a primeira que se tem notícia.

E ainda dizendo que o segundo horário de novelas será aberto com ela. Entenda-se.

Jornalismo
Veruska Donato, além do seu trabalho no "Jornal Hoje" e no dia a dia da Globo, vai estrear sábado na apresentação do "Como Será?", durante a ausência de Sandra Annenberg.

Veruska começou a gravar também pilotos como apresentadora do "SPTV" para os finais de semana. A ideia do jornalismo é movimentar mais o seu pessoal nas escalas dos plantões.

Bate – Rebate

• Será amanhã, um dia antes da coletiva de imprensa, a divulgação oficial dos participantes do "BBB"...
• ... A estreia do programa será na próxima terça-feira.
• No SBT todos foram surpreendidos com a decisão de Silvio Santos...
• ... Além de antecipar as suas gravações e chamar para trabalhar todos os que estavam em férias, ele resolveu alterar todo o esquema de gravações...
• ... Em vez de um dia sim, outro não, agora será diariamente.
•  A Rede TV! tem planos de promover uma forte reformulação no "Superpop", da Luciana Gimenez...
• ... Mas algo que só será colocado em prática após a volta da equipe aos trabalhos, no final do mês...
• ... Luciana, ainda em férias fora do país, quer participar diretamente.
• O diretor Luís Antônio Piá deixou a teledramaturgia do SBT no começo deste ano, porque teve seu nome enfiado numa lista de cortes...
• ... Piá era um dos mais experientes do departamento, mas o seu salário, dizem, “estava acima dos padrões da emissora”.

C'est fini
A primeira temporada do novo programa de Tom Cavalcante para o Multishow está completamente gravada e sua estreia acontecerá em abril, em dia a ser definido.

Mas chama a atenção o fato de o produto ainda não ter um título. No mínimo, curioso, gravar todo um programa, sem saber como ele vai se chamar.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery