Topo

Thiago Lacerda será Tiradentes em nova novela da Globo

Thiago Lacerda voltará às novelas em "Liberdade, Liberdade" - João Miguel Júnior/TV Globo
Thiago Lacerda voltará às novelas em "Liberdade, Liberdade" Imagem: João Miguel Júnior/TV Globo

Colunista do UOL*

22/01/2016 07h01

Visto como um dos maiores projetos da teledramaturgia da TV Globo para este ano, a novela das 23h, "Liberdade, Liberdade" parece que agora vai. Depois de ter a sua autoria trocada, Márcia Prates por Mário Teixeira, assim como alguns dos seus supervisores, Euclydes Marinho e Glória Perez entre eles, os trabalhos passaram a se encaminhar da maneira desejada.

Teixeira teve os 8 primeiros capítulos aprovados e o início das gravações foi finalmente confirmado para esta próxima semana, em cidades de Minas Gerais.

A trama, de época, baseada no argumento de Márcia Prates, é uma ficção inspirada em Joaquina, filha de Tiradentes, que tem como ponto de partida a jovem abandonada pela mãe em um convento e o reencontro das duas muito tempo depois.

Andreia Horta, Mateus Solano, Lilia Cabral, Nathalia Dill e Marco Ricca estão confirmados no elenco, entre outros, e com Thiago Lacerda, personificando a mítica figura de Tiradentes, papel que só agora foi definido.

A estreia será em abril, junto com a nova programação.

Debates da Band - 1
Na quarta que passou, a Bandeirantes promoveu a primeira reunião com representantes dos partidos políticos para discutir a realização dos debates entre os candidatos às prefeituras das principais cidades do país.

Nada a contestar com relação às datas. O do primeiro turno será no dia 22 de agosto e o segundo, em 7 de outubro.

Debates da Band - 2
A causa da discórdia, aquilo que gerou maior discussão entre as partes envolvidas, foi o horário de exibição do debate. Os representantes políticos consideram 11 da noite muito tarde, quando o número de ligados começa a diminuir de maneira bem acentuada.

Fernando Mitre, falando pela Band, mostrou que bater de frente com a novela da Globo será muito pior e apresentou como alternativa uma reprise, na íntegra e sem qualquer edição, no dia seguinte. A reação a esta proposta foi bem positiva. 

Vista aérea
Leonardo Nogueira, definido para dirigir "Sol Nascente", do Walther Negrão, fez um sobrevoo sobre toda a região de Ilha Grande, em Angra dos Reis, já como um trabalho de pré-seleção das locações da novela, substituta de "Eta Mundo Bom!", na Globo.

Em vários desses lugares, agora ele irá voltar por terra para conhecer mais de perto as suas reais condições.

A propósito
Em "Sol Nascente", na sua equipe de diretores, Leonardo Nogueira já tem definida a presença de Marcelo Travesso ao seu lado.

Travesso que hoje está em "A Regra do Jogo".

Olha essa
O antigo RecNov, agora sob direção da produtora Casablanca, continuará com uma portaria exclusiva para todo pessoal envolvido com as novelas e programa da Xuxa. É a entrada da Casablanca.

Uma outra, que deverá funcionar a partir de março, irá receber o Administrativo, RH e, por último, pessoal do Jornalismo da Record no Rio. Ela já está sendo chamada de "Benfica 2".

Pedro Carvalho e Gabriela Moreyra protagonizam "Escrava Mãe" - Antônio Chahestian/Divulgação - Antônio Chahestian/Divulgação
Pedro Carvalho e Gabriela Moreyra protagonizam "Escrava Mãe"
Imagem: Antônio Chahestian/Divulgação
Segundo horário
Em conversas recentes, envolvendo Record e Casablanca, foi colocada a possibilidade de "Escrava Mãe" entrar no ar em abril, como parte de um segundo horário de novelas.

O problema, como diria Joelmir Beting, é que “na prática, a teoria é sempre outra”. Melhor esperar.

Aí sim
Depois de ter acelerado o passo nas gravações deste começo de ano, Silvio Santos prepara nova "saída olímpica".

Como já havia programado, ele vai viajar antes do carnaval em férias para os Estados Unidos e só retornar no começo de abril. Uma gripe persistente, desde o começo desta semana, acabou complicando um pouco.

Fora disso
O Grupo Bandeirantes vem a público comunicar que não tem pretensões nenhuma em investir na área da culinária e que a noticiada compra do restaurante São Judas, em São Bernardo do Campo, na conhecida rota do frango, nunca foi cogitada.

Sequer concretizada.

Nos conformes
Depois de terem a sinopse aprovada na Globo, Rubem Fonseca e Bia Corrêa do Lago, sua filha, já entregaram o primeiro bloco de uma novela.

A sua exibição é pretendida para 2017.

Segura a onda
Quarta-feira, 20, feriado no Rio, chamou atenção o fato de que nenhuma novela da Globo foi gravada. Folga geral.

Segundo se comenta internamente, isso será regra daqui em diante, para conter um pouco os gastos. Até então, salvo raras exceções, feriado era um dia "útil" no Projac. 

Sophie Charlotte foi ao Telecine gravar sua participação no "Preview" - Marcelo Tabach/Divulgação - Marcelo Tabach/Divulgação
Sophie Charlotte foi ao Telecine gravar sua participação no "Preview"
Imagem: Marcelo Tabach/Divulgação
Sophie no sertão
Grávida de sete meses, Sophie Charlotte foi ao Telecine gravar sua participação no "Preview" que vai ao ar na segunda, 25. No programa, ela falou da experiência de ter morado por um mês e meio no interior de Pernambuco durante as filmagens de "Reza a Lenda":

"Eu topei fazer o filme por curiosidade. Não é sempre que você participa de um longa desse porte, nos moldes que é o 'Reza a Lenda'. O Homero (Olivetto, diretor) nos levou para Petrolina, passamos seis semanas lá. Sem contar a parte da caracterização do filme, que é incrível".

Carnaval da Globo
A Globo já está com as suas equipes escaladas para os desfiles das escolas de samba em São Paulo e Rio de Janeiro:

- Grupo Especial Rio: Fátima Bernardes e Luís Roberto comandam a transmissão, com os comentaristas Milton Cunha, Eri Johnson e Pretinho da Serrinha
- Série A Rio: Alex Escobar e Mariana Gross repetem a dobradinha na série A, com o carnavalesco Chico Spinoza e os músicos Arlindo Cruz e Pretinho da Serrinha. A novidade é que em 2016 o Milton Cunha irá para a avenida interagir com os integrantes das escolas.
- Em São Paulo, Chico Pinheiro e Monalisa Perrone serão os narradores, com os comentaristas Celso Viáfora, Ailton Graça e Alemão do Cavaco.

Bate – Rebate
• A Globo marcou para 16 de maio a data de estreia de "Haja Coração", sua próxima novela das 19h, escrita por Daniel Ortiz, releitura de "Sassaricando"...
• ... Mas que também promete apresentar personagens inéditos...
• ... As gravações começam em fevereiro.
• Enquanto isso, ainda se faz segredo sobre o lançamento de "Supermax", com Mariana Ximenes em um dos principais papéis e do Pedro Bial em participação especial...
• ... Trata-se da série ambientada em uma prisão de segurança máxima...
• ... Só que numa dessas, ela, Mariana, estará no ar, ao mesmo tempo, em trabalhos diferentes, "Haja Coração" e "Supermax".
• A trajetória de alguns atletas olímpicos, desde o começo, é tema do projeto “Origens”, a partir deste domingo, no “Esporte Espetacular”...
• ... A personagem da estreia é a Rafaela Silva, do judô.
• Está decidido e confirmado que a volta do “Pânico”, ao vivo, na Band, será no outro domingo, 31.
• Neusa Maria Faro, presente em quase todos os trabalhos do Walcyr Carrasco, terá novo personagem em “Êta Mundo Bom”.

C'est fini
Há vários meses, a saída de Frederico Nogueira era "bola cantada" nos interiores da Band - e sempre negada pela casa.

Até que finalmente, no último dia 7, através de comunicado distribuído por Marcelo Meira e aqui publicado, o desligamento dele, Fred, de uma das vice-presidências foi oficializado. O comentário interno é que a tal reestruturação ainda não acabou. Vem mais por aí. O 4º andar nunca esteve tão vulnerável.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery