Topo

Coluna

Flávio Ricco


Chamadas para atrações na TV têm que ter o endereço certo

Chamada para "Tela Quente" com "A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2" foi feita para quem já viu o filme - Divulgação
Chamada para "Tela Quente" com "A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2" foi feita para quem já viu o filme Imagem: Divulgação

Colunista do UOL*

03/02/2016 07h01

A televisão, como tantos outros setores, precisa saber vender bem a sua mercadoria, daí a importância de ter setores e pessoas cuidando exclusivamente das chamadas, estrategicamente distribuídas ao longo da programação.

A Globo, de uns anos para cá, tem buscado modernizar este trabalho, com o propósito de despertar cada vez mais a atenção do público em casa. E muita coisa boa vem sendo feita. É necessário este reconhecimento.

Como também há o que ainda necessite de melhores ajustes, caso do "Tela Quente", na segunda-feira, "A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2" apareceu como exemplo do que não pode ser repetido. A chamada no ar, embora o alvo não fosse este, não foi produzida para quem não assistiu ao filme, mas para aquele que já viu na televisão fechada, cinema ou qualquer outro lugar. Estava toda nesta direção.

Detalhe importante, não observado, e que diminuiu de maneira bem drástica a sua serventia. Foi um convite ao "vale a pena ver de novo". O resultado de audiência foi bom, 25 de média, mas poderia ser melhor.

"Carinha" escolhida
O SBT definiu no dia de ontem a protagonista da novela "Carinha de Anjo", substituta de "Cúmplices de Um Resgate", que estreia no segundo semestre.

A escolhida é Lorena Queiroz, de 5 anos, que atendeu todas as exigências da personagem e superou nos testes centenas de concorrentes ao papel.
Lorena inicia imediatamente a preparação para viver a estrela desta nova produção infantil do SBT.


Outro lado
A Rede TV! manda esclarecer que, diferentemente do publicado, vai fazer uma cobertura grandiosa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Todo planejamento foi mantido. Nada cortado. Então tá.

Américo Martins deixa a EBC
Américo Martins deixou nesta terça-feira a EBC – Empresa Brasileira de Comunicação, responsável pela TV Brasil.

O jornalista, ao se afastar do cargo, alegou motivos pessoais, em contrariedade com a versão nos bastidores, que é completamente outra.

Num momento delicado como o de agora, com a necessidade de cortes de pessoal, Américo não teria concordado com o alto custo das despesas, que por questões políticas se tornaram obrigatórias, para a transmissão de futebol.

Neymar e Amaury Jr. gravarão comercial juntos - Divulgação - Divulgação
Neymar e Amaury Jr. gravarão comercial juntos
Imagem: Divulgação
Tabelinha
Sidney Oliveira, da Ultrafarma, fechou contrato com Neymar e Amaury Jr., para um comercial da sua linha de vitaminas. Exibição, primeiro, no Brasil e depois na China, com claro objetivo de também conquistar aquele mercado.

A gravação vai acontecer em Barcelona, logo depois do Carnaval.

Evento de grade
A Record está preparando um evento para divulgar a sua nova programação, que inclui o reality de casais "Power Couple", a segunda parte da novela "Os Dez Mandamentos", a série "Sem Volta", cobertura da Olimpíada e a contratação de Fábio Porchat.

Mas sem maiores pompas ou circunstância. Na sede dela mesmo, em São Paulo, no dia 29.

Então anota
O programa do Fábio Porchat, com estreia no segundo semestre, será um talk show diário, na faixa da meia-noite, horário hoje ocupado por filmes e séries e produzido pela Eyeworks.

Resta definir se será gravado dentro da Record ou fora de lá.

Malvino Salvador, Chandelly Braz, Mariana Ximenes e Marisa Orth em leitura de "Haja Coração" no Projac - Divulgação - Divulgação
Malvino Salvador, Chandelly Braz, Mariana Ximenes e Marisa Orth em leitura de "Haja Coração" no Projac
Imagem: Divulgação
Próxima das 19h - 1
A Globo promoveu segunda-feira no Rio, a leitura do primeiro capítulo de "Haja Coração", a próxima novela das 19h, uma releitura de "Sassaricando".

O elenco quase que inteirinho esteve no Projac. Tatá Werneck, uma das protagonistas, foi a única que faltou por causa de uma conjuntivite.

Próxima das 19h - 2
Silvio de Abreu acompanhou o evento ao lado do autor Daniel Ortiz e do diretor Fred Mayrink.

Não por acaso. Além de dirigir a dramaturgia da Globo, Silvio escreveu "Sassaricando", levado ao ar nos anos de 1987 e 1988.

Morbidez - 1
Ontem, aqui se falou da satisfação de algumas pessoas em inventar morte de outras.

Só alguém fora do seu juízo perfeito e com tempo sobrando para chegar a tanto. Pior é que estão sempre chegando.

Morbidez - 2
Agora se sabe que Gugu Liberato, com a sua produção tocada pelo jornalismo da Record, vai voltar ao ar na noite de hoje, prometendo mostrar se a Dercy Gonçalves foi enterrada deitada ou em pé. Tem cabimento?

Qual o objetivo disso, a não ser causar e conseguir audiência barata? E isto às custas da falta de respeito para com o próximo. Será, com todos os indispensáveis ingredientes, mais uma das grandes apelações da TV. Que pena!

Nivelamento por baixo
É preocupante o Gugu voltar ao ar com um assunto desses, porque ninguém sabe qual será a reação do seu concorrente direto, Ratinho, no SBT.

Numa dessas, ele desencava o DNA. E aí? Todos saímos perdendo.

Primeiro da Larissa
Assim que terminarem os trabalhos de "Cúmplices de Um Resgate", entre junho e julho, a protagonista Larissa Manoela vai gravar o primeiro DVD de sua carreira.

Produção de Arnaldo Saccomani.

Abrindo espaço
Embora a coluna, em nota de ontem, em nenhum momento tenha falado em fechamento definitivo, João Amaro, presidente do Museu da TAM, esclarece que o recesso é temporário, estimado em cinco anos, e que já estava programado.

Há, ainda, um plano de modernização e implementação de novas tecnologias, além de mudanças de local.

Bate - Rebate

• Nunca se juntou na casa do "BBB" tanta “nota de 3” como na edição de agora...
• ... Sobra falsidade. O mais bonzinho tira mancha de onça sem benzina.
• A próxima edição do "SuperStar" na Globo vai aceitar inscrições de bandas com integrantes a partir de 13 anos.
• Elmo Francfort está dando consultoria à Globo na realização da série "Nada Será Como Antes"...
• ... É um trabalho sobre a história da televisão brasileira...
• ... Que está chegando aos mínimos detalhes, segundo o Elmo...
• ... A primeira câmera da TV Tupi de São Paulo foi reativada especialmente para esta série...
• ... E uma verdadeira emissora de televisão foi montada no Estúdio F do Projac...
• ... Ainda de acordo com ele, está havendo um grande esforço para se chegar aos mínimos detalhes.
• Ronaldo Esper vai participar toda quinta-feira do programa "Hoje em Dia" na Record. É o que agora ficou acertado.

C'est fini
O "Repórter Record Investigação", do Domingos Meirelles na Record, exibe nesta quinta uma reportagem inédita, realizada por Heleine Heringer, Josmar Jozino e Marcio Strumiello.

O programa entrevista e mostra a ficha criminal dos verdadeiros "senhores do crime", pessoas de aparência frágil, que já passaram dos sessenta anos, mas que deram muito trabalho à polícia.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco