Topo

Apresentadores de TV insistem em demonstrar que brasileiro é tão bonzinho

Rodrigo Faro em gravação no Vidigal - Daniel Delmiro / AgNews
Rodrigo Faro em gravação no Vidigal Imagem: Daniel Delmiro / AgNews

Colunista do UOL*

09/03/2016 07h01

É surpreendente verificar como a televisão é incoerente em muitos momentos. Em um reality show, determinada participante joga um copo de bebida na cabeça da outra, mas só a reação é considerada, porque tapa na cara tem o contato físico. Tiro de canhão, podemos entender, pode. Mas, tudo bem, aceite-se.

Em outras situações verifica-se o oportunismo de algumas produções ao tentar transformar seus apresentadores em missionários da paz e da benevolência. Deus no Céu e eles na terra.

O "Domingo Show" e o "Hora do Faro", só em suas edições mais recentes, confundindo a Record com igreja ou programa de TV com instituição de caridade, deram dinheiro para um, prometeram arrumar emprego para outro e assim por diante.

Algo que leva os mais rodados, com olhos bem arrepiados e com a faixa do "me engana que eu gosto" na testa, lembrarem da Kate Lyra na "Praça" de antigamente: "brrrasilerrro é tão bonzinho".

Sob controle
Ouvido pela coluna, Boninho acredita que a bola do "BBB" não vai cair com a eliminação da Ana Paula. Segundo ele, essas reviravoltas fazem parte do jogo e o programa está preparado "o tempo todo" para as mais diferentes situações. E que o diferencial é esse mesmo: diversos personagens da vida real, confinados no mesmo ambiente.

Reconhece que Ana Paula foi uma participante marcante, "assim como foram Bambam, Grazi, Alemão, Tina, Dourado, as Clanessas, Fanny, Juliana Alves, Sabrina Sato, entre outros".

Inventando moda
Se há alguns anos, para causar um pouco, num retorno do período de férias Silvio Santos apareceu com os cabelos grisalhos, em fins de abril ou começo de maio, a novidade planejada é voltar com a barba crescida. E assim gravar seus programas por um ou dois meses.

Já está tudo esquematizado com o Jassa.

Terror ao vivo
A Rede TV!, em Brasília, diariamente, às 12h, salta de traço para 7 ou 8 pontos de média.

No ar, "DF Alerta", um programa policial, com tudo que tem direito e mais um pouco. O Instituto Médico Legal perde diante de tudo que é mostrado. Um circo de horror em plena hora do almoço.

Lado de lá
A Rede TV! informa que "a renovação do contrato com o Ibope foi um procedimento automático e rotineiro. A medida não interferiu em nada no acordo com a GfK, que está em fase de auditoria e logo fornecerá ao canal dados precisos, com ampla pesquisa e moderna tecnologia".

Nada é revelado, no entanto, o porquê de renovar por três anos, quando o normal é sempre por um só.

Haja auditoria
Fica até engraçado a todo instante ouvir que a GfK está “em fase de auditoria e logo fornecerá dados de audiência”.

A estranheza que sempre causa é a insistência no uso das palavras "fase" e "logo". Virou piada.

Domingos Montagner e Antônio Fagundes conversam em festa de "Velho Chico" - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Inimigos na trama de "Velho Chico", Domingos Montagner e Antônio Fagundes conversam em evento da novela realizado segunda-feira no Rio, observados por Alexandra Martins, mulher de Fagundes
Imagem: Divulgação/TV Globo

Mercado
Rogério Brandão não é mais o VP de programação da Fox. A sua saída foi decidida na semana passada e se consumou na segunda-feira.

Duas questões são anunciadas como determinantes: a reestruturação colocada em prática e problemas de relacionamento.

Futebol exclusivo
A propósito, nesta noite de quarta, a partir das 19h30, tem Cerro Porteño e Corinthians, no Fox Sports, direto do Paraguai, pela Libertadores da América.

Transmissão de Deva Pascovicci e comentários de Leandro Quesada.

Atriz mexicana é contratada pelo SBT
A atriz e cantora mexicana Lucero, "La Novia de América", acaba de assinar contrato com o SBT para viver um dos principais papéis de "Carinha de Anjo", substituta de "Cúmplices de um Resgate".

Durante todo o período da novela, ela virá várias vezes ao Brasil para gravar a sua participação.

Ficou assim 

As manifestações programadas para a tarde do próximo domingo em São Paulo levaram a Federação Paulista de Futebol a antecipar para 11 da manhã o confronto entre Palmeiras e São Paulo, no Pacaembu, sem transmissão na TV aberta.

Devido à essa mudança, Band e Globo irão mostrar Botafogo e Corinthians, às 16h, direto de Ribeirão Preto.

Mesma situação
A Globo, por outro lado, já estuda um "plano B" para o "The Voice Kids", no ar desde este último fim de semana com edição ao vivo e contando com voto do público.

Há a expectativa do departamento de jornalismo interromper seguidamente a sua exibição e não se descarta até a possibilidade de um cancelamento.

Fábio Porchat é apresentado como novo contratado da Record - Manuela Scarpa//Brazil News - Manuela Scarpa//Brazil News
Fábio Porchat é apresentado como novo contratado da Record
Imagem: Manuela Scarpa//Brazil News
Trabalho de campo
Fábio Porchat anuncia que, em breve, fará um giro por outros países para conhecer de perto formatos de talk show e buscar inspiração para o modelo do seu, que vai estrear na Record no segundo semestre.

Vai por mim que não é preciso todo esse sacrifício. Hoje, para assistir qualquer TV ou programa do mundo, não é mais necessário sair da poltrona de casa.

Acordo mantido
A Bandeirantes e o Discovery decidiram dar sequência ao acordo que envolve a transmissão do reality "MasterChef".

O programa comandado por Ana Paula Padrão e cia., que volta ao ar dia 15, às 22h30, seguirá com suas exibições às sextas-feiras, às 19h30, na televisão paga.

Mas, em vez do TLC, agora no Discovery Home & Health, canais do mesmo grupo.

Bate – Rebate

• Tatá Werneck e Fábio Porchat iniciaram segunda-feira as gravações da nova temporada do "Tudo pela Audiência"...
• ... Nicole Bahls foi a convidada especial da dupla.
• A TV Cultura programou para esta sexta-feira, 22 horas, a exibição de "E além de tudo me deixou mudo o violão", telefilme dirigido pela Anna Muylaert...
• ... No seu elenco principal, Daniela Piepszyk, Naomi Silman e Marat Descartes.
• A festa de entrega da 59ª edição da APCA, Associação Paulista dos Críticos de Arte, será na próxima terça-feira, no Teatro Paulo Autran.
•  O ator Roney Villela, até outro dia na função de ex-marido de Atena (Giovanna Antonelli), em "A Regra do Jogo", acaba de acertar sua volta à Record...
• ... É nome certo no elenco da segunda parte de "Os Dez Mandamentos", agora como o "cruel" Rishon na trama bíblica.
• Por enquanto não existe nenhum acerto para que Rodrigo Santoro venha a fazer outro trabalho na Globo, informa a direção da emissora...
• ...Mas não vamos descartar a possibilidade no futuro, avisa a Globo...
• ... Santoro, após "Velho Chico", deve dar outra sumida da televisão brasileira, por causa do cinema.

C'est fini
Benedito Ruy Barbosa foi às lágrimas no evento de "Velho Chico", segunda no Rio, depois de ver as imagens da sua nova novela.

Emocionado, ele contou histórias de quando foi pela primeira vez ao São Francisco, na década de 70, quando ainda era jornalista.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery