Topo

Globo faz de Thiago Lacerda o seu bandido da vez

Thiago Lacerda será o vilão de "A Sagrada Família" - João Miguel Júnior/TV Globo
Thiago Lacerda será o vilão de "A Sagrada Família" Imagem: João Miguel Júnior/TV Globo

Colunista do UOL*

28/03/2016 07h01

No cinema do passado, alguns atores ficaram marcados porque sempre apareciam no papel de bandido da história em qualquer filme.
Lá fora, Ray Liotta, John Voight, Dennis Hopper e, muito provavelmente, Willem Dafoe como principal deles.

Aqui, nunca deu no bico. Para todo e qualquer malvado, tanto no cinema como na televisão, José Lewgoy sempre apareceu como preferido da vez. Até em pornochanchada ele não conseguiu escapar dessa fama de mau.

Tudo isso para dizer que a Globo, sem querer, querendo, parece que pretende fazer o mesmo do Thiago Lacerda. Em "Alto Astral", a sua última novela, que terminou em maio do ano passado, ele foi um diabo na vida da Nathalia Dill e, agora se sabe, será o vilão de "A Sagrada Família", da Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari.

Por mais que ele tenha se saído maravilhosamente bem nos testes e se superado diante dos outros, pelo numeroso elenco que tem, essa é uma repetição que poderia ser fácil e prudentemente evitada. E também por mais que se reconheça a capacidade do Thiago como ator, terá ele condições de não repetir o que já fez em seu trabalho anterior?

Tragédia anunciada

A cobertura da Olimpíada, na Band, caminha para ser a mais modesta de todas as emissoras brasileiras, entre fechadas e abertas.
Praticamente tudo será transmitido dos seus estúdios de São Paulo. Só o futebol que não.

Mesma coisa

O mesmo procedimento será adotado também na cobertura da Eurocopa, que a Band vinha considerando seu principal evento esportivo deste ano.
Todo pessoal aqui, fazendo daqui e apenas os correspondentes Sonia Blota e Felipe Kieling entrando de lá.

É preciso pensar

Num ano difícil como este é natural e perfeitamente compreensível se reavaliar certas coisas. Não se pode incentivar ninguém a dar o passo maior que as pernas.
Se a direção da Band, depois de considerar tais assuntos, entende que chegou a melhor conclusão, só nos cabe lamentar. Mas respeitar.

Diante de tudo

Considerando todas essas situações, ainda em se tratando dos planos da Band para este ano, chama atenção o anunciado propósito de produzir o "X-Factor".
Será que vale a pena? Poderá até valer se houver o desejo de investir o que é necessário no programa. Sem permitir exceções. Fazer mais ou menos, todo mundo sabe como acaba.

Mau exemplo

Todo mundo viu o que aconteceu com o "Got Talent" na Record.
O orçamento do programa era “x”, mas quiseram fazer "x – y". Deu naquilo, num “show de calouros” carimbado. Fracasso histórico. Quanto ao "X-Factor", se der para encarar e fazer bem feito, faz. Caso contrário, é melhor não passar outra vergonha.

Tereza e Santo, filhos de famílias rivais em "Velho Chico" - Globo/ Caiuá Franco - Globo/ Caiuá Franco
Tereza e Santo, filhos de famílias rivais em "Velho Chico"
Imagem: Globo/ Caiuá Franco

Rococó

"Velho Chico" vai bem e a Globo agradece. Tem uma história sendo contada, que foge completamente daquilo que o telespectador, nesses últimos tempos, encontrou no horário.

É uma novela que, por si só, já possui beleza e fotografia espontâneas, naturais. Não há necessidade nenhuma de exagerar na fantasia. Isto, em alguns momentos, tem passado da medida.

No gargalo

A parte 2 de "Os Dez Mandamentos" vai estrear na próxima segunda-feira, às 20h40, e embora com ritmo de gravações bem acelerado e em frentes diferentes, não chegará ao que se planejou.
Não será possível abrir uma frente de capítulos fechados até o seu lançamento. Ao contrário.

Daniele Suzuki - Globo/Paulo Belote - Globo/Paulo Belote
Daniele Suzuki
Imagem: Globo/Paulo Belote
Perfil

Daniele Suzuki, escalada para "Sol Nascente", substituta de "Eta Mundo Bom" que estreia em setembro, vai interpretar  Yumi, a melhor amiga da protagonista, Alice, papel de Giovanna Antonelli.
A personagem também é descrita como uma artista plástica, culta e refinada, e marca o retorno de Suzuki às novelas, após "Malhação Sonhos" em 2014.

Ivete na fita

A Globo está em negociação avançada com Ivete Sangalo para que ela possa vir a cantar o tema de abertura da próxima novela das 19h, “Haja Coração”.
Uma música do próprio repertório da cantora poderá ser usada para isso.

Bate – Rebate

• Superados alguns problemas, enfim, a Globo fechou o elenco de "Justiça", série em 20 capítulos...
• ... Gravações a partir de maio, com locações no Recife, e exibição prevista para setembro e outubro, na faixa das 23 horas...
• ... Entre os principais, Vladimir Brichta, Cauã Reymond, Drica Moraes, Debora Bloch, Adriana Esteves, Antônio Calloni, Marina Ruy Barbosa e Marjorie Estiano.
• Otávio Muller e Maria Clara Gueiros iniciaram participação nas gravações da nova temporada do "Zorra" ...
• ... O programa volta à grade da Globo no dia 9 de abril, no horário atualmente ocupado por "Amor & Sexo".
• Na quinta-feira que vem, 20h30, para comemorar os 20 anos do programa, a Viva vai exibir o primeiro e o último episódios do "Sai de Baixo".
• Globo não tem nenhum evento programado para o lançamento da sua nova programação...
• ... Ou pelo menos nada se falou até aqui.
• Para melhor compor a personagem de Paolla Oliveira em "À Flor da Pele", sua próxima novela, Glória Perez já pesquisou em quartéis e delegacias...
• ... Paolla será uma policial, daquelas que não corre de nenhuma situação.

C´est fini

Fátima Oliveira promove na próxima quarta-feira, dia 30, no restaurante Garimpos do Interior, em São Paulo, o lançamento de “Toalha de Renda Branca”, pela editora portuguesa Chiado.
Além de cantora e apresentadora, Faa Morena também é formada em psicologia.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery