Topo

Coluna

Flávio Ricco


Problema do "Pânico" é a falta de renovação à altura

Aline Riscado é uma das novidades do "Pânico" - Reprodução/Band
Aline Riscado é uma das novidades do "Pânico" Imagem: Reprodução/Band

Colunista do UOL*

08/04/2016 07h01

O "Pânico", como programa, está longe de ser um produto em decadência e que não tem mais conserto, mas se não vierem a existir maiores cuidados com ele, o seu prazo de validade será abreviado de maneira bem importante.

O grande problema - além de ter parado completamente no tempo e no espaço, usando de mesmices que nunca levaram a nada – é a pouca preocupação por parte dos seus responsáveis em repor peças, que, ao longo dos anos, contribuíram decisivamente para o seu sucesso.

Desde a primeira formação até a atual, inúmeras trocas foram observadas e, a maioria para pior ou material de segunda linha. A renovação nunca foi à altura, até mesmo no quadro das panicats. Nesta semana foi confirmada a saída do Eduardo Sterblitch.

Será impossível sobreviver dessa forma, apenas às custas do excelente Carioca, Bola, Vesgo e mais um ou dois.

Então é assim

Quanto ao Eduardo Sterblitch todos os indicativos nos levam a quase certeza de um acerto muito próximo com a Globo.

Ainda não se sabe para que. Mas se acentuaram demais os seus contatos com executivos do Projac nos últimos tempos.

Sterblitch, inclusive, participou recentemente de um almoço com Mônica Albuquerque, diretora de Desenvolvimento Artístico – "há muito tinha interesse de conhecê-lo".

Próximo da fila

Aguinaldo Silva e a teledramaturgia da Globo já têm acertados um próximo trabalho.

Pela ordem estabelecida, o seu retorno será em abril de 2018, logo depois da estreia de Thelma Guedes e Duca Rachid na faixa das 21 horas. E, depois dele, Walcyr Carrasco.

A Globo, sobre essas informações, ainda nada confirma.

Inglês na ESPN

Nada é informado por enquanto, mas já é possível antecipar que a ESPN adquiriu com exclusividade os direitos do milionário campeonato inglês.

Mesmo com muitos interessados para o sublicenciamento, o pensamento é ficar sozinha nesta parada. Não dividir com ninguém.

Doendo no bolso

Os funcionários da Record foram surpreendidos com um aumento de 100% no plano de saúde.

O caso, diante de tantas reclamações, foi parar no Sindicato dos Jornalistas.

Bom valor

Matheus Ribeiro, apresentador do "Jornal da Anhanguera", da TV Anhanguera, afiliada da Globo em Goiânia, também está entrando na GloboNews, faixa da tarde. Como outro detalhe: ele só tem 22 anos.

Homenagem

O próximo "Domingão", na Globo vai homenagear Ary Fontoura, atualmente como Quinzinho, em "Êta Mundo Bom!".

Serão relembrados alguns dos seus principais trabalhos, com depoimentos de atores, autores, diretores e pessoas do público. Ary é uma das figuras mais respeitadas do meio.

Não tem outro?

Desde que o Fox Sports existe por aqui, "Casa da Libertadores" foi utilizado para identificar as suas transmissões da “Libertadores da América”.

E não é que o "Esporte Interativo" vem agora e se coloca como "Casa da Champions". Pelo jeito que vai, com a criatividade tão em baixa, casa é que não vai faltar por aí.

Assim fica difícil

Não sei se é problema da Casablanca ou da Record, só que o elenco de "Os Dez Mandamentos" precisa ser atendido em algumas condições básicas.

O horário completamente maluco de gravações tem provocado as mais diversas queixas. De morrer de fome a morrer de sono.

Problemas à parte

É de se louvar o trabalho apresentado em "Os Dez Mandamentos", em sua segunda parte.

Percebe-se que foram redobrados os cuidados na sua produção e o trabalho de texto, de Vivian de Oliveira e equipe, tem que ser novamente destacado. Coisa de quem sabe fazer.

Importante reconhecer

Quem, como esta coluna, imaginava que a Record enfrentaria dificuldades depois de uma longa e desnecessária interrupção na exibição de novelas, agora se vê obrigado a reconhecer que "Os Dez Mandamentos", na sua segunda parte, soube superar também isso.

Está prometendo repetir o sucesso da primeira.

"Conexão" do Cabrini

Neste domingo, depois do "Programa Silvio Santos", Roberto Cabrini vai mostrar em uma volta a Arapiraca o que aconteceu com os personagens da reportagem ganhadora do Prêmio Esso de 2010.

O trabalho do "Conexão Repórter", naquela oportunidade, levou o Vaticano, pela primeira vez, a reconhecer abusos sexuais cometidos por sacerdotes.

Iolanda 

Christiane Torloni é Yolanda na segunda fase de "Velho Chico" - Caiuã Franco/Globo/Divulgação - Caiuã Franco/Globo/Divulgação
Christiane Torloni é Iolanda na segunda fase de "Velho Chico"
Imagem: Caiuã Franco/Globo/Divulgação

Depois de um trabalho muito bem executado por Carol Castro, a personagem Iolanda, grande amor de Afrânio (Rodrigo Santoro/Antônio Fagundes) passa a ser interpretada por Christiane Torloni, na segunda fase de "Velho Chico", na Globo, que começa dia 11.
No registro, Torloni em cena gravada na ilha de Cajaíba, na Bahia.

Bate – Rebate

A ESPN continuará investindo na transmissão dos grandes clássicos do futebol internacional...
•       ... Assim como já aconteceu especialmente com Real e Barcelona, no sábado passado, outros encontros irão merecer o mesmo tratamento..
•       ... E por mesmo tratamento, entenda-se, narrador, comentaristas e repórteres nos estádios.
•       Ainda em se tratando de ESPN Brasil, neste sábado, 4 da tarde, está confirmada a transmissão do jogo entre amigos do Alex Dias e do Romário, em Goiânia...
•       ... Muitos ex-craques da bola já confirmaram presença e estarão em campo...
•       ... Toda a renda será destinada à APAE e à Casa de Apoio São Luiz, que ajuda no tratamento contra o câncer...
•       ... E é administrada por dona Carmem, mãe da dupla Leandro e Leonardo.
•       Está um alvoroço na Band porque mandaram Paloma Tocci, apresentadora do jornalismo, fazer reportagens da Eurocopa...
•       ... Reclamam por que ela foi escolhida e não alguém do esporte?...
•       ... E por que Paloma se na Europa já estão os correspondentes Felipe Kieling e Sonia Blota?
•       ... Se alguém tiver as respostas, por favor, se apresente.

C´est fini

Após completar a escalação, o SBT agora dá início aos trabalhos de preparação do elenco de "Carinha de Anjo", a sua próxima novela. Uma etapa que vai exigir bastante de todos, porque além de interpretar, a maioria também terá que cantar. Gravações só em maio.

Antes de terminar: o último capítulo de “Pé na Cova” foi produzido para entrar na história da televisão brasileira. E entrou. Com todas as honras.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaborou José Carlos Nery

 

Flávio Ricco