Topo

Coluna

Flávio Ricco


"Vídeo Show" busca nova reafirmação na Globo após saída de Monica Iozzi

Maíra Charken e Otaviano Costa juntos na bancada do "Vídeo Show" - Divulgação
Maíra Charken e Otaviano Costa juntos na bancada do "Vídeo Show" Imagem: Divulgação

Colunista do UOL*

10/04/2016 07h01

O "Vídeo Show" se tornou, uma vez mais, motivo de preocupação na Globo. Depois de uma fase de calmaria, representada pelo acerto da bancada com Otaviano Costa e Monica Iozzi, o programa vive novo momento de turbulência nos seus bastidores, devido à dificuldade de se distanciar da Record.

Nestes primeiros dias de abril a concorrente apareceu quase sempre em primeiro lugar no Ibope da Grande São Paulo. Já em março passado, comparativo "Vídeo Show" x Record, a emissora da Barra Funda ficou à frente - 9,7 pontos ante 9,6 – pela primeira vez na média-mês, desde a estreia do “Balanço”, em 2012. Uma diferença pequena, é verdade, porém bastante comemorada.

Só que agora a ordem na Globo é trabalhar para retomar a liderança. Com o fim do "BBB-16", o diretor Boninho volta suas atenções quase que inteiramente para o "Vídeo Show" e não faltarão cobranças. O "VS", vale lembrar, já atravessou outras crises, como aquelas da fase Zeca Camargo, mas sempre conseguiu dar a volta por cima.

Existe consenso sobre a necessidade de se buscar uma identidade, investir no conteúdo, e não abrir mão do humor, das brincadeiras que vinham funcionando. A bola está com o Boninho.  

Marcação cerrada

Desde o instante que esta coluna antecipou a troca de Letícia Sabatella por Camila Pitanga no elenco de "Velho Chico", houve muitas críticas à escolha da atriz, que, sem sombra de dúvida, não foi bem em "Babilônia".

Mas colocar no mesmo liquidificador posições políticas e trabalho de interpretação, aí, já é um exagero. Nada a ver.  

Na segunda fase de "Chico", que começa amanhã, Camila será Tereza, interpretada por Julia Dalavia até o capítulo de sábado. 

Música na trilha - 1 

Para a nova fase de "Velho Chico", músicas de grandes intérpretes irão se juntar a trilha orquestrada, algumas regravadas especialmente para novela e outras, clássicos da MPB.

"Mortal Loucura", letra de José Miguel Wisnick, por exemplo, foi gravada por Maria Bethânia sob encomenda para "Velho Chico".

Música na trilha - 2

Em "Velho Chico" serão ouvidas ainda músicas de Chico César, Tom Zé, Jeneci, Elba Ramalho, Alceu Valença...

A novela terá também "Forasteiro", de Thiago Pethit, gravada por ele com Tiê; "Veja Margarida", de Vital Farias, com regravação Jeneci; "Olhos Nus", de José Miguel Wisnick, cantada por ele e por Na Ozetti; "Não há Cabeça", de Angela Rô Rô, regravada por Pélico; "Ondas do Mar de Vigo", música medieval, de Martin Koch, gravado por Fortuna; "Da Aurora ao Luar", de Dadi com Arnaldo Antunes, gravado por Dadi e Marisa Monte, entre outras.

Na contramão

Apesar das últimas notícias darem conta que a TV por assinatura voltou a apresentar retração de base de assinantes em fevereiro, segundo dados da Anatel, a audiência dos canais Discovery continua crescendo.

De acordo com dados do Kantar Ibope, eles tiveram o melhor primeiro trimestre da história no Brasil.

Estreia terça 

Roberto Justus no cenário do reality “Power Couple” que estreia terça-feira na Record. As gravações do programa já foram encerradas, mas a final será ao vivo - Divulgação - Divulgação
Roberto Justus no cenário do reality "Power Couple" que estreia terça-feira na Record. As gravações do programa já foram encerradas, mas a final será ao vivo
Imagem: Divulgação

Passeio

O “Fala Brasil”, apresentado por Carla Cecato e Roberta Piza nas manhãs da Record, tem ficado à frente do "Mundo Disney", do SBT, desde a estreia, no confronto direto.

O programa infantil começou a ser exibido em 31 de agosto do ano passado.

"Café" no Rio

Durante toda a Olimpíada, o programa "Café com Jornal", exibido nas manhãs da Band, terá uma equipe no Rio de Janeiro, inteiramente envolvida com a cobertura dos jogos.

O jornalista Luiz Megale estará à frente dos trabalhos, interagindo com o pessoal de São Paulo.
  
Mais Olimpíada

Ainda em se tratando de Jogos Olímpicos, o jornalismo da Bandeirantes está preparando uma nova leva de episódios para a série "Rio 2016".

Os programas entrarão no ar nas próximas semanas.   

Comitiva

Cerca de 20 profissionais da Globo, a serviço da novela "Totalmente Demais", viajam para o Uruguai nesta segunda-feira.

Em Montevidéu, o diretor Luis Henrique Rios irá comandar gravações com Marina Ruy Barbosa, Fábio Assunção, Humberto Martins, Juliana Paes e Daniel Rocha.
"Totalmente" chegará ao fim em 13 de maio.  

Arremate

"O Farol", na voz de Ivete Sangalo, é a música definida para o tema de abertura da novela "Haja Coração".

Trilha que também reunirá músicas de Luiza Possi e Henrique e & Juliano, entre outros.

Top Ten

Juliana Paes dominou mais uma edição do Top Ten, da Central de Atendimento da Globo. 

Na apuração de março, entre os itens mais pedidos pelas telespectadoras, sua Carolina, de "Totalmente Demais", novamente foi o destaque.

Entre os objetos de desejo, usados pela personagem, batom, corte de cabelo, macacão, óculos, roupa de praia, brincos e esmalte.   

Bate-Rebate

• Após vários trabalhos seguidos na Globo, entre eles "Flor do Caribe" e "Império", Raphael Viana está de volta à Record...
• ... Ele vai integrar o elenco de "A Terra Prometida", substituta de "Os Dez Mandamentos"...
• ... Caetano O’Maihlan, que fez "Além do Tempo", também foi contratado para "A Terra Prometida".
• O novo programa de João Kleber na Rede TV! também tem como proposta resgatar o "Show de Calouros"...
• ... Será um programa de concursos com esquetes de humor.
• Flávia Freire voltou ao jornalismo da Globo, em São Paulo...
• ... O que ninguém entendeu foi o desligamento da repórter Cris Amaral, que inclusive estava cobrindo a ausência da Flávia.
• Amanhã acontece a estreia de "Liberdade, Liberdade" na faixa das 23h da Globo.
• Alexandre Avancini viaja sexta-feira para a Namíbia, na África, em busca de locações para "A Terra Prometida".

C’est fini

O especial de Luan Santana, em dezembro na Globo, deverá ser alguma coisa nos moldes de "Grease – Nos Tempos da Brilhantina".

Portanto, um programa com muita música, claro, e movimento.

A ideia é que o Luan se solte nesse musical, mostre também um lado dançarino – que ele não tem. 

Então é assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco