Topo

Coluna

Flávio Ricco


TVs se preocupam com atraso nas obras da Olimpíada

Globo, Record e Band começam os preparativos para disputar a Olimpíada - Divulgação
Globo, Record e Band começam os preparativos para disputar a Olimpíada Imagem: Divulgação

Colunista do UOL*

12/04/2016 07h01

Representantes das emissoras brasileiras e de outros lugares, detentoras dos direitos de transmissão, se reuniram na última semana e se mostraram bastante preocupados ao que ainda precisa ser feito em relação aos Jogos Olímpicos do Rio, com início em agosto.

Diferentemente dos nossos, mais acostumados ao funcionamento das coisas por aqui, o pessoal de fora tem dificuldades em entender o porquê desse atraso, se desde a escolha da cidade sede até agora, já se passaram sete – nada a ver com conta de mentiroso - anos.

Uma aflição com toda razão de existir. Nesta altura, em condições normais, tudo já teria que estar pronto, submetido aos eventos-teste e em condições de receber as diversas competições.

Como se vê, no caso dessas TVs, a torcida pela Olimpíada já começou, pelo menos no que diz respeito à conclusão dos trabalhos nesses três meses pela frente.

Título que falta

A Globo, nesta quinta-feira, vai transmitir o sorteio das chaves do futebol olímpico, único título que o Brasil não possui. Direto do Maracanã, Galvão Bueno vai comandar, ao vivo, a apresentação do evento.

Esquema especial

Um programa especial sobre o tema será levado ao ar das 10h30 às 11h, com Fernanda Gentil como mestre de cerimônias.

Estão confirmadas também as participações dos comentaristas Júnior e Casagrande.

Cuidado com a roupa 

Semana decisiva na política leva Globo usar de cuidados com o figurino - Globo/Zé Paulo Cardeal - Globo/Zé Paulo Cardeal
Semana decisiva na política leva Globo usar de cuidados com o figurino
Imagem: Globo/Zé Paulo Cardeal

Todos do jornalismo da Globo, em suas diversas praças, já foram avisados: durante esta semana, roupas nas cores vermelha, preta, verde e amarela, especialmente, devem ser evitadas em reportagens e apresentação dos telejornais.

Houve o entendimento que o momento político em cartaz exige este cuidado.

Está valendo 

Para todos os efeitos, já é uma decisão em prática. Evaristo Costa estava prestes a exibir, ontem, no "Hoje", uma gravata verde, quando foi alertado da decisão. E a Sandra Annenberg se viu obrigada a trocar o vestido, também verde, entre outros vários casos.

Na Globo, a ordem, é não dar pinta pra lado nenhum.

Basquete

A ESPN vai transmitir com exclusividade nesta quarta, 22h30, a despedida das quadras do americano Kobe Bryant, cinco vezes campeão da NBA e terceiro maior pontuador da liga.

Narração de Everaldo Marques, comentários de Eduardo Agra e Zé Boquinha, com reportagens de José Renato Ambrósio.

Faixa das nove

Pela ordem, a novela de Thelma Guedes e Duca Rachid vai estrear na Globo, faixa das 21, em outubro de 2017 e já se sabe que será um policial, com direção de Mauro Mendonça Filho. Bem na sequência de Glória Perez. 

O título provisório é "O outro Homem". Bruno Gagliasso já está reservado e confirmado como protagonista.

Rapidinha

No pacote de novidades para os seus últimos capítulos, "Totalmente Demais" terá o retorno de alguns personagens e também a entrada de Danielle Winits, como Sueli - mãe de Cassandra (Juliana Paiva) e Débora (Olivia Torres).

Ela é descrita como divertida e ambiciosa, capaz de tudo para se dar bem na vida. Participação em cinco capítulos. 

Programa policial – 1

O canal Space, da Turner, em parceria com a Intro Pictures, está às voltas com a sua primeira produção nacional deste ano.

Depois de "Zé do Caixão", há o desejo de investir em uma ação policial, "A Lei", série em 10 episódios com 46 minutos de duração.

Programa policial – 2

A produção conta a história de Silas Campello, um apresentador de programas policiais, que esconde um segredo terrível por trás de sua carismática figura.

O roteiro é do argentino Patrício Veja e direção do uruguaio Adrián Caetano, com gravações em São Paulo e em Belém, no Pará, ainda este mês. O elenco não está fechado, mas a proposta é de apresentar um trabalho totalmente diferente do realizado pela Fox, com "Na Mira do Crime".

Italianinha

Nas últimas horas a Globo também definiu a escalação de Giovanna Lancellotti em "Sol Nascente", do Walther Negrão, Júlio Fischer e Suzana Pires. É a próxima das 6.

Ela vai fazer uma italianinha, filha mais nova do Marcello Novaes e neta do Francisco Cuoco.

Bate – Rebate

• A partir desta quarta, 22 horas, a TV Cultura vai apresentar a série "Histórias da História de São Paulo", com o professor Marco Antônio Villa.
• Marcelo Faria está confirmado no novo “Dona Flor e seus dois maridos”, filme do Pedro Vasconcellos.
• "Tamanho Família", programa do Márcio Garcia, com piloto gravado, está sob avaliação na Globo...
• ... Mas, segundo comentários de bastidores, tem boas chances de estrear ainda no segundo semestre...
• ... Só está faltando mesmo acertar uma brechinha na grade...
• ... Não se definiu ainda se será produto fixo de grade ou de temporada.
• Thiago Rocha renovou contrato com a Rede TV! até 2018...
• ... Na última sexta-feira, ele gravou o primeiro piloto do "Tá Sabendo?", novo programa das manhãs...
• ... A estreia do programa, estilo "Vídeo Show", está prevista para o próximo dia 25. 

C´est fini

Para terminar esse papo de hoje também com Olimpíada, já no dia 21, entre 6h30 e 7h, a Globo entrará ao vivo direto da cerimônia da tocha em Olímpia, na Grécia.
O repórter Rodrigo Alvarez estará no local acompanhando o evento, enquanto Luís Ernesto Lacombe, Marcos Uchôa e Tande estarão no estúdio do Rio de Janeiro.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco