Topo

Coluna

Flávio Ricco


Ibope tem explicação para diferença nos resultados da prévia e consolidado

Colunista do UOL*

21/04/2016 07h01

Uma reclamação frequente em todas as TVs é a mudança costumeira de resultados do Ibope, entre os números apontados no realtime e a divulgação do consolidado no dia seguinte.

Um fato, em particular, ocorrido com o SBT no dia 12 passado, chamou mais atenção da coluna, porque desde a primeira novela da tarde até a exibição do último telejornal na madrugada do dia seguinte, essa diferença existiu e sempre para menos nos seus índices.

Para não deixar isso passar batido e se tratar de um acontecimento que dirigente de televisão nenhuma tem facilidade de aceitar, a coluna conversou com a Fábia Juliasz, diretora de Video Audience Management da Kantar IBOPE Media

Segundo ela, as emissoras e programas devem considerar os dados prévios apenas como uma referência ou parâmetro de seus desempenhos. Nunca como um resultado definitivo. Tomada de decisões estratégicas devem sempre aguardar por possíveis atualizações nos dados consolidados, chamado de Overnight, entregues no dia seguinte.

Ainda de acordo com a Fábia, essa diferença entre os dados acontece porque há diversas regras de controle de qualidade possíveis de aplicar apenas no consolidado.

Cita como exemplo

Dando seguimento à questão acima levantada, Fábia Juliasz informa ainda que no caso do realtime, toda informação coletada é considerada no processamento, enquanto que para a consolidação é aplicado um processo de validação do que foi colhido.
No caso do SBT, entenda-se, a diferença observada se deu durante a validação dos resultados.

Tá igual

Marcelo Serrado em dois momentos: Tonico Pereira ("Gabriela") e Carlos Eduardo ("Velho Chico") - Renato Rocha Miranda/Tv Globo - Renato Rocha Miranda/Tv Globo
Marcelo Serrado em dois momentos: Tonico Pereira ("Gabriela") e Carlos Eduardo ("Velho Chico")
Imagem: Renato Rocha Miranda/Tv Globo

Marcelo Serrado, depois do sucesso em "Fina Estampa", foi Tônico Bastos em "Gabriela", novela das 11 em 2012, que em tudo é muito parecido com o Carlos Eduardo de agora em "Velho Chico".

Inclusive, o terno, o bigodinho e lenço na mão para enxugar o suor.

Em compensação

Quando aqui se falou da completa falta de conexão havida entre Rodrigo Santoro e Antônio Fagundes para o Afrânio de "Velho Chico", o inverso também deve se reconhecer no caso do Santo.

Domingos Montagner com Rogerinho Costa e Renato Góes parecem um só.

Não tem erro

Em "A Lei do Amor", da Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, a próxima das 9 na Globo, pelo menos numa personagem os seus autores e diretores não terão maiores preocupações.

O papel da Gabriela Duarte no começo será vivido pela mãe dela, Regina, na continuidade.

Arquivo

Não progrediu mesmo o plano do Leandro Hassum e Paulo Cursino em produzir uma temporada do antigo "Viva o Gordo" no Viva.

Entre a principal das razões, o Hassum deixou de ser gordo há algum tempo. Estão pensando em outra coisa.

Mesmo esquema

No que diz respeito à próxima temporada da "Escolinha do Professor Raimundo", está tudo certo para gravar na metade do ano e estrear entre setembro e outubro. Primeiro no Viva e depois na Globo.

Há o desejo de repetir neste segundo boa parte do elenco do primeiro.

Chegando aí

Luan Santana anima a plateia com os sucessos "Tudo o que você quiser" e "Tanto faz". Em seguida, o sertanejo faz dueto com a funkeira Ludmilla em "24 horas por dia" - Ramón Vasconcellos/TV Globo - Ramón Vasconcellos/TV Globo
Luan Santana
Imagem: Ramón Vasconcellos/TV Globo

Nada é confirmado por enquanto, mas são muito fortes as possibilidades de Luan Santana vir a comandar um programa na Globo. Aqui mesmo já se falou sobre isso.

A estreia está prevista para dezembro, como parte de uma série de especiais.

Arrendamento

Além de Rede TV!, Gazeta e da própria Record e Record News, qual a necessidade religiosa da Igreja Universal continuar usando integralmente a CNT e Rede 21?

Dinheiro para isso, comprova-se, ela tem de sobra, mas quais outros benefícios evangélicos essas ocupações podem trazer?

Tem o outro lado

Mas as críticas que aqui são feitas a essas igrejas, também se estendem a essas tevês de aluguel, ou aos seus donos em particular, que usam as concessões para resolver problemas bancários.

Para esses, o fim, que é fazer televisão, nunca foi o principal negócio. Tudo isso sob vistas grossas das autoridades.

Pode vender o freezer

A Record, no caso de alguns filmes, nem tem observado mais a janela de cinco ou seis meses entre uma exibição e outra.

Neste feriado, será novamente levado ao ar o já esmerilhado "A Era do Gelo", exibido pela última vez em janeiro. Nem precisa mais de freezer.

Desprezada

Juliana Kelling vive Neziá, uma mulher desprezada pelos homens, em "A Terra Prometida" - Júlia Carrilo/Divulgação - Júlia Carrilo/Divulgação
Juliana Kelling vive Neziá, uma mulher desprezada pelos homens, em "A Terra Prometida"
Imagem: Júlia Carrilo/Divulgação

Juliana Kelling foi chamada para viver Neziá, uma mulher desprezada pelos homens, em "A Terra Prometida", próxima novela da Record.

O papel seria de Rayanne Morais, que acabou entrando na segunda temporada de "Os Dez Mandamentos".

Juliana também participou da primeira fase da novela,  como uma das esposas secundárias de Seti (Zé Carlos Machado)


Bate – Rebate

• "Histeria", texto de Terry Johnson, com tradução e direção de Jô Soares, estreia dia 30 no Tuca, em São Paulo...
• ... Em seu elenco, Antonio Petrin, Cássio Scapin, Érica Montanheiro e Milton Levy.
• Band já tem selos estampados em seus programas, anunciando a transmissão de Roland Garros.
• Bruna Marquezine concluiu sua participação nas gravações em "Nada será como antes", de Guel Arraes e Jorge Furtado...
• ... É uma série de época, que a Globo só vai exibir em 2017....
• ... Nela, Bruna vive uma atriz e cantora de boate, que se envolve em vários casos amorosos...
• ... E sem parar, depois de uma rápida viagem aos Estados Unidos, ela agora se prepara para as filmagens de "Rio-Santos", do Alê Machado.
• Participação em "Velho Chico" contou pontos importantes para Carol Castro na teledramaturgia da Globo.
• O Fox Sports transmite hoje The Strongest e São Paulo, com exclusividade, a partir das 21h45...
• ... Vale vaga para a fase seguinte da "Libertadores".

C´est fini

Ari Borges foi definido como editor executivo do "Olha a Hora!", do Luciano Faccioli que a Rede TV! irá estrear no dia 2 de maio.

Isto além de desempenhar as mesmas funções no "Mariana Godoy Entrevista" e dirigir o esporte, entre outras coisas. Tá bem o Arizão. Se receber por tudo isso, melhor ainda.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco