Topo

Coluna

Flávio Ricco


"Os Dez Mandamentos 2" tem rendimento dos mais satisfatórios

Moisés (Guilherme Winter, de vermelho) e os hebreus no acampamento no deserto em "Os Dez Mandamentos - Nova Temporada" - Munir Chatack/Record
Moisés (Guilherme Winter, de vermelho) e os hebreus no acampamento no deserto em "Os Dez Mandamentos - Nova Temporada" Imagem: Munir Chatack/Record

Colunista do UOL*

23/04/2016 07h01

Audiência em televisão está longe de ser uma ciência exata, porque, por mais que se trabalhe no aprimoramento dos serviços de levantamento, é impossível imaginar que um dia se chegará à precisão absoluta dos números.

Como todo e qualquer serviço do tipo, existem zilhões de fatores em jogo. Um “nariz de cera” usado só para contrariar rumores de que a segunda temporada de "Os Dez Mandamentos", atualmente no ar, não está conseguindo repetir os índices da parte 1. Primeiro que não é bem assim. Houve um momento que, de fato, a exibição da anterior passou da casa dos 20, mas em boa parte do tempo ela se manteve nos mesmos patamares de agora. A média fechada do 1º ao 176º capítulo foi de 16,4 pontos.

A atual está muito próxima disso, oscilando na casa dos 15 ou 16 pontos, que, para alguma coisa fora da Globo, é muita audiência.

Nem acho que, ao decidir sua realização, a direção da Record tivesse essa expectativa. Pode ser discutível o fato de terem inventado essa parte 2 e até se avaliar como de oportunismo desnecessário, mas o seu resultado é muito bom. Quanto a isso não cabe discutir.

Mundo novo

É interessante verificar como, de alguns anos para cá, tantas mulheres se envolveram nas transmissões dos eventos esportivos.

Isto, no passado, era um "Clube do Bolinha" - uma atividade só desenvolvida ou dominada pelos homens.

Quebrando barreiras

As mulheres passaram, mais intensamente a partir da década de 90, a ocupar postos importantes no esporte da Globo, Record e Bandeirantes. Regiani Ritter, trabalhando há muito tempo na Gazeta, é considerada a grande precursora.

Nos canais fechados, elas sempre tiveram lugar.

Bem lá atrás

Mais no passado, em meados dos anos 70, quando ainda existia, a rádio Mulher chegou a montar uma equipe só com mulheres para fazer futebol.

Claudete Troiano e Zuleide Ranieri eram algumas delas, em várias ocasiões contando com Chico Anysio como convidado especial das suas transmissões.

21.abr.2016 - Susana Vieira estreia no "Vídeo Show" - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Susana Vieira em sua estreia no "Vídeo Show"
Imagem: Reprodução/TV Globo

Intimidade

Caiu bem essa ideia de colocarem o "Vídeo Show" num estúdio de vidro no Projac.

O programa se integrou ainda mais ao dia a dia da Globo, passando também a contar com o inesperado, ou seja, visitas completamente fora do script.

A propósito, Otaviano Costa dividiu a bancada com Susana Vieira quinta-feira e o "VS" marcou 12 pontos em São Paulo, ante 9 da Record. Em alguns momentos, a diferença foi de quase 7 pontos e o resultado igualou um recorde de março.

Ontem a Globo anunciou oficialmente Susana no time de apresentadores do programa.

Bem preparada

Nos capítulos até agora apresentados de "Liberdade, Liberdade", o desempenho da Andreia Horta deve ser destacado entre os tantos aspectos positivos da novela.

Verifica-se, em todas as suas cenas, que houve uma preparação cuidadosa da personagem Joaquina. Uma atuação digna dos melhores elogios.

Só quero ver 

Vai chegar um momento, provavelmente de agosto em diante, que SBT, Globo e Record terão talk shows no ar, competindo no mesmo horário.

Será que existe espaço e público para tamanha mesmice? Como toda certeza, alguém vai sair no prejuízo.

Ellen Roche, Malu Mader e Carolina Ferraz estão no elenco de "Haja Coração" - Paulo Belote/TV Globo - Paulo Belote/TV Globo
Ellen Roche, Malu Mader e Carolina Ferraz estão no elenco de "Haja Coração"
Imagem: Paulo Belote/TV Globo

Linha de frente

"Haja Coração", do Daniel Ortiz, substituta de "Totalmente Demais" na faixa das 19 horas da Globo, teve as suas gravações iniciadas.

Estúdio e externas, inclusive em Mogi Guaçu, interior de São Paulo.

Última hora

As equipes do "Zorra" se mobilizaram para a inclusão de três novos esquetes, no programa deste sábado, na Globo, sobre a votação do impeachment da presidente Dilma realizada no último domingo.

Os esquetes começaram a ser gravados na própria segunda e ao longo desta semana para serem exibidos neste sábado. O programa fará sátiras sobre os discursos dos deputados, com as saudações pessoais e a onipresença de Deus.

Vai por mim

O “Zorra” nem deveria se dar a tal trabalho. Bastaria apenas recorrer à gravação de domingo que já seria melhor que qualquer encomenda.

Tem tipos ali que programa humorístico nenhum, daqui ou de fora daqui, vai conseguir criar alguma coisa mais engraçada ou pitoresca.

Bate – Rebate

• As mudanças que a TV Cultura pretende promover em alguns dos seus programas ainda estão em compasso de espera...
• ... Todas estão na dependência de verbas que não foram liberadas.
• Direção da Record depende da concorrência para definir datas das suas próximas estreias...
• ... Série dos "Mamonas" e o programa do Fábio Porchat estão enquadrados nisso...
• ... Tudo passará a depender do que Globo e SBT, principalmente, irão programar para os próximos tempos...
• ... Outro caso assim é o da "Escrava Mãe". Só vai começar quando "Totalmente Demais" terminar...
• ... Aliás, algo perfeitamente compreensível. Com os resultados que a concorrente vem registrando, seria completamente insano agir de outra maneira.
• A série "Justiça", de Manuela Dias, em vias de iniciar suas gravações, só irá ao ar pela Globo no segundo semestre...
• ... Exibição em 20 capítulos, quase que totalmente gravada em locações no Recife.

C´est fini

O programa "Concertos Matinais", neste domingo, na TV Cultura terá trechos célebres de óperas, jovens solistas e também música brasileira de Chico Buarque e Roberto Menescal tocada pela Orquestra Jazz Sinfônica.

Apresentação do maestro Júlio Medaglia.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco