Topo

Coluna

Flávio Ricco


Novo jornal do SBT nunca teve chance nenhuma de dar certo

Karyn Bravo, Joyce Ribeiro e Patrícia Rocha, apresentadoras do "Primeiro Impacto", telejornal do SBT - Lourival Ribeiro/SBT
Karyn Bravo, Joyce Ribeiro e Patrícia Rocha, apresentadoras do "Primeiro Impacto", telejornal do SBT Imagem: Lourival Ribeiro/SBT

Colunista do UOL*

28/04/2016 07h01

Atendendo a um desejo pessoal de Silvio Santos, o SBT estreou novo jornal nas manhãs, o "Primeiro Impacto", mas só de assistir se percebe a sua total falta de condições.

Com muita clareza também, nota-se que não houve investimento nenhum. E o pouco que existia ainda foi retirado, como pode?

O que hoje se verifica com este jornal é um problema de muito tempo na televisão brasileira. Os seus responsáveis inventam programas sem querer gastar, apostando em milagres que nunca acontecem.

O "Primeiro Impacto" é só mais um caso entre os tantos já ocorridos. Foi colocado no ar de qualquer jeito, sem um período mínimo de preparação e num horário em que Globo e Record voam em audiência, com produtos semelhantes. Qual a chance de dar certo?

O pior é que experiências como tais sempre acabam fazendo históricas vítimas. Fazer o quê?

Lição de casa - 1

Não existe e até agora ninguém teve o atrevimento de escrever um manual de como fazer televisão, ainda mais aqui no Brasil. 

Na prática, como dizia Joelmir Beting, a teoria é sempre outra.

Lição de casa – 2

Mas aquilo que há muito tempo se tem como norma e maior das verdades, continua valendo perfeitamente para os dias atuais.

Televisão é hábito. É sempre apostar naquilo que foi cuidadosamente planejado.

Lição de casa – 3

A Globo, pelo volume da sua produção, tem erros como as suas concorrentes, mas um número muito maior de acertos. Lá se pratica televisão de verdade. O seu sucesso não é obra do acaso.

Olha o exemplo da Fátima Bernardes? O seu programa foi pensado durante seis meses, estreou, sofreu críticas e hoje é primeiro lugar folgado, como um dos maiores faturamentos da casa.

Lição de casa – 4

A mesma coisa se deu com o "É de Casa", nas manhãs de sábado. Tomou de tudo quanto é lado. Em verso e prosa foram escancaradas as suas primeiras derrotas para os desenhos do SBT.

E hoje, como estamos? Exemplos que existem, mas que só a Globo continua se valendo deles.

Na Band 

Mariana Weickert acompanha a gravação do novo clipe do MC Guimê - Divulgação - Divulgação
Mariana Weickert acompanha a gravação do novo clipe do MC Guimê. O funk é o tema de "A Liga", próxima segunda-feira (2)
Imagem: Divulgação

Então tá bom

Virou um Deus no acuda a nota do repórter André Azeredo, falando que, por estar acima do peso, ele não vinha aparecendo nos jornais de rede da Globo. O mundo quase veio abaixo.

Em nenhuma linha foi escrito que ele não estava trabalhando. Mas apenas fora dos jornais de rede, como estava e até ontem ainda estava. Algo que levou a Comunicação entender que tal “suposição era ultrajante e totalmente repudiada pela emissora”.

Vem – quando? – aí

Oficialmente, "Escrava Mãe", parceria da Record-Casablanca, será apresentada na faixa das 19 horas na Record. Já foram informadas várias datas, e a mais recente aponta para 30 de maio.

Como sempre, é esperar pra ver. "Escrava", o que é certo, vai abrir ou reabrir um segundo horário de novelas.

Vai daí que...

Enquanto, na Record, se veicula essa data e horário para "Escrava Mãe", já existem rumores, inclusive em áreas importantes da Globo, que essa exibição poderá acontecer na faixa das 21h30.

Como estratégia, bater de frente com "Velho Chico" e aproveitar seu momento de instabilidade.

Procura-se

Setores da Band e da Fremantle estão em busca de um estúdio em São Paulo para as gravações do "X-Factor". A possibilidade de fazer nos estúdios do Morumbi já foi descartada.

Tamanho do esquema

A americana NBC também vem com tudo para a cobertura da Olimpíada aqui no Brasil.

Este é o tipo do trabalho que eles sempre levam com muita seriedade. Para se ter uma ideia, dentro das suas instalações no centro de imprensa, foram reservados espaços para instalações do McDonald's e Starbucks, só para servir o seu pessoal.

Dono da farmácia

Marcelo de Carvalho e o empresário Sidney Oliveira - Artur Igrecias/Rede TV! - Artur Igrecias/Rede TV!
Marcelo de Carvalho e o empresário Sidney Oliveira
Imagem: Artur Igrecias/Rede TV!
 
Marcelo de Carvalho recebe no "Mega Senha" deste sábado, na Rede TV!, o empresário Sidney Oliveira, da  rede de farmácias Ultrafarma.

Durante a gravação, Sidney surpreendeu a todos, ao completar o prêmio que uma das participantes havia perdido no jogo, garantindo à moça o sonho da casa própria. A presenteou com R$ 40 mil.

God Save the King 

Apesar do desejo de alguns poucos pela volta da Monarquia, isso fica apenas no “departamento de sonhos”.

Mas chama a atenção o fato de a TV Globo ter solicitado o registro da marca "Deus Salve o Rei", certamente para um novo quadro ou programa. 

Programação

Em um evento, na próxima segunda-feira, a Rede TV! irá anunciar as suas próximas estreias. Mas anota aí: "Tá Sabendo?", "Olha a Hora" e o "Rede TV News" , no horário das 19h10, tiveram seus lançamentos transferidos para o dia 9.  Antes, no domingo, 8, irá ao ar pela primeira vez o "Plantão Animal", com Jackeline Petkovic. João Kleber só no dia 15. A nota triste é que, em meio a essas mudanças, vai acabar o "Good News", um jornalístico de qualidade. Lamentavelmente.

Bate – Rebate

• Juan Alba, procurado, não aceitou convite para integrar o elenco da série "Mamonas Assassinas" na Record. Tem outros planos.
•  Felipe Solari e Diana Bouth também participam do "Escola de Maridos", um dos próximos lançamentos da Fox...
• ... O programa tem à frente Luigi Baricelli e a psicóloga e sexóloga Ana Canosa...
• ... As gravações da primeira temporada terminam neste sábado, em Bogotá.
• Semana dura essa. Primeiro o "Baixo", Fernando Faro, e Umberto Magnani ontem.
• Está tudo tão alvoroçado o bastidor de "Velho Chico", que nem o que é anunciado no site da Globo como "cenas do próximo capítulo" é o que vai ao ar.
• A saída do Roberto – Magrão – Manzoni, anunciada como "ano sabático", provocou forte abatimento em diversos setores do SBT...
• ... Com uma vida dedicada à emissora, chegou o momento de cuidar um pouco mais da vida e saúde dele.
• O "Legendários", em março, marcou média de 6,9 de audiência e 15,1% de participação, alcançando, pela primeira vez este ano, a vice-liderança isolada.

C´est fini

Depois de uma participação discreta em "A Regra do Jogo", Oscar Magrini vai aparecer em 10 episódios do "Vai que cola", no Multishow.
Começa a gravar no dia 10 de maio. 

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco