Topo

Coluna

Flávio Ricco


A tecnologia está jogando a favor da boa informação

Marina Palha será uma psicanalista sensual na série "Prata da Casa", parceria da Fox e Casablanca - Divulgação - Divulgação
Marina Palha será uma psicanalista sensual na série "Prata da Casa"
Imagem: Divulgação

Colunista do UOL*

02/05/2016 07h01

As facilidades da comunicação nos tempos atuais passaram a aprimorar ainda mais o ofício do jornalista, em seu amplo contexto, mas de modo muito particular para aqueles que estão permanentemente atrás da informação.

Na última quinta-feira (28), depois de solicitar um horário na agenda de Michel Temer, Kennedy Alencar conseguiu gravar a primeira entrevista com o vice da República para uma emissora de televisão, desde que a Câmara dos Deputados aprovou a continuidade do processo de impeachment de Dilma Rousseff.

Uma conversa de 7 minutos, exibida no SBT, feita pelo aparelho celular, com toda a perfeição, quando se falou do fim da reeleição e medidas para aquecer a economia, entre outros assuntos.

Aliás, destaque-se também o empenho do Kennedy. No ano passado, ele já tinha feito trabalhos muito bons com a presidente Dilma, Aécio Neves, Lula e Fernando Henrique Cardoso.

Passo atrás

Na Globo, o "Mais Você" atende perfeitamente a necessidade do telespectador interessado em buscar uma nova receita ou fazer uma boa comida. 

Qual a necessidade do "MG TV" também fazer isso, a ponto de ter uma cozinha fixa em seus cenários?

Não é por nada

Vamos combinar que almoço e janta, em qualquer casa normal, se faz uma vez por dia.

Por que não deixar essa função apenas ao programa da Ana Maria? E por que o jornalismo local da TV Globo, em Belo Horizonte, não tenta buscar outros assuntos de interesse da população?

Oscar Schmidt - Joel Silva/ Folhapress - Joel Silva/ Folhapress
O ex-jogador de basquete Oscar Schmidt
Imagem: Joel Silva/ Folhapress

Embaixador

Foi tudo acertado entre Fox Sports e Oscar Schmidt na última semana para que, além de participar diretamente das transmissões, ele funcione como um "relações públicas" em toda a realização dos Jogos Olímpicos.

É um negócio que vinha se tratando há cerca de quatro meses.

A propósito

O Fox Sports irá transmitir com exclusividade o jogo de volta, Toluca e São Paulo, nesta quarta-feira (4), direto do México.

Como detalhe, será a partir das 19h daqui, 17h lá. Teve aí todo um trabalho de bastidor.

Colocação

A Record considera injustificadas as reclamações de Jussara Freire e Milena Toscano, alegando que a demora no lançamento de "Escrava Mãe", impossibilitaram suas entradas em trabalhos próximos na Globo. No caso, "Velho Chico" e "Haja Coração".

Para as duas situações, alega a emissora, haveria coincidência de exibições, mesmo que a sua novela tivesse estreado no fim do ano passado.

Velho problema

O SBT, quando procedia da mesma maneira, antes gravava a novela inteira para depois colocar no ar, cansou de ouvir protestos dos artistas envolvidos.

Agora tivemos este caso da Record. Trabalho de arquivo sempre dá nisso. O melhor mesmo é ser evitado.

Dor de cabeça – 1

Uma redefinição do código nacional de atividade econômica pelo Ministério do Planejamento do CNPJ da Fundação Padre Anchieta, fez com que a entidade passasse a ser reconhecida como Fundação Pública de Direito Público Estadual ou do Distrito Federal, e não mais Fundação Estadual.

Só que isso está impedindo que os demitidos da TV Cultura recebam o seguro desemprego. Para o Ministério do Trabalho, após essa redefinição, eles deixaram de pertencer ao regime celetista.

Dor de cabeça – 2

Consultada, a emissora informa tratar-se de interpretação do Ministério do Trabalho e Emprego e está disponibilizando aos ex-funcionários um documento para que eles apresentem ao órgão na tentativa de reverter a negativa quanto à concessão do benefício.

Este documento, no caso, não tem resolvido absolutamente nada e alguns já entraram na justiça.

Trabalho acelerado

Naquilo que diz respeito à Band, mas principalmente à Fremantle, estão andando muito bem os trabalhos do "X-Factor".

Mas ainda assim é bem possível que a sua estreia, já anunciada para agosto, só venha a acontecer em setembro.

Tem lá suas razões

Ninguém vai cometer a loucura de colocar um "X-Factor" no ar sem estar totalmente vendido.

O departamento comercial da Band, mesmo trabalhando em cima disso, além da recessão no mercado, tem outros produtos na frente. Eurocopa, por exemplo.

Novo título

Mudou para "Prata da casa" o título da série dirigida por André Pellenz, até então conhecida como "Nem Vem que Não Tem".

Uma parceria Fox e Casablanca, sua estreia está prevista para acontecer entre junho e julho, com 14 episódios de meia hora de duração.


Bate – Rebate

• Sonia Abrão estreia hoje os seus novos cenários na Rede TV!, ainda em meio aos festejos dos 10 anos de programa...
• ... Na semana passada, o “Tarde é Sua” entrou gravado por causa disso.
• Juliana Alves começou a filmar participação na comédia  "Gostosas, Lindas e Sexies", como Jussara...
• ... que virá a ser a diarista das quatro protagonistas – Cacau Protásio, Lyv Ziese, Mariana Xavier e Carolinie Figueiredo...
• ... Além desse trabalho, Juliana também se garantiu no elenco da nova série do "Fantástico", "Segredos de Justiça", estrelada por Glória Pires.
• Não se trata de uma regra, mas, artistas que moram no Rio encontram mais facilidade para ingressar nas novas séries do “Multishow”...
• ... Como é o caso de "Os Toques de Dalila", da Heloisa Périssé, ainda sem data de estreia...
• ... A ordem é se adaptar aos novos tempos...
• Contenção de gastos que também atinge as novas novelas e séries da Record.

C'est fini

A TV Senado resolveu se precaver contra a possibilidade de um drible das outras emissoras. O seu logo foi colocado propositadamente bem no centro da imagem, parte superior.

Um lugar que normalmente foge todos os padrões e que ninguém conseguirá cobrir. A não ser o caso de alguém com a cabeça mais avantajada.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaborou José Carlos Nery
 

Flávio Ricco