Topo

Coluna

Flávio Ricco


Band exige resposta comercial para ressuscitar "CQC" no ano que vem

Dan Stulbach na estreia da temporada do "CQC" de 2015 - Reprodução/Band
Dan Stulbach na estreia da temporada do "CQC" de 2015 Imagem: Reprodução/Band

*Colunista do UOL

08/05/2016 07h01

Entre fins de agosto e começo de setembro, portanto já com os Jogos Olímpicos encerrados, a direção da Bandeirantes pretende colocar na mesa de discussão o assunto "CQC", que oficialmente encontra-se em período sabático.

A ideia de provocar saudade no público é interessante e cria expectativas, só que, em virtude do atual cenário econômico – a Band inclusive desistiu do campeonato brasileiro da série A-, fica difícil acreditar que o programa será mesmo ressuscitado.

Na verdade, para a maioria, na emissora, trata-se de um caso encerrado e que não tem volta, mas os donos do formato não pensam dessa maneira e acreditam realmente no retorno dos "homens de preto" – nova geração. Daí a razão de insistirem no tal "período sabático".

O "CQC" até pode voltar ao ar em 2017, porém, haverá a obrigação de uma resposta comercial à altura. Se não estiver completamente vendido, esse retorno às noites de segunda-feira não acontecerá, uma vez que a emissora descarta investir em novas "aventuras". O momento exige os pés no chão.

Constatação

Sobre a turbulência observada nos bastidores de "Velho Chico", importante que a direção da novela, entenda-se Luiz Fernando Carvalho, trabalhe a favor do texto de Benedito Ruy Barbosa.

Explore o realismo que a história pede. Invencionice, agora, não é o caso.

De volta 

Felipe Folgosi exibe o roteiro de "Terra Prometida", novela da Record que ele vai participar - Reprodução/Instagram/felipe_folgosi - Reprodução/Instagram/felipe_folgosi
Felipe Folgosi exibe o roteiro de "Terra Prometida"
Imagem: Reprodução/Instagram/felipe_folgosi

Longe das novelas da Record desde 2009, quando trabalhou em "Promessas de Amor", Felipe Folgosi, fechou participação em "A Terra Prometida", substituta de "Os Dez Mandamentos".

Nessa adaptação de Renato Modesto, ele fará Elieber, irmão mais velho da protagonista Aruna (Thais Melchior). Tipo do bem.

Folgosi, além de ter atuado em "Louca Família", "Bofe de Elite" e integrado o elenco de "A Fazenda", entre outros na Record, também teve passagens por Globo, Band, HBO e SBT.

Correção de rumo

Viviane Araújo viveria uma ex-passista em "Império", de Aguinaldo Silva, mas na última hora ela perdeu a personagem para Cris Vianna. A história é bem conhecida e Viviane acabou fazendo – e muito bem – a Naná, uma manicure.

Porém, surge agora a informação que ela foi convidada para viver uma...ex-passista, em "Sonha Comigo", na fila das 19h da Globo. A passista que não foi com o Aguinaldo.

Nada como uma novela após a outra. 

Capítulo especial

A novela "Escrava Mãe", escrita por Gustavo Reiz, terá um capítulo especial de estreia na Record, dia 30, às 19h30.

Sua primeira fase começa na África, em 1789. Já no primeiro capítulo acontece a passagem de tempo para 1808, que é quando a trama se desenrola. Gabriela Moreyra vive a protagonista.

João - 1

"João ou o Milagre das Mãos", longa sobre a vida do pianista e maestro João Carlos Martins, encerra dia 20 de maio sua bateria de filmagens em São Paulo. Logo depois, os trabalhos irão se dividir entre Uruguai e Estados Unidos, sempre com direção de Mauro Lima.

João – 2

O elenco de "João ou o Milagre das Mãos" tem Rodrigo Pandolfo e Alexandre Nero, nas fases jovem e adulta do maestro. Ainda no elenco, Caco Ciocler, Fernanda Nobre e Alinne Moraes, mulher de Mauro Lima. O filme chegará aos cinemas no ano que vem.

Olha o tom

Susana Vieira recebeu orientação para não gritar muito durante sua participação no "Vídeo Show" da Globo.  

Porque incomoda quem está do outro lado (público).

Bem na foto - 1

Apolo, Malvino Salvador, vai ser disputado por Mariana Ximenes e Cléo Pires, em "Haja Coração", nova novela das 19h.

De um lado, Tancinha (Ximenes), descrita pelo autor Daniel Ortiz como um furacão e as referências para compor a sua caracterização estão no cinema italiano. Tipo exuberante, colorida e com longas madeixas.

Bem na foto - 2

Já Tamara, vivida por Cleo Pires, é apresentada como alguém mais moderna e as inspirações para sua composição são as atrizes espanholas e mexicanas.

Possui um cabelo mais claro nas pontas, como se fosse queimado de sol, e uma maquiagem mais marrom, com detalhes cintilantes.

A produção estreia dia 30.

Premiação 

Duas chamadas criadas e produzidas pela equipe de promos da Discovery Networks Brasil são finalistas no PromaxBDA Mundial. O Discovery concorre na categoria "Channel Holiday/Special Event Spot" com a peça "Quintas Ferozes". Já o Animal Planet, na categoria "General Image Spot or Campaign: Cable, satellite and online platforms" com a chamada do website do canal.

Os vencedores serão conhecidos em junho em cerimônia realizada em Nova York.

Bate – Rebate

• "Tá sabendo?", programa do Thiago Rocha que estreia amanhã na Rede TV!, terá uma divisão de telas a fim de provocar interação com o público...
• ... Enquanto o apresentador estiver aparecendo em uma tela maior, nas demais, o telespectador saberá o que sua equipe está preparando como próxima atração...
• ... Como se tivesse acesso ao roteiro do programa.    
• Acertando: a série especial sobre os Jogos Olímpicos, produzida pela equipe do "Esporte Fantástico", ficará em cartaz até 30 de julho.  
• Silvio Santos costuma dizer que o SBT é um canal de entretenimento...
• ... Jornalismo e esporte, portanto, nunca foram prioridade na Anhanguera.
• ... Por essas e outras, o campeonato brasileiro da série A vai passar bem longe de sua emissora.
• Contrato da Maria Paula é válido para apenas esta temporada de "A Liga", em total de 11 episódios.
• Nem poderia ser diferente: Michel Temer também ganhará uma interpretação em "A Praça é Nossa"...
• ... Falta definir apenas o ator.
• O programa necessita de investimentos, é verdade, mas foi bem divertida a entrevista do Zé Américo com o Moacyr Franco, na estreia, quarta passada, do "Conexão" na CNT.   
• Galvão Bueno já entrou no "clima" de "Haja Coração".

C’est fini

Então tem esse problema dos atores não poderem aparecer em novelas da Globo porque estão ou estarão em produções da concorrente – caso de "Escrava Mãe". Curioso, no entanto, o que acontece quando o tema “repetição” se volta para o campo do humor.

Luis Miranda é um dos mais acionados no “Zorra” e também vive um dos principais, no "Mister Brau", mas ninguém reclama. Parece que cada caso é um caso.  

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco