Topo

Coluna

Flávio Ricco


TV Band é a menos responsável pela crise do Grupo Bandeirantes

Colunista do UOL*

13/05/2016 07h01

Existe uma máxima em administração empresarial, que todo negócio se complica, não pela falta de dinheiro, mas pelo excesso dele em alocações mal feitas e por decisões erradas.

A Bandeirantes, depois de um 2002 muito difícil, começou a se recuperar em 2003, com a entrada do religioso RR Soares e melhorou muito em 2005, quando o seu vice, Marcelo Meira, depois de se reunir com os credores internacionais, conseguiu alongar prazos de pagamentos das dívidas. Em 2006, houve o acerto com a Globo para o futebol e, de 2008 em diante, vieram o "CQC", "A Liga" e inúmeros outros produtos rentáveis.

Foi uma fase de purificação dos seus números, a ponto de se tornar saudável até ao que estabelece o Ebitda – lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização.

Só que nisso sempre existiu uma obsessão por uma empresa chamada TV Cidade, operadora de cabo, montada em sociedade com SBT, Jornal do Brasil e Hicks Muse, que saíram ou sumiram do negócio e deixaram a Band sozinha. Em 2011, com a aprovação das teles para distribuição de sinal pelo Congresso Nacional, aquilo que já era um mau negócio ficou ainda pior.

Dívida alta

Embora não existam confirmações oficiais deste número, mas só de juros com a TV Cidade o Grupo Bandeirantes paga de 5 a 6 milhões de reais por mês, cerca de R$ 70 milhões por ano.

Como segurar um estouro desse tamanho?

Não bastasse

O Grupo Bandeirantes, que sempre teve as suas rádios e a TV aberta operando muito bem, tentou abrir o leque e enveredar por temerários caminhos, como mídia exterior, empresa de eventos para fazer a Fórmula Indy e outras TVs, que só contribuíram para ampliar o problema.

Foi muito dinheiro bom, em negócio ruim. É uma pena. Isto explica um pouco do tudo que vem acontecendo.

Importante considerar

A direção da Record aposta numa briga franca com a Globo, fazendo "Escrava Mãe" competir com "Haja Coração", do dia 31 em diante, na faixa das 19h30.

Só tem um porém: "Êta Mundo Bom" está voando, com uma entrega muito alta. Não pode ser desconsiderada.

Simples curiosidade 

Gabriela Moreyra é a protagonista de "Escrava Mãe" - Edu Moraes/Divulgação/Record  - Edu Moraes/Divulgação/Record
Gabriela Moreyra é a protagonista de "Escrava Mãe"
Imagem: Edu Moraes/Divulgação/Record


A Record, em se tratando de novelas religiosas, já tem uma fila estabelecida: depois de "Os Dez Mandamentos" virá "A Terra Prometida", depois "O Rico e o Lázaro"...

Que mal pergunte: e sobre a nova faixa das 19h30, prestes a se inaugurar? E depois de "Escrava Mãe"? Ou será que esse novo horário vai abrir e fechar com ela?

Bem na frente

Desde muito tempo isso vinha sendo tentado, mas só agora a teledramaturgia da Globo, via Silvio de Abreu, conseguiu imprimir algo que pode ser designado como ritmo industrial nas suas novelas.

Faixa das 7, "Haja Coração" ainda nem estreou e a sua substituta, "Sonha Comigo" já está com sua produção bem adiantada.

Bem organizado 

Este trabalho na frente se dá em todos os outros horários das novelas da Globo, 6, 9 e 11 da noite.

Por acaso ou não, a partir deste novo sistema de trabalho, os resultados também começaram a ser melhores.

Homenagem 

Moacyr Franco é homenageado pelo filho Johnny no programa "Máquina da Fama" - Leonardo Nones/Divulgação - Leonardo Nones/Divulgação
Moacyr Franco é homenageado pelo filho Johnny no programa "Máquina da Fama"
Imagem: Leonardo Nones/Divulgação


O "Máquina da Fama", da Patrícia Abravanel no SBT, inicia com Moacyr Franco, na segunda-feira, uma série de homenagens a ilustres figuras do nosso meio artístico.

Em meio ao programa, serão apresentados depoimentos do Boni, Selton Melo, Carlos Alberto de Nóbrega e Raul Gil.

Desfalque

O "TV Fama", da Rede TV!, não conta mais com os serviços do jornalista Léo Dias, que não teve algumas das suas antigas reivindicações atendidas.

Perde o programa. A participação dele sempre foi o tempero diferente e, não raramente, responsável pelos picos de audiência.

Antes assim

Nesta quinta, com 24 horas de atraso e depois da nota aqui publicada, a Comunicação do SBT se manifestou e informou que está tudo em ordem com as suas instalações no Rio de Janeiro.

Com a documentação em dia e todas as condições de segurança atendidas.

Quanta bagunça!

A Rede TV!, como cabeça de rede, alterou parte da programação na última segunda-feira, informando todas as afiliadas sobre a necessidade de ajustarem as suas grades.

De maneira geral, isto aconteceu. A exceção atende por TV Pampa, que desde o começo da semana deixou de levar ao ar o telejornal "Rede TV News".

Bate – Rebate

• Patrícia Poeta será uma das atrações do "Domingão do Faustão" neste domingo....
• ... Na entrevista ao programa, ela vai falar do trabalho atual no "É de Casa"...
• ... E da mudança do jornalismo para o entretenimento, entre outros assuntos.
• Mesmo recebendo bem da Sonia Abrão, Luciano Faccioli não está conseguindo segurar a audiência da Rede TV! com o "Olha a  Hora!"...
• ... Mas é uma dificuldade que a direção da casa já contava, por ser um horário onde Datena e Rezende estão estabelecidos.
• Bem interessante essa ideia da Record News em comemorar o quinto aniversário do jornal do Heródoto com um talk-show, dia 25, na Cultura, do Conjunto Nacional...
• ... Entre os convidados especiais, Ricardo Kotscho, Nirlando Beirão e Richard Rytenband.
• Inédita na televisão aberta, a série "Tirano II" estreia dia 23 na Globo, depois do "Programa do Jô".
• Entre os projetos de Anderson Di Rizzi, após a novela "Eta Mundo Bom!", uma coprodução para o teatro envolvendo Brasil e França.
• Confirmado: nova temporada do "Bake Off Brasil" vai estrear no outro sábado, 21, no SBT.
• Em cima do crítico momento político do Brasil, o "Rede TV News", da Rede TV!, mostrará que viver em um país sem corrupção é algo possível...
• ... Luciano Jr., correspondente na Europa, vai até a Suécia para revelar os segredos do país em que falar de política é falar de transparência. As reportagens irão ao ar hoje e amanhã.

C´est fini

A demissão de duas maquiadoras transtornaram por completo os trabalhos da Band, na quarta-feira, além de provocar a revolta de alguns dos seus apresentadores mais importantes como Paloma Tocci, Datena, Boechat, Renata Fan etc.

A forma truculenta como aconteceu acabou revoltando a todos.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco