Topo

Globo fez dois anos de treinamento com comentaristas da Olimpíada

Comentarista de ginástica olímpica, Daiane dos Santos passou por treinamento para comentar o esporte na Globo - Ricardo Bufolin/CBG
Comentarista de ginástica olímpica, Daiane dos Santos passou por treinamento para comentar o esporte na Globo Imagem: Ricardo Bufolin/CBG

Colunista do UOL*

23/05/2016 07h01

Há quase dois anos, com toda a sua equipe montada e sabendo muito bem o que pretendia desenvolver, a Globo deu início a uma série de preparativos para a transmissão dos Jogos Olímpicos do Rio.

Mais precisamente em 3 de agosto de 2014 foi apresentado o seu "time de ouro", com Tande, Giba, Shelda, Fabi, Hortência Marcari, Gustavo Borges, Maurren Maggi, Flávio Canto, Daiane dos Santos e Guga Kuerten.

Só no que diz respeito aos comentaristas convidados, no caso ex-atletas das mais diversas modalidades, foi montado um plano de exercícios e ambientação, para que todos possam desempenhar suas atribuições da melhor maneira possível.

Além de aulas de outros idiomas, como inglês e espanhol, todos eles receberam treinamentos de como se comportar diante das câmeras e fizeram sessões de fonoaudiologia, entre outros cuidados.

Uma preparação que se estendeu aos detalhes, para que todos se apresentem suficientemente seguros ao longo de toda a competição.

Cuidados que concorrentes como Record e Band, pelo menos até agora, não tiveram. Não por acaso os resultados da Globo são sempre os melhores.

Em estudos

Já de muito tempo a direção da Band vem ensaiando uma mudança de horário do "Café com Jornal", hoje a partir das 7h30, para escapar da concorrência e não continuar na rabeira de Globo, Record e SBT, que têm produtos similares na mesma faixa.
Segundo se informa, uma troca para 10 da manhã nunca esteve tão perto de acontecer.

Placar do jogo

Record, definitivamente, está fora da briga do futebol. SBT também, a não ser que uma completa reviravolta aconteça nas próximas horas. Algo pouco provável.
Hoje, se alguém quiser apostar, a Rede TV! é a bola da vez. A única no páreo.

Boas chances

Sobre essa questão do futebol, ainda é bem silencioso o jogo nos bastidores. Na Rede TV! todos da sua direção foram terminantemente proibidos de falar neste assunto.
No entanto, é possível antecipar que, nesta altura e no caso dela, para dar certo o negócio do futebol só está dependendo da Globo.

Expansão

O sinal da TV Cultura agora está presente em 2 mil municípios, 24 Estados e alcança 125 milhões de brasileiros.
Esta marca foi alcançada devido à chegada de uma nova afiliada, a emissora pública de Sergipe, TV Aperipê, cujo sinal se espalha por mais de 60 cidades.

Melhor Pra Você - Fernanda Simão/Divulgação - Fernanda Simão/Divulgação
"Melhor Pra Você" é apresentado por Celso Zucatelli, Edu Guedes e Mariana Leão na RedeTV!
Imagem: Fernanda Simão/Divulgação
Melhor pra nós

É bom verificar que o "Melhor pra você" deu uma repaginada e não tem mais aquela mesmice de apresentar vídeos da internet na sua abertura.
O programa está com um começo diferente, como deve ser e bem mais interessante.

Necessário ressaltar

A propósito de Rede TV! ainda é tempo de destacar a reportagem do Emerson Tchalian levada ao ar no "Documento Verdade" da última semana, com o mistério que envolve a morte de uma menina no Piauí.
Trabalho de gente grande, sem antecipar julgamento e pontuado por entrevistas das mais esclarecedoras. Todos os princípios do bom jornalismo foram respeitados.

Final da Liga - 1


A Globo vai fazer a final da Liga dos Campeões, Real e Atlético, sábado próximo, direto de seus estúdios em São Paulo, com Galvão Bueno, Junior, Walter Casagrande e Arnaldo Cézar Coelho.
Todos com o apoio do repórter Marcelo Courrege, no Giuseppe Meazza, em Milão.

Final da Liga – 2

A Band, que sempre se deu bem com as transmissões da Liga dos Campeões no sistema aberto, estará presente nesta final com Téo José e Neto, também aqui no Brasil.
Reportagens de Felipe Kieling na Itália.

Final da Liga – 3

No sistema fechado e como seu principal produto, o Esporte Interativo vai fazer Real e Atlético, no campo de jogo, com André Henning, Vitor Sérgio Rodrigues, Sávio e Zico.
Os correspondentes Marcelo Bechler e Tatiana Mantovani também irão participar da transmissão.

Crescimento

O novo programa do Gugu, na Record, estreou em fevereiro, com um intervalo e um merchandising.
Em maio, mesmo com a crise, passou a abrir três breaks e cinco merchans. Mais que dobrou o tamanho do dinheiro.

Camila Queiroz - Divulgação/Globo - Divulgação/Globo
Em fase mais chique em "Êta Mundo Bom", Mafalda (Camila Queiroz) continua dividida entre Romeu (Klebber Toledo) e Zé dos Porcos (Anderson Di Rizzi)
Imagem: Divulgação/Globo
Embalada

A Globo pretende anunciar no começo do segundo semestre o próximo trabalho de Camila Queiroz na casa.
Por ora, o foco é a Mafalda de "Eta Mundo Bom!", agora numa fase mais chique, na trama. A personagem segue dividida entre Romeu (Klebber Toledo) e Zé dos Porcos (Anderson Di Rizzi).

Bate – Rebate

• Maria Paula, Mariana Weickert, Thaíde e Guga Noblat gravam os últimos episódios de "A Liga" desta temporada.
• Eduardo Sterblitch saiu do "Pânico", mas, pelo menos até a última sexta-feira, continuava firme e forte no site do programa.
• Além do bom trabalho em "Eta Mundo Bom"”, Sérgio Guizé tem se mostrado mais como cantor, nos programas da Globo...
• ... Já passou pelo "Altas Horas", "SuperStar" e, hoje, será a vez do "Jô", com direito a violão.
• Marcelo Rezende ganhou uns dias de folga na Record. Um descanso combinado...
• ... Aproveitou para rever familiares na Argentina, mas hoje já reassume o comando do "Cidade Alerta"...
• ... Por acaso, Datena, de folga desde quinta-feira para comemorar mais um aniversário, também volta ao "Brasil Urgente" nesta segunda-feira.
• Ticiana Villas Boas promoveu um social no sábado, reunindo toda a equipe do "Bake Off Brasil", para assistir a estreia do programa junto com ela.
• Por causa do seu novo programa no GNT, Pedro Bial tem se dividido entre o Rio e São Paulo, onde serão as gravações.
• Os bons números de "Chapa Quente" nas noites de quinta-feira da Globo têm tudo para garantir mais uma temporada do programa.

C´est fini

Todos os apresentadores da Record e alguns dos seus principais contratados estão sendo chamados para gravar chamadas de "Os Dez Mandamentos", o musical.
A estreia está confirmada para 17 de junho no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery