Topo

Nem o sexo dos anjos é tão discutido como resultados do Ibope

Rafael Huspel/Folha Imagem
Imagem: Rafael Huspel/Folha Imagem

Colunista do UOL*

08/06/2016 07h01

Para o mercado e as emissoras de televisão no geral, a chegada de um novo medidor de audiência será importante em muitos aspectos, mas como principal deles, acabar com as discussões que sempre existiram sobre os métodos utilizados. Até, se for o caso, se reconhecer o Ibope como merecedor de um diploma de boa conduta.

A GfK, ninguém sabe exatamente para quando, ainda não passa de uma esperança. Como outra alternativa, em Londres, no ano passado, por este que vos fala foi solicitado aos responsáveis da Kantar Ibope Media a abertura de uma linha de diálogo com as emissoras, para eliminar ou ao menos diminuir as dúvidas que ainda são tão persistentes. E pertinentes

Até agora, pelo que se vê, nem uma coisa e nem outra. Enquanto isso, motivos vão sendo dados para alimentar essa interminável discussão. Sexo dos anjos perde de goleada. Ao derrotado ou derrotados, como frequentemente acontece nos campos de futebol, o juiz é e sempre será responsabilizado.

O que não pode
Uma das maiores reclamações que se ouve do Ibope é a frequência, nem sempre coerente, da correção dos números, depois da divulgação do consolidado.

Por exemplo: no final de semana, entre sexta, sábado e domingo, enquanto se mantiveram os índices da Globo, os da Record foram aumentados e os do SBT diminuídos. O mesmo fato se repetiu com os números de segunda. Aí fica ruim.

Ceará estreia segundo programa no Multishow - Leo Franco /AgNews - Leo Franco /AgNews
Ceará estreia segundo programa no Multishow
Imagem: Leo Franco /AgNews
Título definido
“Ceará Fora da Casinha” é o título definitivo do novo programa de Wellington Muniz, o Ceará, no Multishow. A sua estreia está marcada para o dia 25 de julho.

O fora da casinha justifica-se, porque será todo feito em externas. Gravando.

Voo solo
Edmara Barbosa, filha de Benedito Ruy Barbosa, vai tentar um voo solo na Globo.

O roteiro da autora é sobre histórias de famílias. 

Bom esclarecer
Embora o nome da Edmara ainda apareça nos créditos de “Velho Chico”, há quase dois meses ela deixou de escrever ou colaborar com a novela.

Daí o desejo de partir imediatamente para um trabalho sozinha.

Vai apagar velinha
O “Encontro”, da Fátima Bernardes, se aproxima de mais um aniversário na Globo, o quarto.

A sua estreia aconteceu em 25 de junho de 2012. 

TV fechada  1
Antes da estreia da terceira temporada de “A Grande Família do Alasca” no Discovery, dia 26 de julho, o canal fará um esquenta dos episódios anteriores, que irão ao ar diariamente a partir do próximo dia 20, às 19h.

O programa está entre as principais audiências da emissora.

TV fechada – 2
De 23 a 27 de maio, por cinco dias consecutivos, o filme mais assistido do dia na televisão paga foi do Megapix. Pela ordem, os já conhecidos “Velozes e Furiosos”, “Kung Fu Panda”, “Hitman”, “Detona Ralph” e “Busca Implacável 2”.

O Megapix, números dos primeiros cinco meses de 2016, é o terceiro colocado entre os canais pagos. Só perde dos infantis.

Isso é uma coisa...
O SporTV, independentemente de Copa América, Brasileiro e outros que tais, também pretende dedicar à Eurocopa uma grande cobertura.

Serão cerca de 50 profissionais, entre repórteres, produtores e técnicos, trabalhando no evento em solo francês.

... A outra é que
Se alguém puder responder, por favor: qual a necessidade de dois comentaristas num mesmo jogo de futebol?

É o que vem acontecendo no mesmo SporTV agora na Copa América. Se é para existir confronto de opinião, esquece. Por exemplo, no jogo Argentina e Chile, segunda-feira, o tempo todo o narrador Luiz Carlos Junior se via obrigado a chamar o Maurício Noriega ou o Roger Flores. Uma bobagem.

A propósito
As participações e os comentários do Roger, no SporTV, dão a todos a dimensão bem exata do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu fiz”.

Se coloca bem, sabe onde a bola passa, mas não foi nos gramados o melhor exemplo a ser seguido.

Vida que segue
Cercada de muitos seguranças, a apresentadora Ana Hickmann voltou, no dia de ontem, a participar de eventos públicos. Um cuidado que seu estafe entendeu como necessário, em função dos últimos acontecimentos. 

Bate – Rebate

• O diretor de esportes da Band, Humberto Candil, levou para Diego Guebel um projeto de programação esportiva para as tardes de domingo...
• ... Guebel não quis nem ver. Sem futebol não tem porque...
• ... O problema é que Roland Garros já foi, a Eurocopa e a Olimpíada também têm prazos para acabar e ninguém fala até agora o que será depois disso...
• ... A impressão que se tem é que a ordem é ir levando e parar com tudo depois dessas duas competições.
• O quadro “#PartiuFérias”, que explora destinos nacionais pouco explorados pelos brasileiros, terá uma segunda temporada no “Como Será?”, da Globo, a partir do dia 18...
• ... “Como Será?”, levado ao ar nos sábados da Globo, tem apresentação de Sandra Annenberg.
• A cantora Luiza Possi, uma vez mais, irá trabalhar como assistente de um dos técnicos, na próxima edição do “The Voice” na Globo...
• ... É a única até agora que a direção do programa não pretende abrir mão. Sempre vai bem.
• Para o “Repórter Record Investigação” desta quinta-feira, às 23h30, Domingos Meirelles foi a Natal entrevistar Maria Nazaré Felix Lima...
• ... Para quem não ligou o nome à pessoa, ela é aquela mulher que virou lenda no sertão e ficou conhecida como "Viúva negra, a matadora de maridos".

C'est fini
Mariana Ximenes grava hoje o “Programa do Jô” para falar sobre trabalhos no cinema, principais momentos da carreira e a Tancinha de “Haja Coração”.

E amanhã, Fernanda Abreu marcará presença nas gravações do “Altas Horas” de Serginho Groisman. 
   
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery