Topo

Medo da Globo interfere no júri do "X Factor"

Fernanda Paes Leme será apresentadora do "X Factor", que já tem Rick Bonadio como jurado confirmado - Carlos Reinis/Divulgação/Band
Fernanda Paes Leme será apresentadora do "X Factor", que já tem Rick Bonadio como jurado confirmado Imagem: Carlos Reinis/Divulgação/Band

Colunista do UOL*

11/06/2016 07h01

A direção da Bandeirantes já contava com alguma dificuldade, mas não imaginava que as complicações seriam tantas e de tal ordem na formação do júri do “X-Factor”.

Desde aqueles mais conhecidos do público aos nem tanto, a reação ao convite feito invariavelmente apresenta a mesma situação. Num primeiro momento todos se mostram envaidecidos, felizes e satisfeitos por serem lembrados, mas acabam recusando no instante imediatamente seguinte, depois de pensarem melhor no que isto poderá interferir no futuro de suas carreiras.

Essas pessoas, ainda com a cabeça no passado, entendem que trabalhar hoje numa emissora irá inviabilizá-las pelo resto da vida de serem chamadas ou contratadas por outra, mais especialmente na líder Globo.

Bobagem. Isso já não existe há algum tempo e de forma mais precisa a partir do momento em que as TVs entenderam que, antes de tudo, devem fazer prevalecer as suas necessidades. Virar as costas para um convite de trabalho nos tempos atuais é um luxo bem descabido.

É evidente que...
Um artista em cartaz numa emissora, dificilmente será convidado a aparecer em outra. Salvo casos excepcionais, ainda não chegamos a tanto.

Não por acaso Jussara Freire reclamou tanto com a demora da Record em estrear “Escrava Mãe”. As sucessivas mudanças fizeram com que ela não pudesse atender chamado da Globo para “Velho Chico”, porque as exibições são coincidentes.

Outro detalhe
A Globo, por exemplo, quando está na preparação ou já apresentando o “The Voice”, também usa de certos cuidados para que os seus participantes – cantores e cantoras, no caso, não aceitem convites das concorrentes.

Algo perfeitamente normal e compreensível. Nem poderia ser diferente.

Expectativa
Agora é ficar na espera de quem poderá, enfim, fechar com a Band, entre os tantos que foram convidados.

Estão sendo aguardadas, por exemplo, as respostas de Alexandre Pires e Ana Carolina, nomes de respeito e que podem ser muito bons para jurados do “X- Factor”. Rick Bonadio, produtor musical, já está certo.

Dia dos Namorados na Eliana - Amauri Nehn/Divulgação - Amauri Nehn/Divulgação
Programa da Eliana, neste domingo do SBT, entra no clima do Dia dos Namorados, com a promessa de três pedidos de casamento
Imagem: Amauri Nehn/Divulgação
Meu Deus
Ainda sobre essa dominação das igrejas, chega a ser apavorante virar o botão de sintonia das emissoras de AM ou FM em São Paulo.

São muito raras aquelas que ainda mantém programações musicais ou jornalismo. O resto é só pregação.

E pregação...
... Com todo o lado nefasto que tais “pregações” podem oferecer, prometendo resolver qualquer negócio, desde unha encravada até problemas de ordem financeira.

Um verdadeiro atentado. Tão nocivo e perigoso quanto a propaganda de remédios, com o hipócrita aviso “se persistirem os sintomas procure um médico”. Quando o correto teria que ser “procure o médico antes e compre o remédio depois”.

Boicote
Em resposta ao aqui foi escrito durante a semana, sobre a ausência do rádio brasileiro na Copa América, o que se informa é que todas se assustaram com o tamanho do preço cobrado pela Conmebol, segundo alguns, algo em torno de US$ 90 mil.

Esse tamanho de dinheiro fez com que todas, ou quase todas, boicotassem a competição.

Caso de exceção
De fato uma boa maioria dessas emissoras está boicotando a Copa América e não tem feito os seus jogos, mesmo com o Brasil em campo.

A exceção atende pelo nome de Bandeirantes, segundo comunicado que se segue: “As rádios do Grupo Bandeirantes foram as únicas emissoras do estado de São Paulo que adquiriram os direitos de transmissão... e temos dois repórteres nas praças da competição nos Estados Unidos: Sergio Patrick e Estevan Ciccone”.

Se nada mudou
De volta, finalmente, de uma viagem aos Estados Unidos, Silvio Santos marcou para este sábado, o dia inteiro, gravações do seu programa.

Técnica e produção, pelo menos, foram colocadas de sobreaviso e o estúdio reservado.

Programa diferente
O “Criança Esperança” deste ano, com direção de Daniela Gleiser e exibição no dia 2 de julho, terá diferenças importantes em relação às edições passadas.

As apresentações de cantores e conjuntos continuarão acontecendo, mas intervaladas por outras atrações até incomuns, entre elas, um musical da “Escolinha do Professor Raimundo”.

Rebeca e Aparício se reencontram em "Haja Coração" - Paulo Belote/Divulgação/TV Globo - Paulo Belote/Divulgação/TV Globo
Personagens de Malu Mader e Alexandre Bordes, Rebeca e Aparício se reencontram
Imagem: Paulo Belote/Divulgação/TV Globo
Cena do próximo capítulo
O diretor Fred Mayrink orienta Malu Mader e Alexandre Borges em cena de “Haja Coração”.

Na história, trinta anos depois, seus personagens Rebeca e Aparício se reencontram. Ele a abandonou, na juventude, para se casar com Teodora (Grace Gianoukas) por dinheiro.

Mas olha essa
Nesta madrugada, Amaury Junior apresentou Sérgio Mendes, Baby do Brasil e Rogério Flausino, que gravaram a música “Se Liga Aí”, com o objetivo de levantar o astral, a estima do brasileiro.

Na conversa, a Baby, que se considera popstora, porque é pop e pastora, disse que está há 18 anos sem sexo. Perguntada pelo Amaury se isso não faz mal à saúde, achou que era uma cantada dele. Mas que só irá quebrar este jejum quando encontrar um verdadeiro novo amor.

Amaury Junior reuniu Sérgio Mendes, Baby do Brasil e Rogério Flausino - Divulgação - Divulgação
Amaury Junior reuniu Sérgio Mendes, Baby do Brasil e Rogério Flausino
Imagem: Divulgação

Programa do Serginho
Neste sábado, logo depois do “Zorra”, Serginho Groisman entra com seu “Altas Horas” na Globo, recebendo Fernanda Abreu, Minotauro e a namorada, Laís Souza e a blogueira Jout Jout.

Além disso, tem ainda a Laura Muller e uma conversa com um ex-hacker, vivido pelo Marco Luque.

Bate – Rebate

• O “Alta Conexão”, do Sérgio Waib, exibiu seu último programa da primeira temporada nesta última madrugada...
• ... A segunda, devido a boa repercussão alcançada, já está sendo negociada com a direção da Band.
• Joana Fomm é a entrevistada do “Cinejornal”, programa da Simone Zuccolotto, neste sábado, 21 horas, no Canal Brasil.
• Nesta última quinta-feira, no Espaço Itaú de Cinema, do Shopping Frei Caneca, em São Paulo, aconteceu a estreia do filme “Doonby – todos têm o direito de viver”...
• O produtor e diretor britânico Peter Mackenzie veio ao Brasil especialmente para este lançamento...
• ... Além de São Paulo, Brasília e Goiânia, estão previstas também primeiras exibições em Fortaleza, Recife e Rio, antes de entrar em circuito nacional.
• Daniela Beyruti está se afastando de suas antigas funções no artístico do SBT...
• ... Embora continue firme em sua atuação no conselho.
• O jogo do Brasil na Copa América, agora contra o Peru, vai novamente mexer com toda a programação da Globo neste domingo, 21h30...
• ... As chamadas, distribuídas ao longo da programação, irão informar sobre essas alterações.

C'est fini
O “Primeiro Impacto”, da Karyn Bravo e Joyce Ribeiro, vai indo, mas ainda está longe de atender o que o SBT espera dos seus resultados.

Há, no entanto, a convicção que isto se dará com o tempo e através de investimentos que estão previstos para ele.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração José Carlos Nery