Topo

Coluna

Flávio Ricco


"Batalha dos Cozinheiros" paga preço alto por erro de estratégia da Record

Buddy Valastro comanda a disputa "Batalha dos Cozinheiros", na Record - Edu Moraes/TV Record
Buddy Valastro comanda a disputa "Batalha dos Cozinheiros", na Record Imagem: Edu Moraes/TV Record

Colunista do UOL*

16/07/2016 07h01

Os resultados do programa “Batalha dos Cozinheiros” até aqui foram muito ruins, e a responsabilidade disso, antes de chegar ao formato ou à exaustão de conteúdos na mesma linha, se deve única e exclusivamente à Record.

Primeiro porque tentou enrolar o telespectador por duas semanas com um “programa preparatório” – que não existe em lugar nenhum do mundo, inventado com o claro objetivo de esticar a sua duração. E como outra bobagem, que acabam sendo duas, estrear o programa na terça-feira, mesmo horário do “MasterChef”, da Band, já embalado na sua reta final.

E o que se viu foi a casa cair, diante da tentativa de ser esperto e se apostar na volubilidade do telespectador

Aqui já foi dito e deve sempre ser repetido que mexer com programação de TV, embora sobrem palpites, é uma arte para poucos, porque a conta sempre vem para todo e qualquer movimento errado. O “Batalha dos Cozinheiros” é só mais um que passa a engrossar extensa lista de desacertos.

Tem o seguinte
Até com uma insistência muito além do normal, são informadas as não renovações de contratos de atores com a Record.

Em alguns momentos, verifica-se, há a tentativa de se fazer um certo espalhafato em cima do assunto.

Mas vamos combinar
Nos dias de agora, não só a Record, mas também a Globo, têm mantido em seus bancos de atores aquilo que julgam essencial e imprescindível para as suas produções.

Não está sendo mais factível a manutenção de tanta gente, a maioria parada, como aconteceu tempos atrás.

De forma geral
Devemos entender como uma ação natural do próprio mercado de trabalho, as entradas e saídas de atores e atrizes nas diversas emissoras, em espaços de tempo muito menores. Saem as restrições que existiam.

Nada mais lógico e racional, até porque não tem mais como ser de outra maneira.

Volta ao passado
“Mundo Novo”, novela na fila das 18h, escrita pelos estreantes Alessandro Marson e Thereza Falcão, vai se ambientar no período colonial.

Algo que obrigará sua produção a observar cuidados na seleção do elenco, porque serão muitos personagens específicos, como índios e nomes históricos.

Diante disso
Sabendo dessa dificuldade e fugindo um pouco dos padrões normais, “Mundo Novo” vai antecipar seu início de trabalhos e sair em busca desses perfis mais difíceis de fechar.

Até em função disso, na Globo já se planejam viagens a Manaus e Belém para selecionar atores locais.

Bianca Bin é Maria em "Êta Mundo Bom!" - Paulo Belote/Divulgação/TV Globo - Paulo Belote/Divulgação/TV Globo
Bianca Bin é Maria em "Êta Mundo Bom!"
Imagem: Paulo Belote/Divulgação/TV Globo
Alguma coisa errada
A filha da Bianca Bin, Maria, nasceu prematura em “Êta Mundo Bom!” e o que se observa é que o mundo já girou tantas vezes depois disso e com ela não aconteceu nada.

Pelo jeito, mesmo com tanto tempo passando para todos os outros personagens, ela vai continuar como uma criancinha prematura até o fim da novela.

Está dentro
Fábio Assunção, em férias na Globo, foi confirmado para um dos principais papéis de “À Flor da Pele”, da Glória Perez, na fila das 21h.

A sua escalação acaba de ser aprovada pelo comando da teledramaturgia da Globo, até porque já havia pedido de outro autor para o nome dele.

Homenagem
Entre os dias 20 e 29, sempre às 22 horas, o Canal Brasil vai homenagear Hector Babenco, falecido na última quarta-feira.

Estão previstas as exibições de “O Rei da Noite”, “Beijo da Mulher Aranha”, “Carandiru”, “Pixote”, “Coração Iluminado” e “Lúcio Flávio, o passageiro da esperança”.

Foi muito bem
O SporTV informa que a transmissão dos 51 jogos da Eurocopa levou 16,3 milhões passarem pela sua exibição, o que significa um crescimento de 49% comparada a cobertura da mesma competição em 2012.

A final, Portugal e França, com 2,9 milhões de telespectadores, foi quatro vezes maior que o Disney Channel, segundo lugar na TV paga.

Domingos Montagner e Renato Góes, intérpretes de Santo em "Velho Chico" - Caiuá Franco/Divulgação/TV Globo - Caiuá Franco/Divulgação/TV Globo
Domingos Montagner e Renato Góes, intérpretes de Santo em "Velho Chico"
Imagem: Caiuá Franco/Divulgação/TV Globo
Festa na novela
O elenco de “Velho Chico” fez festa no estúdio da Globo para comemorar o capítulo 100 da novela.

O diretor Luiz Fernando Carvalho promoveu um grande sarau na presença de todo o elenco, com música, números de mágica e boa comida.

Aposentadoria
O “Fantástico” deste domingo, em reportagem especial de Sônia Bridi, vai falar sobre o problema da Previdência no Brasil e a constatação que o artigo quinto da Constituição não é seguido – aquele que diz que somos todos iguais perante a lei.

Um caso: você sabia que com apenas um ano de mandato, um deputado ou senador garante um acréscimo na aposentadoria de mais de R$ 900? Enquanto o trabalhador comum, com trabalho informal, espera até os 65 anos para se aposentar com o mínimo de R$ 880.

Bate – Rebate

• Os lamentáveis acontecimentos do último final de semana em Itaquera, durante a realização das audições do “X Factor” ainda repercutem...
• ...  E o que se verifica é que sobrou para todo mundo. Em primeiro lugar para aqueles que passaram diretamente por aquele sofrimento...
• ... Depois tivemos notícias das descabidas ameaças que vinham sofrendo nas redes sociais os jurados que lá estavam e a apresentadora Fernanda Paes Leme...
• ... E na rebarba, broncas na imprensa “que não contou tudo que aconteceu lá e não peitou a Band como deveria”...
• ... Onde já se viu isso? Honesta e sinceramente, o que mais faltou dizer?
• O trabalho do Rogério Assis, com a transmissão da Euro pelas rádios do Grupo Bandeirantes, encontrou forte repercussão interna...
• ... Já de muito tempo ele é considerado um dos melhores e mais precisos narradores de futebol de São Paulo.
• Lucy Alves, Luzia de “Velho Chico”, tem contrato por obra com a Globo, mas já é forte candidata a fazer novo compromisso maior após a novela.
• Murilo Benício, longe da TV, acabou de filmar “Divórcio 190”, com direção de Pedro Amorim.
• O programa de Raul Gil no SBT, além de novos cenários neste sábado, destaca o quadro “Quem sabe canta”, com jurados e prêmio em dinheiro. 

C'est fini
Jamil Chade, comentarista de assuntos internacionais, também vai integrar a equipe da RedeTV! na cobertura dos Jogos Olímpicos.

O jornalista, com grande bagagem na cobertura de Copas do Mundo e Olimpíadas, virá diretamente da Suíça, onde reside, para o trabalho no Rio.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco