Topo

Coluna

Flávio Ricco


A novela atravessa hoje uma das melhores fases na TV do Brasil

Domingos Montagner e Camila Pitanga, que interpretam Santo e Tereza em "Velho Chico", nos bastidores da novela - Artur Meninea/Divulgação/TV Globo
Domingos Montagner e Camila Pitanga, que interpretam Santo e Tereza em "Velho Chico", nos bastidores da novela Imagem: Artur Meninea/Divulgação/TV Globo

Colunista do UOL*

25/07/2016 07h01

Aquele pessoal que insiste e não desiste de querer preconizar o fim das novelas na televisão aberta brasileira só tem visto seus prognósticos cada vez mais enfraquecidos, diante dos bons resultados, cada vez em maior crescimento, por parte das emissoras em questão.

A Globo, como maior responsável por isso, já de alguns anos para cá, tem conseguido manter equilíbrio dos mais positivos em todos os seus horários de exibição.

“Êta Mundo Bom!”, “Haja Coração” e mesmo “Velho Chico” podem ser apontados como exemplos da vez. Destaque-se aí o acerto no trabalho colocado em prática pelo Sílvio de Abreu.

E o mesmo se dá com a Record. Ainda que “Escrava Mãe” tenha cometido a besteira de ser inteiramente gravada antes de ir ao ar, contrariando o que se entende como racional e lógico na produção de novelas, o seu desempenho é dos mais satisfatórios e num horário de forte concorrência. Aqui também se deve reconhecer e destacar o excelente trabalho de direção do Ivan Zettel.

As novelas, como outro duro golpe na torcida contrária, atravessam hoje uma das suas melhores fases na televisão brasileira.

Tony diabólico

Tony Ramos grava as primeiras cenas como Abel Zebul, protagonista da série "Vade Retro" - Ramon Vasconcelos/Rede Globo - Ramon Vasconcelos/Rede Globo
Tony Ramos grava as primeiras cenas como Abel Zebul, protagonista da série "Vade Retro"
Imagem: Ramon Vasconcelos/Rede Globo

Após o bandido Zé Maria em “A Regra do Jogo”, Tony Ramos grava as primeiras cenas como Abel Zebul, protagonista da série “Vade Retro” que a Globo estreia em abril.

Segundo os autores Alexandre Machado e Fernanda Young, o tipo é “um verdadeiro capeta” e só pensa em seduzir as pessoas para conseguir o que quer.

Digna de registro

Não existem informações sobre quem foi responsável por isso, mas a chamada do jornalismo da Record – Rio, colocada no ar, impressiona pela alta qualidade na sua execução.

Trabalho de quem sabe fazer, com um show de plano- sequência.

Maravilhado

Silvio Santos comanda o "Jogo dos Pontinhos" - Lourival Ribeiro/SBT - Lourival Ribeiro/SBT
Silvio Santos volta a gravar seu programa após férias
Imagem: Lourival Ribeiro/SBT

Silvio Santos voltou ao Brasil na semana passada, maravilhado com o que viu nesta sua última viagem. A pessoas próximas, elogiou bastante as ilhas gregas, mas nada foi melhor que o navio em que fez a viagem.

Confessa que se sentiu um rei.

Inversão de valores

No programa da Sabrina Sato na Record sempre existem vagas para diretores de externa. O lado ruim é que a ciumeira existente irá impedir o profissional de fazer um bom trabalho.

E se ele cair na asneira de fazer, será mandado embora. É difícil acreditar, mas isso ainda existe.

Uma coisa só

Não por acaso, os programas do entretenimento da Record têm todos uma coisa só e trocam apenas os apresentadores.

É que os seus idealizadores são as mesmas pessoas de sempre e de muito tempo. Daí a limitação ao assistencialismo barato, à pieguice e a vidinha de um ou outro famoso em todos eles.

A situação só se modifica um pouco nos programas tocados pelo jornalismo.

Bom esclarecer

O programa “Qual é o Desafio?” que a Band passou a apresentar nas suas tardes, depois de “Os Donos da Bola” e antes do Datena, é temporário.

Foi um acerto comercial, mas que só irá vigorar até a Olimpíada.

Combinado assim

Durante a Olimpíada, como se adiantou, Luiz Bacci vai  substituir Reinaldo Gottino no “Balanço Geral” do meio-dia na Record.

No entanto, para não precisar dobrar, Tino Junior fará os programas do começo da manhã.

Sempre é tempo

O “Profissão Repórter” do Caco Barcellos, na Globo, com o maior dos merecimentos, sempre é destacado pela qualidade dos trabalhos apresentados.

É preciso dizer a mesma coisa do “A Liga”, da Band. Como programa jornalístico, deve-se reconhecer, é hoje um dos melhores em cartaz. A edição desta segunda-feira vai mostrar o lucrativo negócio dos profissionais do amor.

Programação

Os bons índices alcançados pela série “A Garota da Moto” no SBT levaram a Record a esticar a duração de “A Terra Prometida” de 5 a 10 minutos em todos os dias da semana passada.

Quem perdeu com isso foi o “Jornal da Record”, que entra na sequência e teve seu tempo de arte reduzido.

Próximas atrações

A Globo vai exibir a partir de setembro “Supermax”, série com Mariana Ximenes e Cléo Pires passada num presídio de segurança máxima e que possui forte pegada de produções internacionais, como “Lost”.

É a mesma abordagem de “Sem Volta”, produção da Record, em fase de finalização, mas que irá estrear em outubro.

Filhas do Pasquim

Bárbara França e Giulia Gayoso vão viver as irmãs Bárbara e Juliana na próxima temporada de "Malhação" - Caiuá Franco/TV Globo - Caiuá Franco/TV Globo
Bárbara França e Giulia Gayoso vão viver as irmãs Bárbara e Juliana na próxima temporada de "Malhação"
Imagem: Caiuá Franco/TV Globo

Bárbara França e Giulia Gayoso vão viver as irmãs Bárbara e Juliana na próxima temporada de “Malhação”, com título “Pro Dia Nascer Feliz” e estreia em 22 de agosto.

Na história, elas e Manuela (Milena Melo) serão filhas de Ricardo (Marcos Pasquim), dono da academia Forma. O registro deste bastidor aconteceu no Ceará, palco das primeiras gravações.

Alterações

O “É de Casa”, exibido aos sábados, é outro programa da Globo que também sofrerá alterações por causa da Olimpíada. No dia 6, não haverá apresentação e no sábado seguinte, entrará uma edição mais curta, com aproximadamente 90 minutos.

Já no dia 20, volta ao seu horário normal.

Bate – Rebate

•       José Armando Vannucci substituiu Ronnie Von, gripado, na apresentação do “Todo Seu” e se saiu muito bem na função.

•       Foi muito maior do que a ESPN esperava a repercussão da entrevista do Cicinho ao programa “Bola da Vez”, levada ao ar na última semana...

•       ... Jornais da Espanha, Itália, França e Argentina publicaram as declarações do jogador sobre os problemas enfrentados com o alcoolismo...

•       ... Poucas vezes na televisão alguém demonstrou tanta coragem em se expor como fez o Cicinho, entre outras coisas, por ser um atleta ainda em atividade.

•        Independentemente do trabalho que vai realizar na Olimpíada, o SporTV já tem correspondentes espalhados em diversos pontos do mundo...

•       ... Esses repórteres, já há algum tempo, estão acompanhando os preparativos de vários países para os Jogos do Rio. Está prometendo.

•       O fato da CBF ter construído seu centro de treinamento debaixo de uma nuvem continua tirando nossos cinegrafistas do sério...

•       ... A neblina de Teresópolis faz o pessoal se desdobrar para conseguir alguma movimentação dos jogadores.

.      Mixer e HBO já conversam sobre novas temporadas para a série "O Negócio", produção estrelada por Rafaela Mandelli, Michelle Batista e Juliana Schalch. 



C'est fini

A partir do próximo dia 12 começa a temporada de “Vestir o Pai” no Teatro Augusta, em São Paulo, com Cláudia Alencar, Adriano Toloza e Flávia Couto no elenco. É uma comédia de humor negro, escrita por Mario Viana, com direção de Tiago Pessoa e André di Paulo.

No palco, Alzira[Cláudia] e os filhos aguardam o marido e pai morrer. Enquanto discutem que roupa ele vai usar no caixão, os podres da família vêm à tona.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery 
 

Flávio Ricco